5 assuntos que você deve saber antes de gravar um CD

5 assuntos que você deve saber antes de gravar um CD

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 2:47

Começamos hoje uma série que irá tratar sobre os passos relativos da produção musical de um CD.

Antes queremos lembrar a todos que todo conjunto de regras possui suas exceções e, na música, não existe um padrão absoluto. Porém existem dicas que são fundamentais para qualquer gravação e em qualquer estilo, e é sobre isso que iremos falar nesta série.

Antes de abordarmos os tópicos importantes de uma produção musical, que são, Repertório, Pré Produção, Gravação, Edição, Pós Produção, Mixagem e Masterização, falarei sobre um assunto que considero primordial - “Identidade Musical.” Cada CD deve possui uma proposta musical e cada artista deve seguir sua própria direção.

Seguir a direção daqueles que fazem sucesso é uma grande burrada, pois não existe padrão para o sucesso. O que existe são dicas que você deve saber para te ajudar a acertar na falta de experiência, e, além disso, o sucesso é relativo e cada um tem uma visão diferente dele.

O melhor é que você tenha sua “identidade musical” e ganhe respeito e credibilidade por ela, pois dessa forma, sempre que você aparecer terá crédito e estará sempre na ativa.

Ah! Por que da palavra “identidade”?

Porque você deve manter seu caráter e não perder nunca o foco daquilo que você acredita. Quando você imita alguém você perde sua identidade. Olhe para o espelho. Deus faz bilhões e bilhões de pessoas e nenhuma delas idênticas entre si. Nem mesmo os gêmeos. Então por que querer ser igual ao outro?

Você pode até gostar e querer se parecer com alguém e isso não é errado, mas você deve ter algo pessoal, algo que deve te diferenciar. Afinal você pode ser casado com a pessoa que mais ama no mundo, e não e igual a ela, é?

A identidade também é assim. Alguns já nascem com uma personalidade tão forte que às vezes você não consegue mudá-la, nem quando se é criança. Outros desenvolvem sua identidade com o passar do tempo, até amadurecer. E outros jamais amadurecem...

Se você quer gravar e ainda não sabe exatamente o que quer, você precisa de ajuda.

Antes de começar é necessário saber aquilo o que você faz de melhor, pois às vezes, aquilo que você gosta não é aquilo que você sabe fazer de melhor.

Já gravei rock com vocalista com voz de sertanejo e back com gente que não tinha a menor habilidade vocal.

Hoje não faço mais isso. As pessoas que fazem isso não vão há lugar nenhum porque não possuem sua identidade musical bem definida. É uma identidade falsificada.

Há uma grande diferença daquilo que você gosta e aquilo que você é. Se você ainda não consegue enxergar isto, um produtor musical pode te ajudar.

Agora tem uma coisa. Você também precisa estar preparado para ouvir que você ainda não está preparado!

Se você já tem sua identidade musical muito bem definida e colhe indícios disso, lembre-se dela em cada passo daquilo que você for realizar, seja na gravação do CD, seja na apresentação ao vivo, seja em uma seção de fotos, e etc...

O CD é o registro da sua identidade musical, não permita que te registrem com o nome errado!

Abraço

veja também