Análise: "De Volta Pra Casa" - Judson Oliveira

Análise: "De Volta Pra Casa" - Judson Oliveira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

De Volta pra Casa é o título do novo álbum de Judson Oliveira. O disco foi gravado ao vivo, no Teatro Municipal de Nova Lima, em junho deste ano e lançado em setembro durante a Expocristã. A mensagem central do trabalho é sobre um novo tempo, de retorno dos pródigos para a casa do Pai. 

Estiveram presentes, além da família, lideranças cristãs da IBC, autoridades de Nova Lima, como o Vice-prefeito, Jaconias Gomes de Souza, a comunidade cristã da cidade, caravanas de norte a sul do país e amigos como, Ricardo Robortella, do ministério Clamor pelas Nações e Sóstenes Mendes. 

Esse novo trabalho de Judson está com uma cara bem jovem. O repertório possui 13 faixas, sendo 8 canções inéditas, 4 regravações e uma versão. A direção geral é de Nelson Tristão e a produção musical de Gustavo Soares, do estúdio e-music. Na banda, as participações de Rômulo Lima, filho de Judson, no Cajon, e do próprio Gustavo, nos teclados. 

As participações especiais ficaram por conta de Christie Tristão, Nívea Soares e pastores Antônio Cirilo, Paulo Cruz e Thomas Padley (sogro de Judson), que ministraram a Palavra. 

O cenário utilizado, marcado pela simplicidade, atendeu perfeitamente o conceito de gravação orgânica idealizado pelos organizadores do evento. A técnica foi estática do elástico com fundo preto. 

Bruno Campos, artista cênico do evento, diz que este recurso é muito utilizado quando se deseja quebrar um pouco o movimento do palco reduzindo o número de informação aos olhos dos presentes. “O iluminador quebra a forma estática com o movimento de luz conferindo mais ênfase ao conteúdo principal, neste caso, à mensagem musical proposta”. O resultado de tudo foi um cenário aconchegante e de extremo bom gosto. 

As fotos são de Marcus Castro e o projeto gráfico é assinado pela Imaginar Design. A distribuição ficou sob responsabilidade da Onimusic. 

A gravação tem início com as versões repaginadas de Ele vem e Eu me alegrarei. Gustavo Soares caprichou na pegada dos arranjos que são dinâmicos, ritmados e recheados de guitarras. Destaque para a interatividade do publicou que cantou e dançou com o cantor desde as primeiras notas. 

Na seqüência temos um louvor Espontâneo onde Judson traz uma mensagem confrontante e reflexiva que possui uma contextualização sobre a nossa realidade e a narrativa bíblica de Davi e Golias. 

Leia também: 

Análise: CD Daniela Araújo

Análise de DVD: Por amor a Ti, Luciano Claw

Um dos pontos altos da gravação é o swing de Sacode este lugar. Destaque para o groove do baixista e para as coberturas de teclado com rhodes e órgão. O louvor é uma canção espontânea que surgiu na sexta-feira (primeiro dia de gravação) com um refrão que convida o Senhor: “Vem, sacode este lugar”. Além da mensagem que é atrair Deus pra fazer uma reviravolta em nosso meio e acabar com a apatia entre os cristãos. 

A seguir ele trás uma rápida Palavra sobre restauração para todo o público presente. Vale a pena ouvir e refletir. 

Seguindo o repertório de canções antigas com uma nova roupagem, ouvimos a balada que fez parte de seu disco anterior – Graça. Terra seca é uma oração cantada, que trata sobre a necessidade da presença de Deus em nossa vida, refrigério que devemos buscas todos os dias. “Senhor minha oração se tornou sequidão, se tornou um deserto. Até minha adoração já não passa de canções e palavras repetidas.” Entenderam? 

Nívea interpreta Santo, versão da canção “Holy”, de Matt Gilman. Momentos de pura intimidade e adoração. Destaque para a condução harmônica do teclado, para as coberturas do naipe de cordas e para a dinâmica do instrumental. 

Outra canção que impactou a todos foi Há dor nos céus que profetiza que em breve virá uma nova onda de avivamento. Judson versa que todo avivamento é precedido de uma virada de mesa tal como Jesus fez no templo quando expulsou os cambistas. Destaque para o arranjo que é denso e para as intervenções melódicas com timbre de flauta. 

Mantendo a gravação neste clima de adoração e intimidade, temos Coração do Pai e Incendeia que são conduzidas pelo violão. A primeira é coberta pelas cordas e a segunda conta com o peso da banda no turn around final. 

A emoção tomou conta de todos, levando muitos às lágrimas quando Judson cantou a música tema, De volta para casa, que foi também foi ministrada pelo grupo “Profetas da Dança”. Como o próprio nome já diz, a canção é alusiva a parábola encontrada em Lucas 15. Mais uma vez destaque para as intervenções melódicas com timbre de flauta. Eu, particularmente, gosto muito desse efeito. 

Chris, acompanhada pela platéia, cantou a envolvente “Esconda-me”, uma belíssima canção de Judson que foi gravada originalmente em “Completamente Apaixonado”, primeiro disco dele. 

A gravação termina com Ele é o Senhor que disserta sobre as palavras de Paulo registradas em Filipenses 2, fazendo alusão a eternidade, nossa bendita esperança. “Glória ao Cordeiro!”. Destaque para o solo de guitarra no meio da canção. 

O CD “De Volta Pra Casa” já está à venda nas lojas de todo o Brasil. O DVD chega em breve às lojas de todo o Brasil. Agora é só esperar para apreciar e ver o que Deus vai fazer através desse trabalho que tem o objetivo de impactar e resgatar os que estão afastados do Pai, fora e dentro da Igreja do Senhor. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições