Não andeis ansiosos...

Não andeis ansiosos...

Atualizado: Quarta-feira, 25 Novembro de 2009 as 12

"Eu digo a vocês: não andem ansiosos pela vida... Não fiquem inquietos e perturbados por causa do dia de amanhã, pois o amanhã trará consigo seus próprios problemas e necessidades; o dia de hoje já é pesado o suficiente para que se antecipe as preocupações do amanhã." Jesus (Mt 6:25,34)

As pressões do dia-a-dia, os diversos compromissos assumidos, a vontade de crescer e ter sucesso, a preocupação com a família, filhos, finanças acabam por roubar os nossos sonhos e minar a nossa existência.

Às vezes é difícil esvaziar a sua mente de todas estas preocupações e dormir aliviado. Eu poderia citar diversas maneiras que você pode reduzir a preocupação sobre situações e eventos em sua vida o suficiente para permitir que você descanse. Mas, sou averso ao pratigmatismo, ou a estas fórmulas que deu certo com alguém, e tendenciosamente tentamos imprimir estes princípios na vida de outros. Em outras palavras, utilizar da "auto-ajuda", utilizando princípios disto, ou daquilo para que você possa aliviar das tensões e temores do dia seguinte.

As preocupações futuristas é um dos mais terríveis sentimentos a assolar o coração humano, acontece quando o meu foco do futuro está centralizado no "eu", assim posso chamar de o "eu-futuro".Este eu-futuro cresce tanto que provoca um desequilíbrio emocional a ponto de anular o presente.

Toda essa situação que leva a minha mente a ocupar-se de preocupações prévias, desencadeia um processo emocional intenso, grande, que é capaz de tirar a nossa paz-presente, de perdermos o foco dos nossos sonhos, anestesia nossos sentimentos de amor, e, consequentemente projetar em nos uma vida árida, tendência à manipulação do próximo. Tornarmos queixosos, impacientes ou agressivos. Isso faz com que as pessoas encontrem mais dificuldade para conviver conosco. Além disso, várias pessoas têm a inclinação de, em momentos de preocupação, trancarem-se em si mesmas. Elas se tornam caladas, frias e distantes. Isso pode arruinar um casamento, dividir uma família ou desestabilizar um ambiente de trabalho.

O projeto de Deus para cada um de nós, é vivermos cada dia com as suas consequências, suas tristezas e alegrais, e nada de ficar preocupado com o futuro.

Deus não nos criou para nos preocuparmos. Ele nos fez para sermos felizes e dependermos totalmente Dele. "Não andeis ansiosos" é uma referência ao nosso dia-a-dia. O ensino aqui é que a nossa vida é totalmente realizada quando estamos debaixo do poder do reino de Deus. Nenhuma preocupação muda nada em nossa vida. Buscar o reino é andar em obediência a Deus. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar é viver uma vida de fé na palavra de Deus. Deus manda que não nos inquietemos por causa do dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados.

A preocupação é uma perda de tempo, de pensamento e de energia nervosa. Precisamos a viver um dia de cada vez. Devemos, naturalmente planejar o futuro, mas não ficarmos ansiosos quanto a ele.

Que o Senhor vos abençoe!

PENSE: "Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore". Martinho Lutero

ORE: Senhor! Não deixes que as preocupações do dia de amanhã, roubem a alegria de viver hoje. Viver com todas as forças, toda dedicação e toda alegria que provém de Ti. Em nome de Jesus. Amém!

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também