Banda O Reino fala sobre seu primeiro trabalho: Saindo da Inércia

Banda O Reino fala sobre seu primeiro trabalho: Saindo da Inércia

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 1:18

Formada por Rafael Mendonça (vocal e guitarra), Bruno Isidoro (baixo), Kadú Fernandes (bateria, percussão e vocais), Tiago Farias (guitarra e vocais) e Angelo Alves (teclados), a Banda O REIno chega ao cenário gospel com a proposta de fazer um pop-rock cristão com canções baseadas em fatos do cotidiano da sociedade e perspectivas alternativas.

Com fortes influências do som de Palavrantiga, Oficina G3 e Third Day, a banda surgiu em 2007, no bairro de Quintino, no subúrbio carioca.

Em 2010 a banda lançou seu primeiro CD de forma independente, Saindo da inércia, produzido pelos próprios músicos em parceria com Leonardo Aieta.

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva.

Como surgiu a Banda OREIno? A banda surgiu de uma roda de amigos. Nós combinávamos encontros para conversar e sempre tinha um violão no meio. Uma coisa levou a outra e hoje estamos aí. É essa, inclusive, a razão de sermos de igrejas diferentes.

Como nasceu o nome da banda? O nome foi inspirado no filme Cruzada, que passou nos cinemas em 2005 e tinha o Orlando Bloom no elenco. Descobrimos que o título original é Kingdom of Heaven (Reino dos Céus) e gostamos porque é esse reino que queremos anunciar para as pessoas.

O que mais marcou vocês durante a gravação do seu primeiro CD? O que mais marcou o Saindo da inércia (ou SDI como costumamos chamar) foi justamente o fato de estarmos saindo da inércia. Quando se está parado, a força que se tem que fazer para entrar em movimento é muito grande. Somos uma banda independente, então todos nós temos empregos fora da música e esta dificuldade de tempo e dinheiro foi o que mais nos marcou.

Em que consiste o repertório de Saindo da inércia? Qual a vertente? Quais os estilos? O SDI foi bem natural. Nós escrevemos o que vivemos e o que queremos nas nossas vidas. Todas as letras são nossas e representam esse movimento de sair da inércia que é uma necessidade muito grande da nossa sociedade em relação a DEUS. Estamos engessados na religião, precisamos enxergar Deus além disso. Toda essa ideologia vem bem a calhar com o ROCK, pela atitude, pela inquietude e etc. Apesar de sofrer muito preconceito no meio gospel, está mais do que comprovado que nosso estilo de música, como todos os outros, pode levar a mensagem do Evangelho.

Como foi o processo de escolha das canções? Foi uma escolha bastante rigorosa entre diversas músicas que Deus nos deu. Não abrimos mão de nenhuma, apenas entendemos que ainda não foi o tempo de algumas entrarem no repertório desta vez.

Vocês pretendem investir na produção de vídeo clipes? Como vocês enxergam essa ferramenta dentro do seu ministério? Hoje em dia, com a difusão da internet, é muito importante a produção de vídeo clipes, principalmente para bandas independentes como nós. O REIno tem investido nisso e acredito que vocês podem esperar novidades em 2012.

Hoje em dia, a ferramenta mais acessível economicamente, sem dúvida alguma, é a internet e o primeiro passo é contratar um profissional de web para cuidar de todo o seu projeto digital. Como vocês estão tratando a Identidade Visual do grupo? Nós, basicamente, temos dois profissionais que nos auxiliam nesse quesito. Um deles é o designer Raphael Bellem que cuida da identidade visual da banda nos CDs, sites, flyers e etc. O outro é o nosso assessor de imprensa, Rafael Ramos, que nos auxilia com a administração das redes sociais, contatos, agendas e etc.

Qual a formação musical da banda? Todos estudamos música na infância, seja frequentando escolas de música ou na própria igreja, e, basicamente, esta é a nossa formação musical, mas hoje em dia somos autodidatas. 

Musicalmente falando, o que influenciou vocês e o que vocês têm ouvido hoje em dia? É difícil dizer porque cada um de nós tem influências totalmente diferentes. Temos um ponto em comum que é o Rock, mas cada um tem influências muito diferentes das dos outros. Mas a título de exemplificação podemos dizer que temos influência de bandas como Oficina g3, Aerosmith, Bon Jovi, U2 e Fruto Sagrado.

Em relação à música gospel que existe no mercado hoje, vocês curtem algum ministério? A gente curte e acompanha o trabalho do Oficina G3 já há muito tempo, mas atualmente temos ouvido bastante o Rosa de Saron.

Qual a opinião de vocês em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas? A pirataria é crime. Agora, quanto ao download de músicas, para nós que somos uma independente, acaba sendo material de divulgação. Inclusive disponibilizamos algumas das nossas músicas para download no site.

A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que vocês acham dessas novas opções de mídia? É a democratização da música. Hoje em dia você não precisa de muito dinheiro para divulgar seu trabalho. É o que tem aberto as portas para a maioria das bandas independentes do cenário. Essas novas opções de mídia são extremamente válidas, inclusive estamos em todas elas.

Qual os objetivos de vocês para este final de 2011 e início de 2012? A gente tem pensado em muita coisa, principalmente para 2012, mas o foco da banda tem sido a gravação do nosso primeiro vídeo clipe.

Poderia deixar um recado para nossos leitores? A primeira Lei de Newton, conhecida como Lei da Inércia, diz em síntese o seguinte: Todo corpo permanece parado, ou em movimento retilíneo, até que seja impressa força sobre ele. Deixem que Deus use da sua força na sua vida. Não se contente com a mesmice do dia a dia. Faça como Cristo: saia da inércia.

Contatos:

Site: www.bandaoreino.com.br

Email: [email protected] / [email protected]

Twitter: http://twitter.com/bandaoreino

Facebook: www.facebook.com/bandaoreino

YouTube: www.youtube.com/bandaoreino

MySpace: www.myspace.com/bandaoreino

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=44358869

Palco MP3: http://palcomp3.com/bandaoreino

Flickr: http://www.flickr.com/photos/bandaoreino

Telefones: (21) 7829-4502 / 7829-6913

Ou confira todas em uma só tacada através deste link: www.meadiciona.com.br/bandaoreino

veja também