‘Encontrei restauração no Evangelho’, diz ex-lésbica após experiência com Jesus

Karen Graaten conta que percebeu que algo estava errado enquanto ela morava com uma namorada e decidiu buscar a Deus.

Fonte: Guiame, com informações do Christian Network EuropeAtualizado: terça-feira, 4 de junho de 2024 às 18:03
Karen Graaten testemunha sua libertação da homossexualidade. (Foto: CNE/Herman Frantzen)
Karen Graaten testemunha sua libertação da homossexualidade. (Foto: CNE/Herman Frantzen)

Karen Graaten, de 68 anos, reside em Lillehammer, aproximadamente 200 quilômetros ao norte de Oslo, a capital da Noruega. Ela mora no antigo centro de retiros de Johannesgården. Por muitos anos, Karen viveu como cristã enquanto mantinha um relacionamento lésbico.

Hoje, com uma vida restaurada após uma genuína conversão a Jesus, Karen vive uma nova realidade.

“Eu estava em um relacionamento lésbico. Éramos ambas cristãs e queríamos Jesus em nossas vidas”, relata.

“Mas aos poucos percebi que havia algo me separando de Deus. A presença de Deus desapareceu gradualmente e tornou-se um momento de luta. No final, tive que estar disposta a ‘perder’ minha identidade de lésbica para viver como uma nova criatura em Cristo”, conta Karen.

Ela diz que após essa decisão, experimentou uma liberdade totalmente nova como pessoa. “Como cristã, a minha identidade não está nos meus sentimentos ou na minha sexualidade, mas na minha nova vida com Jesus”, diz ela.

Homossexualidade

Com a nova direção da Igreja da Noruega sobre a homossexualidade e com a perspectiva que agora vivencia no movimento pentecostal, Karen expressa sua decepção com grande parte da igreja sobre a questão de admitir relacionamentos gays.

Ela soube que tanto o professor Terje Hegertun, do MF Science College, quanto a pregadora pentecostal Marit Landrø, tiveram conversas com cristãos gays que expressaram muito sofrimento e dor. No entanto, até o momento, Karen afirma que no debate não houve nenhum registro de alguém querendo ouvir sobre sua jornada de vida ou sobre pessoas que agora pensam como ela, os ex-homossexuais.

“Eu também poderia me descrever como uma vítima nisso, e muitos dos meus irmãos veem o assunto da mesma forma que eu, mas não tenho intenção de me tornar uma vítima”, enfatiza Karen.

Em vez disso, ela diz que quer ser uma voz que fale sobre um caminho diferente. “Acho extremamente triste que a Igreja tenha se desviado tanto. Mas em vez de ser uma vítima, decidi ser alguém que aponta para a restauração encontrada no Evangelho”.

Encontro com a fé

Quando jovem, Karen acabou indo para uma escola agrícola em Molde, localizada a 500 quilômetros de Oslo. O que ela não sabia era que, em Molde, o renascimento de Jesus e o trabalho com jovens “Ung Visjon” (Visão Jovem, em tradução livre] estavam florescendo. Assim, ela se viu rodeada de cristãos tanto na escola quanto em seu círculo de amigos.

Enquanto estava sozinha em seu quarto, Graaten abriu um Novo Testamento que um amigo lhe deu e começou a ler.

“Quando abri o livro, o Espírito Santo veio sobre mim e me revelou a verdade. Eu vi uma dimensão totalmente nova, uma profundidade que eu não sabia que existia. Em um momento, percebi que Jesus me amava. A Palavra me alcançou e me transformou”, diz ela com um sorriso.

“Meu primeiro encontro com Jesus foi muito radical e poderoso, e mudou completamente o rumo da minha vida. Comecei a viver de uma perspectiva completamente diferente, na qual eu era amada, valiosa e perdoada, e [recebi] uma fonte de nova vida para mim”.

“Experimentei a presença de Jesus e do Espírito Santo sem realmente saber nada sobre isso de antemão. As drogas e o álcool, contra os quais eu tinha lutado antes, foram embora”, diz Karen, que ainda enfrentava lutas e tentações.

Sede de Deus

Após sua estadia em Molde, Karen matriculou-se na escola de auxiliares de enfermagem em Kongsvinger, onde, pela primeira vez, se tornou parte de uma comunidade cristã.

Ela viajou com o grupo para Oslo para uma noite de adoração na Trefoldighetskirken – uma igreja luterana. Em uma dessas noites, Karen sentou-se no último banco da galeria e sentiu o que chamou de uma enorme sede por Deus.

Karen Graaten na capela de Johannesgården. (Foto: CNE/Herman Frantzen)

“De repente, o Espírito Santo veio sobre mim, e fui batizada no Espírito. Foi tão poderoso, e mesmo que ninguém na minha comunidade cristã pudesse me explicar muito sobre isso, esta experiência foi um novo batismo no relacionamento amoroso com Deus. Isso também me deu uma revelação renovada da Palavra. Isso continuou a me impulsionar”.

De Kongsvinger, ela viajou para Oslo, onde iniciou um programa de auxiliar de enfermagem em Diakonhjemmet.

"No começo, tudo correu bem. Eventualmente, comecei a me deixar levar um pouco mais e me encontrei em um ambiente cristão bastante liberal. Mudei-me para uma comunidade com pessoas que pensavam como eu. A fé simples que me foi dada foi posta à prova."

Estilo de vida gay

Até aquele momento, Karen diz que a sexualidade e a orientação sexual não eram questões problemáticas em sua vida. Ela ocasionalmente se perguntava por que não conseguia estabelecer um relacionamento adequado com um garoto, e em alguns momentos, admitiu ter tido algumas experiências secretas de atração pelo mesmo sexo. No entanto, isso nunca passou de pensamentos isolados.

“Um rapaz da minha turma era gay e teve tempo na escola para partilhar isto. Ele era uma das principais figuras do grupo Igreja Aberta. O que ele disse me impressionou”, diz Karen.

Ela o questionou sobre sua sexualidade: "Eu sou gay? É por isso que minha vida tem sido tão difícil? Achei que essa era a resposta para minha incapacidade de me comprometer com um homem e outros problemas que tive. Sempre lutei mais ou menos para me sentir diferente e não me encaixar”.

A partir dali, apesar do seu primeiro encontro radical com Jesus e da sua vontade de ler a Bíblia, Karen diz que acabou entrando em um contexto que a impulsionou a se abrir sobre ser lésbica.

“Inicialmente foi um pensamento muito emocionante e um grande limiar a ultrapassar. Mas logo se transformou em ação", diz ela.

Ativista pela causa gay

Karen se juntou à Open Church Group [um grupo da Igreja Aberta], onde ela recebeu total apoio para seguir o caminho da homossexualidade que agora se abria para ela.

"Percebi claramente que quando comecei a dizer às pessoas que 'eu sou' gay, isso se estabeleceu com mais força em mim. Abracei isso de todo o coração e também consegui uma namorada muito rapidamente. Em muitos aspectos, foi uma experiência boa e poderosa. Foi bom experimentar o amor e a proximidade de outra pessoa. Logo me juntei ao conselho do Open Church Group e lutei pela causa."

Karen e a namorada foram rapidamente aceitas por amigos e familiares de ambos os lados e viveram de forma muito aberta. Elas moraram juntas em Oslo no início, mas acabaram se mudando da cidade.

"Nós éramos cristãs e queríamos Jesus em nossas vidas. Acabei achando que era injusto não termos permissão para nos casar. Senti que isso era certo e bom, e muitas coisas se encaixaram para mim."

Vivendo em pecado

Karen diz que naquele momento percebeu que algo havia mudado. A relação simples de fé, confiança e amor com Jesus que ela teve no início de sua vida cristã foi se perdendo cada vez mais.

“Eu perdi e acabei ficando desesperada para encontrar Jesus novamente. Chorei e orei: ‘O que é que nos separa, Deus?’ Esse foi o começo de um novo começo.”

“A primeira coisa que Deus nos mostrou foi que vivíamos em pecado. Que o sexo fora do casamento entre um homem e uma mulher não está de acordo com a Sua boa vontade. Pecar e nos afastar dele ficou claro para nós duas, então aceitamos isso, paramos de viver juntas sexualmente, mas continuamos a viver juntas como amigas."

