Banda Mattina conta detalhes sobre seu primeiro EP

Banda Mattina conta detalhes sobre seu primeiro EP

Atualizado: Sexta-feira, 4 Novembro de 2011 as 3:06

A banda Mattina acaba de lançar o seu primeiro EP, intitulado “Quando a noite se for”. Com uma sonoridade peculiar e uma linguagem contextualizada, o grupo mineiro aposta no pop-rock para divulgar a sua mensagem.

As cinco faixas tratam das nuances do relacionamento com Deus, mostrando a fragilidade e a oscilação humana contrapondo com a abundante graça e a misericórdia divina e o EP já está disponível no facebook da banda para download gratuito. Basta acessar http://www.facebook.com/mattinaoficial , clicar em “curtir”, ouvir e baixar à vontade.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva:

Supergospel – Como surgiu a Banda Mattina? A banda já existia há bastante tempo, porém com outro nome. Com a mudança de formação há dois anos, chegamos a conclusão que precisávamos de uma nova identidade.

Supergospel – Como nasceu o nome da banda? Mattina significa “manh㔠em italiano. O nome é baseado no salmo 30:5b “Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.

Supergospel - O que mais marcou vocês durante a gravação do seu primeiro EP? Estávamos muito ansiosos com o processo de gravação desse EP, pelo fato de ser o primeiro e pela nossa pouca experiência de estúdio. Deus nos abençoou muito, desde a escolha do local das gravações, no Studio RDO, em Barra de São Francisco, até a fase final da produção do álbum. Ver as músicas tomando a forma que havíamos planejado e ouvir a master pela primeira vez realmente foi muito marcante.

Supergospel - Em que consiste o repertório de Quando a noite se for? Qual a vertente? Quais os estilos? O repertório do EP foi feito com músicas compostas e arranjadas exclusivamente pelos integrantes da banda. O estilo é o bom e velho Pop-Rock. Não buscamos uma vertente específica, tocamos aquilo que a gente gosta de ouvir, sem nos preocupar muito com o rumo musical que estamos tomando.

Supergospel - Como foi o processo de escolha das canções? Foi muito tranquilo. Tínhamos que escolher 5 músicas entre umas 10 mais ou menos. Fizemos uma votação e as 5 mais votadas entraram no EP. Um fato engraçado aconteceu quando faltavam 2 músicas para fechar o EP. O resultado da votação foi tão contraditório que tivemos que fazer um segundo turno.

Supergospel - Vocês pretendem investir na produção de vídeo clipes? Como vocês enxergam essa ferramenta dentro do seu ministério? Sem dúvida. Um bom videoclipe é fundamental para a divulgação do nosso trabalho. Já temos inclusive alguns roteiros de prontos. No momento estamos orando e buscando boas parcerias para colocar em prática essas idéias.

Supergospel - Hoje em dia, a ferramenta mais acessível economicamente, sem dúvida alguma, é a internet e o primeiro passo é contratar um profissional de web para cuidar de todo o seu projeto digital. Como vocês estão tratando a Identidade Visual do grupo? Temos a felicidade de ter o Matheus (baterista) no grupo. Ele é publicitário e foi o responsável pelo projeto gráfico do EP, além de contribuir muito nas ações de marketing da banda. Mas reconhecemos a necessidade de ajuda profissional em diversas áreas, inclusive na web, para melhorarmos a nossa identidade visual e alçarmos vôos mais altos.

Supergospel – Qual a formação da banda? Teclado (André Rigamonti), Contrabaixo (Bruno Magalhães), Voz (Douglas Rigamonti), Bateria (Matheus Soares), Guitarra (William Ferreira).

Supergospel – Musicalmente falando, o que influenciou vocês e o que vocês têm ouvido hoje em dia? Fica difícil dizer o que nos influenciou, porque os integrantes tem experiências musicais bastante diferentes entre si. O William, por exemplo, curte um som mais pesado, meio hard rock e metal. Já o André vai mais na linha pop, muito influenciado por Michael W Smith, Amy Grant entre outros. O Matheus e o Bruno por sua vez se interessam também por um som mais alternativo... Todas essas influências estão impregnadas no nosso som. Musicalmente falando, o que temos de comum é que todos os integrantes participam do ministério de louvor das suas igrejas.

Supergospel – Em relação a música gospel que existe no mercado hoje, vocês curtem algum ministério? Curtimos Palavrantiga, Crombie, Discopraise, Thalles, Third Day, Jars of Clay, Jeremy Camp, Sonicflood, Mutemath, Petra, entre outros.

Supergospel – Qual a opinião de vocês em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas? O advento da pirataria física e digital mudou drasticamente o mercado fonográfico, reduzindo o faturamento de gravadoras e artistas. Por outro lado, seria hipocrisia deixar de observar que muita gente foi beneficiada com a pirataria, especialmente os artistas emergentes. O fato é que o mercado já demonstra que assimilou o golpe, à medida que novas estratégias de divulgação e arrecadação surgem diariamente.

Quando se trata desse assunto, é importante diferenciar download ilegal de download gratuito. O segundo é feito com a permissão do artista e/ou da gravadora. Nós da MATTINA por exemplo, liberamos as músicas do novo EP para download no facebook da banda. Não há pirataria nesse caso.

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que vocês acham dessas novas opções de mídia? Divulgação via web é fundamental para quem almeja ampliar a abrangência do seu trabalho. Em se tratando de um projeto independente como o nosso, todos os meios eletrônicos devem ser exploradas ao máximo e da melhor maneira possível para que os objetivos sejam alcançados. É o que estamos tentando fazer no momento.

Supergospel – Qual os objetivos de vocês para este final de 2011 e início de 2012? Estamos nos preparando para os eventos de lançamento e divulgação do EP. O primeiro será em Vitória (ES) na Igreja Batista em Mata da Praia no dia 12 de novembro. Teremos um evento semelhante em dezembro na nossa cidade (Mantena/MG). Para 2012 vamos focar nas estratégias de divulgação das músicas via web, especialmente nas regiões onde o EP não será distribuído. Se tudo der certo lançaremos 1 single e 1 clipe ao longo do ano e retornaremos para o estúdio para gravarmos um novo EP. Já estamos orando por tudo isso.

Supergospel – Poderia deixar um recado para nossos leitores? Sirva a Deus de todo o seu coração, obedeça-o custe o que custar e acredite: A alegria vem pela manhã!!! Sl 30: 5; 11 e 12.

Contatos:

E-mail:[email protected]

Twitter: http://twitter.com/Mattina_oficial

Facebook: http://www.facebook.com/mattinaoficial

Sound Cloud:www.soundcloud.com/mattina

veja também