Vaticano reconhece "Estado da Palestina", e Israel lamenta decisão

Há anos, o Vaticano faz um delicado esforço diplomático entre Israel e os palestinos, por ter implementado comunidades católicas nos dois territórios, em pontos históricos do cristianismo.

Fonte: Guiame, com informações de Veja e G1Atualizado: sexta-feira, 15 de maio de 2015 às 19:55
Em um tratado finalizado nesta quarta-feira (13), o Vaticano reconheceu oficialmente o "Estado da Palestina".
Em um tratado finalizado nesta quarta-feira (13), o Vaticano reconheceu oficialmente o "Estado da Palestina".

 

Em um tratado finalizado nesta quarta-feira (13), o Vaticano reconheceu oficialmente o "Estado da Palestina".  O documento, que ainda não foi assinado, revela uma tentativa do Vaticano de solucionar os conflitos entre israelenses e palestinos, baseada em uma fórmula de dois Estados.

Ainda que o tratado tenha caráter simbólico, já que diz respeito às atividades da Igreja Católica nos territórios palestinos, é significativo para Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, que busca o reconhecimento internacional do Estado Palestino.

O tratado foi finalizado dias antes da visita de Abbas a Roma, para a canonização dos dois primeiros santos palestinos. Nesta visita, o acordo poderá ser efetivamente assinado pelo presidente palestino.

Israel reagiu imediatamente ao anúncio. "Estamos decepcionados pela decisão tomada pela Santa Sé. Acreditamos que tal decisão não é propícia para trazer os palestinos de volta para a mesa de negociações", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon."

Há anos, o Vaticano faz um delicado esforço diplomático entre Israel e os palestinos, por ter implementado comunidades católicas nos dois territórios, em pontos históricos do cristianismo. 

Dentre locais que hoje fazem parte do território palestino, estão a tumba de José, lugar onde o filho de Jacó foi lançado por seus irmãos e Belém, cidade onde Jesus Cristo nasceu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições