Não amar a Deus acima de todas as coisas é raiz de todos os pecados, diz Douglas Gonçalves

Pastor ensina sobre perigo da idolatria com base no texto de Êxodo capítulo 20, verso 3: “Não terás outros deuses diante de mim”.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 24 de agosto de 2020 às 13:48
Douglas Gonçalves, líder do ministério JesusCopy. (Foto: Reprodução /YouTube)
Douglas Gonçalves, líder do ministério JesusCopy. (Foto: Reprodução /YouTube)

Líder do ministério JesusCopy, Douglas Gonçalves fez um vídeo falando sobre o “pior pecado de todos”, onde ele aponta que a idolatria seria a transgressão mais ofensiva a Deus. “Porque ela é a raiz para todos os outros pecados”, justifica.

Antes de citar Êxodo capítulo 20, verso 3, o pastor diz que todos os demais pecados se alimentam da idolatria, pois ela dá origem a todos eles. “Não terás outros deuses diante de mim”, diz o texto usado por Douglas. “Este é o primeiro mandamento dos 10 mandamentos e fala sobre o pecado de idolatria, que é quando você abandona a Deus e começa a adorar outro deus”.

O filho do Pr. Josué Gonçalves também traz uma citação de Jesus sobre o tema. “Em Mateus capítulo de número 22, Jesus é questionado [sobre] qual é o mandamento mais importante de todos e ele diz, no verso 37, ‘ame o Senhor seu Deus de todo seu coração, de toda sua alma e todo seu entendimento, com toda sua força, este é o grande e primeiro mandamento’”, citou.

Com base no ensinamento de Jesus, o pastor explica que “pensando nisso a gente poderia inverter: se esse é o grande e primeiro mandamento, quebrar esse mandamento é o grande e primeiro pecado”.

Douglas fez a ilustração de uma árvore, mostrando que o mandamento para amar a Deus é a raiz dela. Ele explicou que quando o primeiro mandamento é obedecido nascem frutos (nesta árvore), como resultado desse amor.

“O contrário é verdadeiro, imagina uma outra [árvore], quando você desobedece ao primeiro mandamento, você não ama a Deus acima de todas as coisas, o que a Bíblia chama de idolatria, você então tem um resultado dessa quebra”, diz.

Douglas mostra os demais “frutos” decorrentes da quebra do primeiro mandamento. “O que a gente chama de pecado, de mentira, de roubo, de adultério, de blasfêmia é o resultado de desobedecer ao primeiro mandamento”, avalia.

O pastor diz que a questão parece trazer um problema, já que para ter uma vida reta diante de Deus, é preciso amá-lo em primeiro lugar. “Eu não mando no meu coração”, seria a dificuldade, segundo Douglas, pois não se pode amar algo ou alguém automaticamente.

‘Ele te amou primeiro’

Ele diz que não adianta ensinar os mandamentos ou a lei, pois “só tem um jeito que é você ouvir e seu coração crer na melhor notícia de todas: Ele te amou primeiro”.

Douglas diz que mesmo rejeitando a Deus, não o amando acima de todas as coisas, tendo ídolos, “Ele veio, te amou primeiro, te escolheu e trocou de lugar com você”.

“A ira de Deus foi derramada sobre Ele, para não ser derramada sobre você. E você foi adotado como filho. Quando você ouve e o seu coração crê nessa notícia, ele não aguenta e se vira para Deus e passa amá-lo acima de todas as coisas”, diz.

Douglas diz que é por isso que a Bíblia não é um livro sobre um conjunto de regras: “A Bíblia é um livro sobre uma notícia: que se você ouvir e crer, você é salvo, porque o seu coração vira e passa a amar de todo coração aquele que te amou primeiro”.

O líder do JesusCopy explica que é importante orar a Deus para que Ele revele seu amor. Ele finaliza dizendo que, “mais importante do que amar Deus, é compreender o quão amado você é, porque eu só consigo amar ele na intensidade que eu entendo quão amado eu sou”.

“Quanto mais consciente você tiver do amor dele, mais você devolve amor para Ele, que a raiz de tudo, e mais você consegue obedecer aos mandamentos”, conclui.

Assista:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições