Uma idosa analfabeta de 74 anos aprendeu a ler a Bíblia de forma milagrosa sem ter frequentado a escola e passou a transformar a vida de outras pessoas pregando o Evangelho.
Francisca Barros vive em Ipixuna, na região amazônica. Ela nasceu na década de 1950, quando ainda não existia uma instituição de ensino local. Esse e outros fatores como condições de vida precárias dificultaram sua alfabetização.
Por anos, Francisca ajudou os pais a cuidar dos irmãos e depois sustentou os filhos sozinha após a ausência do marido. Na década de 1970, a família se mudou para o Acre, mas a rotina de trabalho pesado continuou.
"Eu trabalhava tanto que não tinha nem tempo para pensar em estudar e aprender a ler. Mas quando descobri a Bíblia, tive sede de aprender", disse Francisca ao Notícias Adventistas.
Depois de aceitar Jesus, Francisca dependia de outras pessoas para estudar a Palavra de Deus. Porém, nem sempre havia alguém disponível.
"Um dia, já cansada de toda essa situação, peguei a minha Bíblia, ergui para o alto e orei: ‘Meu Deus, aqui está a sua Verdade, a sua Palavra. Se for da Tua vontade, me ensina a ler para descobrir a biblioteca que está aqui dentro", testemunhou a idosa.
Ao finalizar a oração, Francisca se sentou e começou a folhear as Escrituras, indo de Gênesis a Apocalipse.
Nesse momento, Francisca destacou: "Ali aprendi o nome de todos os personagens bíblicos. Fiquei tão entregue àquele momento que não comi e não bebi".
‘Onde abro, consigo ler’
Segundo Francisca, ela nunca havia recebido instruções sobre formação de palavras ou participado de nenhum tipo de curso para aprender a ler.
Ainda impactada com o milagre, ela fez outra oração: "O Senhor me permitiu conhecer o nome desses personagens. Agora vou fechar a Bíblia e meus olhos. Se for da Tua vontade, vou abri-la e ler o que está escrito naquele trecho".
No mesmo instante, a Bíblia foi aberta no livro de Jó e a idosa conseguiu ler: "Desde então, onde abro, consigo ler. Entendi que a sabedoria não está apenas nas escolas. A verdadeira sabedoria vem de Deus".
Após essas experiências, Francisca decidiu que precisava ajudar outras pessoas a compreenderem a Bíblia. Assim, ela começou a dar estudos bíblicos em um presídio e ajudou diversos presidiários a conhecerem Jesus.
"Em uma das celas estavam 12 presos. Todos eles foram libertos. Eu deixei minha Bíblia com eles e disse que ela era muito especial, preciosa para mim. E falei que aquele que saísse por último deveria levá-la e, assim como eu fiz, compartilhar tudo o que continha nela com outras pessoas. E o que Deus me enviou para fazer por eles, deveriam fazer por outros", relatou a idosa.
Francisca, que diz não conseguir ler mais nada além da Bíblia, não sabe quantas das pessoas que estudaram com ela foram batizadas. No entanto, ela acredita que aquilo que se dispôs a fazer deu frutos.
Com isso, ela continua orando por outras pessoas que ainda não aceitaram a Cristo. Hoje, a idosa não consegue mais sair de casa devido às suas limitações, porém, enfatiza que quem vai até lá sempre ouve a Palavra de Deus.
Por fim, ela encorajou pessoas que são alfabetizadas, mas que não tem dedicado mais tempo para estudar e se aprofundar na Bíblia, lendo o Salmo 93. E disse:
"O Senhor nas alturas é mais poderoso do que tudo. O conselho que dou é que as pessoas se voltem para Deus e estudem a Bíblia do começo ao fim. É a maior e melhor biblioteca que existe na face da Terra".
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições