Perdoar para ser perdoado

Perdoar para ser perdoado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Infelizmente vivemos um caos, principalmente dentro do âmbito familiar. São famílias que não se entendem. Pessoas vivendo debaixo do mesmo teto, mas se agredindo mutuamente com palavras agressivas e também fisicamente. Filhos desrespeitando os seus pais, pais com total falta de temor a Deus irritando por sua vez os seus filhos e trazendo discórdias no seio da família. Enfim, feridas na alma que são abertas a todo instante e que parece não ter solução para sua cura, para a sua total cicatrização. 

O que está acontecendo afinal? Como acabar com isso?  Como fazer que a paz possa voltar ao lar que está mergulhado em desencontros? Como fazer com que os valores morais e sobretudo espirituais cheguem ao coração de nossos amados?  

A reposta para estas questões está centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Conhecendo Jesus e tendo uma experiência com Ele, tudo pode mudar.  Infelizmente existe uma tendência de grupos religiosos que insistem em atribuir ao diabo tudo o que acontece de ruim em nossa vida e na vida de nossas famílias. Mas o fato é simples de entender. Quando abrimos as nossas mentes, os nossos corações na direção daquele que tem as respostas, isto é quando nos voltamos em sinceridade para Deus. Ele sim, Jesus, tem as respostas para as nossas inquietações pessoais e familiares. 

Tiago nos diz claramente em 1:14,15 - "Ninguém ao ser tentado diga, sou tentado por Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele a ninguém tenta. Mas cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."  De fato somos nós mesmos, com nossas decisões e escolhas erradas, que atraímos as conseqüências imprevisíveis e muitas vezes irreversíveis em nossa vida nesta terra. Existe um fator que trava toda e qualquer possibilidade de comunhão intensa com Deus e com os nossos semelhantes. É a falta de perdão. Não perdoar aquele que nos agride, aquele que tem traído a nossa confiança fará com que os céus se fechem para nós.  

Pedro argüiu Jesus: "Até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?" Talvez seja esta a sua pergunta nesta oportunidade. Na mente de Pedro surge um número, o número sete que estava condicionado a lei dos judeus. Porém ao responder a inquietação de Pedro, Jesus o surpreende dizendo-lhe:"Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."  Isto representa no meu modo de pensar que quatrocentos e noventa vezes devo perdoar o meu irmão por uma mesma ofensa recebida. Em outras palavras. Se o seu filho lhe fez algo que o chateou, aquela ofensa deverá ser perdoada 490 vezes. Se o seu cônjuge o magoou em alguma área, 490 vezes o perdão deve entrar em ação. O perdão é Divino, é de Deus, mas para praticá-lo também devo estar em Deus. 

Hoje é tão comum pensarmos que basta apenas pedirmos perdão a Deus e resolveremos a questão pendente com o nosso irmão(a). Não é assim que o problema será resolvido. Eu tenho que ter aquela consciência que se eu pequei, eu devo procurar a pessoa que está sendo alvo de minha inquietação pessoal e pedir-lhe perdão. Depois eu terei liberdade de ir perante Deus para pedir-lhe perdão também. Tantos relacionamentos rompidos principalmente nas famílias por falta do temor do Senhor. Cria-se na mente várias justificativas que anulam a atitude correta de tomar a decisão para resolver de vez o problema.  

A oração que Jesus nos ensinou, a tão conhecida oração do Pai Nosso, Jesus é bem positivo para conosco quando diz: "Que se não perdoarmos o nosso próximo, não seremos perdoados por Ele" .  Se não tivermos a atitude de resolvermos o problema que está pendente com o nosso próximo, Deus também não poderá nos perdoar. 

Amado (a) você conhece alguém assim? Quem sabe o Espírito Santo neste momento está lhe revelando que existe alguém em sua própria família com quem você tem algum problema não resolvido. Será que você tem dificuldade de perdoá-la?  

Sabe o que você vai fazer? Eu quero lhe dar alguns conselhos práticos e tenho a certeza absoluta que vai ajudá-lo (a) neste dia. 

1. Verifique em oração diante de Deus se existe alguém cujo perdão você tem retido. 

2. Se você identificar pessoas ou situações, peça a Deus que lhe dê coragem e estratégias vindas da parte Dele para resolver a situação. 

3. Dirija-se a esta pessoa ou pessoas na primeira oportunidade e peça-lhe perdão.  Se estiver longe lhe escreva uma carta, e-mail ou use o telefone, mas lembre-se: "Não é um simples pedido de desculpas. É pedir perdão de coração" . Não é hora de fazer discursos. Não é hora de aproveitar da situação para achar erros na(s) pessoa(s) em questão. É hora de resolver os problemas com seu pedido de perdão. 

4. Ore junto com esta pessoa. Agradeça a Deus por estarem tentando se entender novamente diante de Deus. 

Obs. Se a pessoa não lhe der o perdão. Você está liberado diante de Deus, pois tentou fazer a sua parte e você poderá ter agora a sua consciência livre de culpa. 

Alguém disse: "Perdão é a habilidade de começar tantas vezes quanto forem necessárias"

Uma das coisas que Jesus bateu mais de frente, quando estava aqui nesta terra, foi contra os religiosos e hipócritas de sua época. Volta e meia Ele estava frente a frente com as pessoas que gostavam de fazer intrigas e que traziam tantas perturbações, tanta falta de paz no meio das famílias. Que adianta ir a Igreja, cantar no coro ou pertencer a uma banda de louvor, ouvir os sermões do pastor, participar das celebrações e não ter a motivação de ter um coração limpo, um coração transparente perdoando e sendo perdoado. 

Deus está em nossos dias e principalmente na família mostrando-nos que para alcançarmos a paz, a alegria, harmonia de pensamentos e comunhão com Deus e uns com os outros o perdão se faz necessário sempre, todos os dias, todas as horas, todas as pessoas, todas as situações. Somente com o coração livre, sem rancor, sem ódio, é que teremos famílias abençoadas e felizes no Senhor.

Eu não sei a dimensão do seu problema, mas eu sei de uma coisa e eu quero que você esteja atento (a) para isto. "Eu sei que Jesus não só conhece o seu problema, como também Ele conhece você. Sabe por que? Porque Jesus Cristo lhe ama. Por isso o entende e posso lhe garantir que você não está sozinho (a) nesta situação. Jesus é o único que pode ajudá-lo (a) a se ver livre da culpa, do medo, dos transtornos, da revolta, do ódio, do rancor e da amargura que provavelmente está em seu coração".

Jesus é o único que pode lhe dar esperança, pode lhe dar alento, pode trazer-lhe a paz e mostrar-lhe perfeitamente o caminho que você deve seguir. Jesus lhe diz neste instante "Vale a pena liberar perdão", "Vale a pena pedir perdão", "Vale a pena deixar o comando de sua vida em minhas mãos". Na verdade o que quero lhe dizer é quando você caminhar na direção daquela pessoa que de fato lhe prejudicou um dia, não é você que estará ali levantando a bandeira da paz, é Jesus que estará fazendo isto por meio de você. 

Quero orar para que você se sinta encorajado a resolver esta tarefa tão difícil, porém gloriosa. Quem sabe hoje o Espírito Santo lhe trouxe na memória uma situação que exige de você um posicionamento inadiável. Hoje é o dia, o momento é agora. 

Oração do Pr. Arlindo por sua vida 

Senhor meu Deus, me dirijo a ti em pedido de ajuda. Coloco diante do Senhor  este irmão (ã) que tem um problema para resolver. Dá-lhe coragem Senhor, para fazer a tua vontade. Ajuda-o (a) a pedir perdão e também perdoar a todos os seus opositores, a todos os que lhe tem prejudicado nesta vida. Dê-lhe a sua paz. Que a alegria volte a este coração. Que meu irmão, que a minha irmã, que esta família possa ser tremendamente abençoada neste dia. Oramos em nome de Jesus a quem damos Honra, Louvores e Glórias, hoje e sempre, amém e amém.

Arlindo Barreto é pastor, teólogo, presidente do Ministério dos Artistas de Cristo, missionário, doutor Honoris Causis em Ciências da Religião e ator. Na década de oitenta, foi conhecido por interpretar o palhaço Bozo. Atualmente, tem um novo personagem, o Mr. CLOWN - o Embaixador do Reino de Deus.

Contatos: www.arlindobarreto.com.br

               [email protected]

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições