"Amazing Grace"

"Amazing Grace"

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 4:12

Já ouviram falar de AMAZING GRACE, um "spiritual music" que se tornou tão popular e famosa a ponto de ser interpretada por Elvis Presley, Avalon, Il Divo, Heritage Singers, Lee Ann Rimes, Crystal Lewis, Selah e outros cantores famosos de rock, gospel e demais gêneros musicais em todo o mundo? Muitas orquestras também a gravaram.

O autor desta letra maravilhosa, John Newton (1725-1807), tem uma história bem curiosa. Antes de se tornar um respeitável e venerável clérigo, autor de muitos hinos espetaculares, ele foi um marinheiro dissoluto que, inclusive, participou do tráfico negreiro para os EUA e América do Sul. Consta, inclusive, que ele, juntamente com os outros marinheiros, costumava fazer uso sexual das negras jovens embarcadas como escravas.

Sua mãe, que freqüentava a Igreja Anglicana e morreu quando ele tinha 6 anos de idade, sonhava em ver o filho um pastor evangélico. O pai, que era católico, mas também flertava com a fé evangélica, fora marítimo mercante e iniciou o filho no gosto por trabalhos em navios, inclusive treinando-o nas artes da navegação.

A sua conversão começou após uma tempestade em que seu navio quase naufragou e onde viu um amigo marinheiro ser arrastado por uma onda que atingiu um compartimento do barco onde ele próprio estivera poucos segundos antes. No meio da tormenta ele teria feito um gesto de submissão e de entrega do seu destino nas mãos de Deus. De certa forma isso lembra um pouco a conversão do apóstolo Paulo, que precisou ficar cego para certificar-se dos poderes celestiais.

Mas ainda demorou um bom tempo para ele se entregar por completo à sua nova missão. Por desacatar comandantes de navios acabou prisioneiro e escravo em Serra Leoa, onde permaneceu como desaparecido por longo tempo. Tendo conseguido enviar uma carta para a Inglaterra, seu pai providenciou que um navio mercante - que percorreria toda a costa africana - o procurasse por lá, o que resultou em sua libertação.

[A história completa está na Wikipédia, em inglês].

Aprecie o show do cantor gospel Wintley Phipps:

Neir Moreira   é teólogo, pós-graduado em docência do Ensino Religioso pela Faculdade Batista, psicólogo formado pela UFPR e pós-graduando em Educação. www.neirmoreira.com

veja também