Ruslan KD é um reconhecido youtuber cristão nos Estados Unidos, que comenta os temas atuais sob a luz da Bíblia.
Recentemente, ele revelou sua trajetória conturbada até chegar à fé em Jesus, em entrevista à CBN News.
Ruslan nasceu no Azerbaijão em uma família armênia, durante o regime comunista. "Eu sou etnicamente armênio. Meu pai é armênio. Minha mãe é adotada por uma família armênia no Azerbaijão”, contou.
Na época, os armênios estavam sofrendo perseguição e risco de morte no país, e sua família precisou fugir para os Estados Unidos.
"Com a União Soviética nos anos 1980, as coisas se tornaram tumultuadas. Meu pai, meu avô, praticamente todos os homens tiveram que sair de lá o mais rápido possível", relatou.
Ruslan tinha apenas 6 anos quando chegou aos EUA como refugiado. Ele ficou hipnotizado ao entrar pela primeira vez em um mercado e ver tantos alimentos disponíveis.
“É assim que a América era diferente em contraste com o que havíamos experimentado sob a Baku soviética, fazendo fila para ter rações de comida", observou Ruslan.
"Lembro que tínhamos uma banheira de água que tinha que compartilhar com minha meu pai, minha mãe e meus avós”.
Até chegar aos EUA, Ruslan nunca havia ouvido sobre Deus no seu país natal comunista. "Em Baku, nunca fomos à igreja. Não me lembro de nada sobre a igreja”, disse.
Afastamento da fé
Ruslan KD foi transformado por Deus. (Foto: Reprodução/YouTube/Echoes Church).
No novo país, ele e sua família passaram a frequentar a Igreja Ortodoxa Armênia. Porém, enquanto crescia, Ruslan se afastou da fé após viver vários traumas.
Aos 7 anos, o menino foi abusado por adolescentes da igreja. "[Eles] acabaram me mostrando pornografia entre pessoas do mesmo sexo e depois reencenaram as coisas que viram nos vídeos em mim", lembrou.
"E isso realmente me irritou. Mas o que me irritou ainda mais foi a maneira como a igreja respondeu — ou não respondeu. Foi meio que varrido para debaixo do tapete. Não houve responsabilização para eles”.
Mais tarde, o menino ainda enfrentou a separação dos pais, o alcoolismo da mãe e o novo casamento do pai – autorizado pela igreja.
"Minha mãe está me dizendo que a igreja está errada por fazer isso e, então, fiquei muito, muito endurecido com a ideia de Deus a ponto de me tornar totalmente ateu. [Eu senti] que Deus não existe. E se existia um Deus, Ele não me amava”, afirmou.
Adolescente delinquente
A dor emocional e o trauma se tornaram em rebeldia durante a adolescência. “Fui preso aos 11 anos por invadir casas, tentar fazer parte de uma gangue. Eu era realmente um pré-adolescente problemático, fumando maconha, vendendo maconha, invadindo casas, uma criança completamente abandonada”, observou.
Até que Ruslan passou a ouvir sobre Jesus pela mãe de um amigo, que era cristã, e outros dois vizinhos.
"Eles começaram a compartilhar o Evangelho comigo e me diziam coisas como: 'Você vai fazer grandes coisas para Deus algum dia'", disse.
A semente plantada começou a germinar até que, dois anos depois, seu gerente do local onde trabalhava presenteou Ruslan com o livro do apologeta Josh McDowell.
Ao ler a obra, o jovem teve suas respostas sobre Deus respondidas e foi impactado poderosamente.
“Acabei entregando totalmente minha vida a Jesus no final do meu primeiro ano do ensino médio", testemunhou Ruslan.
Assim como profetizado em sua adolescência, ele se tornou um conhecido youtuber cristão, que tem pregado a verdade do Evangelho na internet.
"O que estou tentando fazer é encorajar, capacitar e inspirar as pessoas a viver uma vida que exalta a Deus", concluiu Ruslan.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições