Após sofrer um AVC hemorrágico, uma cristã desafiou o prognóstico médico ao recuperar a fala, os movimentos e a saúde, após uma intensa jornada de fé, reabilitação e mudança de hábitos alimentares.
Em 2017, Cozann pesava 118 quilos e enfrentava fibrilação atrial, condição que provoca batimentos cardíacos irregulares e aumenta o risco de coágulos e derrames. Com 45 quilos acima do peso, ela usava a comida como válvula de escape.
“Às vezes, eu usava a comida como uma muleta. Eu era uma comilona emocional e isso me afetou a longo prazo”, disse ela à CBN News.
Tempos depois, seu quadro de saúde se agravou subitamente. Após sentir fortes dores estomacais enquanto dirigia.
“Eu só estava com dor de estômago. Então, eu estava indo para casa, e orando: 'Senhor, me ajude a voltar para casa'. Eu pensei que poderia simplesmente chegar em casa e tudo ficaria bem. Mas, não estava tudo bem”, relembrou ela.
Já em casa, Cozann sofreu um derrame causado por uma hemorragia cerebral. Rapidamente, sua filha ligou para a emergência: "Quando me colocaram na ambulância, não consegui me lembrar de nada por três dias".
‘O Senhor estava comigo’
O derrame atingiu o lado esquerdo do cérebro, comprometendo o lado direito do corpo e a fala. Segundo os médicos, as chances de recuperação eram mínimas.
“Queria falar algo, expressar o que sentia, mas nada saía. Eu tive que ter fé para acreditar que eu ficaria bem”, afirmou ela.
Após uma semana no hospital, Cozann foi transferida para uma clínica de reabilitação. Então, familiares e amigos se uniram para orar por um milagre.
Vivian. (Foto: Reprodução/CBN News)
"Sentamos com ela, oramos e pedimos ao Senhor que a curasse completamente. Ela tem muita fé, e nós também. Então, sabíamos que Ele nos ouviria, e ela sempre acreditou que Ele estava sempre lá para ajudá-la a superar tudo", contou a prima Vivian.
“Me deu alegria no coração saber que existem pessoas por aí que seguem Jesus e que estavam orando por mim. Isso simplesmente acalmou o meu espírito”, acrescentou Cozann.
Enquanto a igreja orava, Cozann foi fortalecida para prosseguir com os tratamentos: “Foi uma experiência muito ruim. Mas eu sei que a cada passo, o Senhor estava comigo. Minha fé foi a que me ajudou a superar isso. E a família, os amigos e as orações, muitas orações foram feitas”.
Dois meses após a reabilitação, ela superou as metas e recebeu alta: "Tudo é possível com Cristo. Sua fé é o que te ajuda a superar os momentos difíceis. Cada dia é um milagre".
Cozann antes do derrame. (Foto: Reprodução/CBN News)
Novo estilo de vida
Após superar o ocorrido, Cozann reconheceu que precisava mudar seus antigos hábitos alimentares.
“Eu nunca culpei Deus por esse derrame. Eu sabia que era culpa minha. Percebi que meu corpo é templo de Deus, e eu não o estava tratando assim. Eu sabia que precisava mudar de vida”, disse ela.
E continuou: “Quando cheguei em casa, mudei a maneira como comia e como encarava a comida. Não podemos simplesmente comer qualquer coisa e esperar que continuemos sem sofrer as consequências do nosso comportamento. Então, comecei a comer de forma saudável”.
Desde então, ela perdeu mais de 45 quilos e é grata a Deus por uma segunda chance de ter uma vida saudável e pela alegria de vivê-la plenamente.
"Minha gratidão simplesmente brilha. É como se meu copo estivesse transbordando, sabe? Ele é assim, estou cheia de vida. Sou uma vencedora por causa Dele, por causa de Jesus Cristo. Eu não estaria aqui se não me apegasse a Cristo. E, sabe, sem Ele eu não sou nada. Mas com Ele, eu posso fazer todas as coisas”, concluiu ela.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições