Análise do CD 'Na Casa dos Profetas'

Análise do CD 'Na Casa dos Profetas'

Atualizado: Segunda-feira, 8 Abril de 2013 as 10:18

 

trazendo a arcaO ministério Trazendo a Arca lança, em 2012 o seu nono álbum inédito de título Na Casa dos Profetas, agora já tendo uma história de sucesso que completou dez anos. 
 
Este disco foi produzido pela própria banda, formada por Luiz Arcanjo (voz, composições e violão), André Mattos (bateria), Deco Rodrigues (baixo e composições) e Isaac Ramos (guitarra e violão). O futuro de Ronald Fonseca no grupo é incerto, muitas são as afirmações de que ele se desligou do grupo, embora a banda não tenha feito um anúncio oficial afirmando isso. A maioria das composições são de Luiz Arcanjo em parceria com Ronald, além dos arranjos, todos de sua autoria. O tecladista, sem dúvida é um desfalque de peso nesta obra. 
 
Desse desfalque, gerou uma série de parcerias para a gravação deste trabalho, algumas antigas, outras que são novidades. O músico Jamba ficou a cargo dos teclados, masterização, mixagem e captações de voz e baixo. Bene Maldonado, guitarrista do Fruto Sagrado esteve responsável pelas captações de guitarra do trabalho. O disco ainda conta com uma orquestra de cordas e um back vocal e um coral formado por cerca de dez cantores. Não há nenhum naipe de metais, e uma captação ao vivo foi feita, porém não incluída neste CD por motivos desconhecidos. O projeto gráfico foi produzido por David Cerqueira, da Agência Excellence. 
 
Celebrai inicia com um forte riff de guitarra, e em seguida a presença maçiça do baixo, mas sem a presença de teclados. Daí nota a ruptura da sonoridade em comparação ao trabalho anterior, Entre a Fé e a Razão. A letra é bem simples e congregacional. 
 
A faixa título, Na Casa dos Profetas segue a vibe pop rock que o grupo estava trazendo com maior força desde o álbum Salmos e Cânticos Espirituais. A parte pós-refrão é interessante, principalmente com sua letra marcante, que diz: “profetiza, profetiza, profetiza, até Saul na casa dos profetas”. 
 
Kabod possui um excelente execução da bateria por André Mattos, um dos bateristas mais conceituados do gospel nacional. Destaque para o instrumental e a interpretação dos back vocais. A letra, que versa sobre a Kabod (a glória de Deus) sendo derramada sobre nós é uma das melhores do repertório. 
 
Indo ao momento mais lento do repertório, temos a balada Isaías 45, que lembra canções mais antigas da banda, tanto no quesito letrista e instrumental. Versando sobre prosperidades, e escrita em primeira pessoa, poderia ter sido melhor produzida, embora ainda esteja regularmente boa. 
 
Tu És Fiel tem uma introdução conduzida pela guitarra, algo não muito comum nas canções do grupo, sendo que os arranjos, muitas vezes são comparados ao ministério Diante do Trono, por exemplo. O refrão forte e um tanto quanto clichê marca a faixa, que apesar disto é uma das melhores. 
 
O ponto alto do CD é, na canção Fala Comigo, que possui um dos melhores arranjos e letras do repertório. Aqui a combinação adoração + rock progressivo deu certo, com um bom solo de guitarra, arranjos de baixo marcantes no refrão e uma boa pegada da bateria. 
 
Graça é o single do disco, e era uma das candidatas a título do álbum, até que então o próprio Trazendo a Arca optou por usar “Na Casa dos Profetas”. Bem leve, com um belo arranjo de cordas orquestrado por Quiel Nascimento, e um refrão alto e marcante. Emenda com uma das poucas ministrações do repertório.
 
A oitava música, Quero ser como Tu tem a letra mais confrontante e bela do repertório. Estarmos no centro da vontade de Deus, mas privarmos do nosso orgulho, da vontade de sermos exaltados. A combinação do teclado e das cordas na introdução ficou agradável de ouvir. 
 
Com a participação do pastor Marcos Brunet, bastante conhecido em vários países da América Latina através de seu ministério, o Trazendo a Arca grava sua terceira versão de toda a carreira, com Minha Inspiração, que possui uma excelente letra, mas uma produção musical não tão boa. 
 
Canção pra Tua Glória segue o clima de exaltação das faixas anteriores, e se destaca pelo som percussivo, e ao mesmo tempo leve da bateria. Os arranjos de cordas são marcantes no instrumental. 
 
Um vocal marcante se encontra em A Bênção de José, além dos arranjos de base muito bem executados, contrastando com a interpretação leve de Luiz Arcanjo. 
 
Em Magnífico Deus, destaque para os riffs da guitarra e a força do baixo. Arcanjo contrasta sua interpretação com os backs. É unida à Nós Queremos Trazer a Tua Arca, que é um espontâneo. 
 
Finalmente, Na Casa dos Profetas é um bom CD. Letras e arranjos excelentes e marcantes, arranjos esses que diferem bastante do anterior Entre a Fé e a Razão trazendo, por exemplo, mais baixo e menos teclado. Porém, percebe que há algo de errado no CD. 
 
A produção musical está muito abaixo do que se espera do Trazendo a Arca, a sonoridade, em vários momentos está vazia, e percebe-se que Luiz Arcanjo desafina em alguns pontos. É necessário que, no próximo disco o Trazendo a Arca traga de volta a excelência na produção musical, seja com Ronald Fonseca ou não. 
 
 
por Tiago Abreu

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