Britânicos querem transformar o heavy metal em religião

Britânicos querem transformar o heavy metal em religião

Atualizado: Quinta-feira, 21 Janeiro de 2010 as 12

Já dizia a banda alemã Helloween: ''Heavy metal is the law'' (Heavy metal é a lei), mas os britânicos querem mais. Não basta ser a lei, tem que ser religião. Pelo menos é o que pretende a revista Metal Hammer, que lançou uma campanha para que a vertente do rock seja reconhecida como religião no próximo censo do Reino Unido, que acontece em 2011.

A revista segue a onda dos fãs de ''Star Wars'', que conseguiram transformar o Jedismo em religião. Em 2001, mais de 390 mil pessoas da Inglaterra e do País de Gales se declararam ''Jedi'' ao censo do Reino Unido, fazendo a nova crença figurar entre as mais populares do país, ficando atrás apenas do cristianismo, islamismo e hinduísmo.

Para fazer do heavy metal a mais nova religião dos britânicos, a Metal Hammer conta com a ajuda de um embaixador, Biff Byford, vocalista do Saxon. ''Fazer o heavy metal ser reconhecido como religião é uma boa forma de se rebelar, não é? Isso realmente vai ser uma coisa muito legal'', disse o músico.

O editor da Metal Hammer, Alexander Milas, justifica sua campanha ao site Gigwise: ''Desde que o Black Sabbath lançou seu primeiro álbum há 40 anos, o heavy metal cresceu e se tornou uma das instituições culturais mais significativas do Reino Unido, e um fenômeno global''.

Além de incentivar os fãs a responder o censo, a revista também pergunta quem teria uma posição de prestígio na futura Igreja do Heavy Metal, além de possíveis cidades e lugares que poderiam fazer parte da comunidade da nova crença britânica.

veja também