Karen e sua amiga ainda se consideravam gays. Mas agora ela estava vivendo de acordo com a Bíblia e experimentou que o acesso à presença de Deus foi aberto novamente. As palavras ganharam nova vida.

Homem caído

Mas depois de mais ou menos um ano, ela descobriu que a própria ideia de que ela era gay também foi desafiada. “Não achei certo que o Deus, que eu havia experimentado como tão positivo e bom para a vida, tivesse me criado em algo que eu realmente não tinha permissão para ser plenamente. Li muito na Bíblia e busquei a Deus sobre Sua vontade para minha vida. Tudo culminou em eu ter uma revelação de que, ao sair por aí dizendo ‘Eu sou gay’, eu estava me confessando como um homem caído, não como uma nova criatura em Cristo”.

"Mas se eu não era gay, quem era eu?", Karen se perguntou. Ela despendeu muito esforço lutando por sua identidade como mulher gay.

"Tive que encontrar essa resposta na Bíblia. Porque a Bíblia diz que morremos com Cristo – e ressuscitamos com Ele para uma nova vida com Ele. Somos novas criaturas. Como cristã, minha identidade não está em meus sentimentos ou em meus sentimentos, ou sexualidade, mas na minha nova vida com Jesus."

Depois disso, ela e a ex-namorada se separaram definitivamente.

Karen teve algumas sessões de aconselhamento com o conhecido pregador, autor e conselheiro Edin Løvås.

"Foi bom e libertador romper a nossa convivência. Tínhamos um vínculo muito forte entre nós, já que vivíamos tão próximas, e isso significou muito. Mas o desejo de servir e viver para Deus foi uma força motriz mais forte na minha vida.”

“Eu não estava tentando principalmente me livrar dos sentimentos gays; Eu só queria viver para Deus.”

“Devemos seguir o nosso próprio caminho e assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e pelas nossas escolhas. Como cristãos, somos desafiados a ser transformados pela renovação das nossas mentes de acordo com a Palavra de Deus”.

Palavra de Deus

"Meu verdadeiro eu era que eu havia me tornado uma nova criatura em Cristo. Nasci de novo. Criada como mulher, e se algum dia eu voltasse a viver um relacionamento íntimo, seria com um homem no casamento."

Karen Graaten não esconde que a mudança leva tempo e é um processo. Para ela, tem sido crucial “dar crédito a Deus pelo que Ele diz na Sua Palavra”, apesar do que as suas emoções lhe dizem.

“Então a Palavra se torna poderosa em nossas vidas”, diz ela, citando a carta de Paulo aos Efésios 4:22-24:

"Não vivam como antes, mas despojem-se do velho homem que está corrompido pelas concupiscências sedutoras. Tornem-se novos em alma e mente! Vistam-se com o novo homem, que é criado à imagem de Deus para uma vida de verdadeira justiça e santidade."

“Não há nenhum poder mesquinho do nosso lado quando queremos seguir Jesus. A Palavra de Deus nos guia na direção certa, mas se as nossas emoções forem a agulha da bússola, podemos facilmente ser desencaminhados”, explica ela.

Karen pede mais compreensão de que estamos lidando com um Deus santo e vivo.

"Ele sabe como o pecado nos destrói. Ele também sabe que herança rica e gloriosa Ele nos liberou quando estamos dispostos a desistir do nosso próprio caminho e nos render a Ele. O fruto do Espírito é amor, alegria e paz. O amor que quer o que é melhor para a outra pessoa, e não o amor que está mais preocupado em satisfazer seus próprios desejos e necessidades. Que tal honrar a Palavra de Deus diante de um Deus santo e todo-poderoso, curvando-se à Sua vontade e concordando com Ele, independentemente dos sentimentos?"

Identidade como mulher

Karen teve sua identidade feminina restaurada e se apaixonou por um homem. “Em Cristo não há condenação. Conhecemos a verdade, e a verdade é o que nos liberta”, afirma Karen.

“O Evangelho acolhe a todos, não importa a bagagem que você traga para a cruz. Jesus encontrou a mulher apanhada em adultério com graça, verdade e amor. “Vá e não peque mais”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições