Zoe Lilly testemunha batalha de 7 anos contra depressão: "Venci com oração e terapia"

A pastora e psicanalista contou que seu cérebro não produz serotonina e chegou a tentar suicídio por três vezes.

Fonte: Guiame, com informações de Dunamis HangoutAtualizado: segunda-feira, 30 de setembro de 2024 às 19:31
Zoe Lilly. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement).
Zoe Lilly. (Foto: Reprodução/YouTube/Dunamis Movement).

A pastora e cantora Zoe Lilly revelou como a fé, aliada a tratamentos, a ajudou a vencer uma batalha de 7 anos contra a depressão, durante participação no podcast Dunamis Hangout, na última quinta-feira (26).

Em episódio especial do Setembro Amarelo, Zoe, que também é psicanalista, e a psicóloga Alana Anijar, desmistificaram alguns tabus sobre saúde mental que ainda existem no meio cristão.

Zoe lembrou que sofrer de depressão não é pecado ou falta de fé, como muitos cristãos acreditam. 

“Muita gente pergunta: ‘Eu tive um novo nascimento, porque eu estou triste?’. Quando conhecemos a Cristo e temos um novo nascimento, nosso espírito é santificado, redimido e justificado. Agora, nossa alma precisa passar por um processo de transformação. Está escrito em Romanos 12 que precisamos renovar a nossa mente. O que causa problemas emocionais é a nossa mente, não é só o demônio. A nossa alma precisa ser curada e regenerada”, esclareceu a pastora da Zion Church.

“É uma visão muito rasa quando eu penso que vim para Jesus e todos os problemas acabaram. Jesus mesmo falou ‘No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo’, Ele já sabia que iríamos sofrer”, acrescentou.

Buscar ajuda profissional é importante

Lilly usou o próprio exemplo para mostrar que cristãos também estão suscetíveis a desenvolver doenças mentais. Ela lutou contra a depressão durante sete anos e chegou a tentar suicídio por três vezes.

“Eu chorava muito, não tinha força para sair da cama, para fazer as coisas”, revelou ela. 

E ressaltou: “Eu estava no caminho do Senhor, eu não estava em pecado. Foi uma batalha que eu tive devido à minha alma, não devido ao meu espírito. Foi devido à minha história de vida, foi devido às coisas que eu não resolvi, e Deus me deu a oportunidade de resolver com Ele, a melhor pessoa para me ajudar”.

Zoe destacou a importância de buscar ajuda profissional quando o cristão luta com sua saúde mental, além do apoio espiritual. 

“‘Zoe, você venceu a depressão só com oração?’. Não, foi um conjunto, foi medicação, foi terapia e oração. Nós somos um ser completo, eu não vou me resolver somente fazendo terapia, somente tomando uma medicação ou somente orando, é um conjunto completo”, ensinou a líder.

É necessário uma decisão para superar

A pastora lembrou que na época, em meados dos anos 2000, não havia tanta informação sobre a doença, mas ela tomou a decisão de buscar ajuda em todas as áreas.

“Eu me agarrei no Senhor. Encontrei um psicólogo e um psiquiatra que me ajudaram. Deus nos ajuda, mas precisamos entender que existem coisas que são meu papel, coisas que são papel de quem está me ajudando e coisas que são papeis do Senhor, não podemos confundir esses papeis”, alertou.

E comentou sobre suas tentativas suicidas: “Eu não julgo ninguém que chega a esse ponto porque eu já estive nesse ponto, eu sei o desespero que é chegar a esse ponto. Mas, com o decorrer dos anos, eu percebi que eu não queria enfrentar minha dor, não queria sair da minha dor, a minha dor era tudo pra mim. Para sair desse lugar, eu precisei tomar muitas decisões e enfrentar muitas coisas que eram piores do que a morte”.

Zoe Lilly ainda acrescentou: “Eu sou um testemunho, porque meu cérebro não produz serotonina até hoje. Deus que coloca [serotonina] em mim todo o dia. Então, eu sou um milagre do Senhor, porque sou uma pessoa super bem humorada, estou sempre de boa com a vida”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições