Bateria: Iniciante com Disposição

Bateria: Iniciante com Disposição

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 12:05

Muitos me perguntam, postam no fórum, questionando qual bateria comprar. Na maioria das vezes, iniciantes empolgados com a música, querendo investir nesse belo instrumento que é a bateria.

Alguns dispõem de um orçamento limitado, outros com uma boa quantia. Mas o instrumento não faz o músico, para algum isso é puro hobby e diversão, outros já pensam em sair tocando profissionalmente com um kit gigante.

Da década de 90 até hoje, o mercado evoluiu muito, destaque para o mercado brasileiro, onde hoje podemos brigar com as grandes companhias internacionais tanto de bateria, quanto de pratos. Outro destaque é a China, que entupiu e aqueceu o mercado. Nesse tempo, muito foi investido em instrumentos musicais e a variedades de baterias e pratos que temos hoje é incrível.

Então o iniciante, completamente perdido com as inúmeras opções de escolha, as vezes acaba fazendo uma mau negócio. Por exemplo: Comprando uma bateria chinesa, pois o preço lhe pareceu tentador. Mas em termos de som e qualidade, fica muito a desejar. Pois na maioria das vezes, com a mesa quantia, o iniciante consegue comprar um instrumento 100% nacional, com uma ótima qualidade e um excelente suporte  de cliente/empresa.

Pra quem dispões de um orçamento maior e quer uma bateria completamente única e exclusiva, indico uma Hand Made (Baterias feitas sob encomenda, onde se pode escolher a configuração desejada dos tambores, assim como acabamento, hardware e outros pequenos detalhes) Existem grandes e renomadas marcas nacionais que oferecem esse serviço assim como pequenos Luthiers e ateliês.

Quando o assunto é pratos, o mesmo acontece com as baterias de série. Alguns iniciantes acabam comprando sets de latão (Brass) de marcas famosas, achando que o que vale é a grife estampada e se esquecem mais uma vez da qualidade. A indústria nacional de pratos esta no caminho certo, produzindo e dominando muito bem as ligas B8, B10 e B12, por isso acaba compensado bem mais investir em pratos nacionais do que sets de entrada de marcas famosas.

Então você que esta começando nesse mundo, pesquise bastante, tire dúvidas no nosso Fórum de discussões e boas compras!

Por Douglas Trigo

veja também