Análise: DVD "4015 Dias de Louvor - Elettro-Acústico", do Art'Trio

Análise: DVD "4015 Dias de Louvor - Elettro-Acústico", do Art'Trio

Atualizado: Segunda-feira, 2 Maio de 2011 as 4:03

Enquanto isso na Bahia...

... acaba de chegar o primeiro DVD do trio baiano que inspirou a tantos nesses quase 13 anos de existência: o Art'Trio! Em 1998 surgia o trio formado por Marcos Lima (Bau), Jesdrieny Meira (Dieny) e Darlene Lima (Lene) na gravadora de Luiz Claudio, a LC Produções. O primeiro álbum "Amor e Graça" se espalhou pelo país, conquistando o público evangélico em geral, com vozes fortes e harmonia impecável. Deste CD, surgiu os hits Surge uma Luz, Adorai, Eu me Entrego a Ti e Jesus me Guia. Em 2001, pela gravadora Novo Tempo, surgiu o segundo álbum "Contrastes" sendo também recebido com carinho pelo público. Tua Palavra e Não Vou Viver Sem Jesus marcaram e levaram muitos aos pés do Salvador. Neste segundo álbum, o trio se renova vocalmente e aposta mais no estilo black soul, contando com a potência vocal de Darlene Lima, que um tempo depois também lança um CD solo com título Ele te Escolheu. Desde então, o Art'Trio vem sendo um simbolo de harmonia, boa música e inovação. Porém, desde 2001 nenhum outro álbum foi lançado e esse jejum levou muita gente a pensar que o trio havia acabado, principalmente no sudeste, mas ainda assim suas músicas continuavam nas rádios de todo país. Eles continuaram cantando, mas sem planos de gravar outro trabalho. Até que então em 2009 surgiu o primeiro DVD em comemoração aos 4015 dias de louvor do Art'Trio, gravado em Feira de Santana BA, relembrando os grandes sucessos dos dois álbuns e mais 10 músicas inéditas. Uma alegria pra muita gente que esperava ansiosa por um trabalho novo. Mas apesar de ter sido gravado em 2009 e ter sido anunciado para agosto de 2010, só saiu para venda agora em 2011 devido a alguns contratempos.

Sob direção do Art'Trio e Levi Miranda, produtor que acompanha o trio há muito tempo, o DVD Art'Trio 4015 Dias de Louvor veio com força e quebrou muitos tabus com relação à música adventista. Já era esperado algo forte e vibrante, pois quem os conhece, sabe. Superou as espectativas, até porque foi um trabalho independente, com selo Art'Trio Produções. Conta com a participação de Luiz Claudio, Rafaela Pinho e Irmão Lázaro, cantor gospel. O DVD começa com Saudai o Nome de Jesus, do CD Contrastes, numa pegada bem baiana e alegre. Os arranjos não fugiram muito do original, o que foi bom. A instrumentização do DVD é sensacional, com metais, cordas, percussão bem tocados e dirigidos. Backing Vocal composto por grandes vozes, como a de Danilo, Bruno Menezes e Karina Carfi, e a participação do Coral Jovem do IAENE nas últimas músicas do DVD. Relembrando sucessos como: Eu me Entrego a Ti, Tua Palavra, Surge uma Luz e Não Vou Viver Sem Jesus e músicas inéditas. Darlene sola em Bebe da Água, de seu álbum, e em Acreditei, uma das inéditas. Novidade para ninguém que ela arrebenta no vocal. Mas Dieny também não fica atrás e mostra toda sua suavidade e potência no contralto/Mezzo solando em Ele Cumprirá, Salvou-me e Por Amor. A música Adorai vai assustar um pouco os mais tradicionalistas, pois no meio da música, Bau começa um "rap" deixando o público (e você que assiste) com cara de "oh céus!". Um dos pontos fortes, por incrível que pareça, são as músicas Jesus me Guia e Vivo a Clara Luz, a capella. A harmonia é sensacional e transmite uma sensação muito boa. A participação de Luiz Claudio na música Chance é boa também (ele e seu look de garotão de sempre rs...). Rafaela Pinho forma um trio com Dieny e Darlene na música Entrego a Ti, sucesso da cantora. Irmão Lázaro canta com o trio seu sucesso Eu te Amo Tanto. Há também a regravação da música Quem é Esse Homem? cantada por eles no DVD O Desejado de Todas as Nações, da gravadora Novo Tempo. Nasci pra Ser Adorador é uma música sensacional também. Uma mensagem forte. Disponível também em CD, o trabalho está a venda pela Sonic Music, distribuidora de Feira de Santana.

O DVD representa muito bem o que é o Art'Trio. Isso por incrível que pareça é difícil acontecer, pois muitos cantores ao gravar seus DVD's ao vivo, têm receio de colocar sua identidade escrita pelos anos na discografia. Quem admira o ministério desse trio vai ficar bem feliz e satisfeito com esse trabalho inédito e inovador. É notável a alegria, o desprendimento de dogmas musicais, e a sensação de estar realizando um sonho. Art'Trio "volta de onde nunca saiu", vem mostrando que músicas precisam de mensagens fortes e atrativas e que nada substitui relacionamento e intimidade com Deus. Lançamento incrível. Que Deus abençõe esse ministério e que muitos se inspirem no exemplo. Fique DeOlhO!

Por Marcelo Santos

Marcelo Silva , 20 anos, é universitário, blogueiro, apaixonado por música em todas suas formas. Membro da Igreja Adventista do 7º Dia, sempre foi ligado à música, participando de grupos musicais e solos. Lider jovem, atualmente se prepara para o ministério solo. Dono do blog www.deolhoadventista.blogspot.com , que conquistou pessoas ligadas à musica gospel/adventista por suas críticas e reflexões entre música e cristianismo.

veja também