Coluna - Ed Oliver:A importância da música

Coluna - Ed Oliver:A importância da música

Atualizado: Quinta-feira, 25 Setembro de 2008 as 12

  Olá amigos internautas! É com muita alegria e satisfação que venho compartilhar um pouco de minhas experiências com vocês. Sou produtor musical e trabalho com música há 11 anos. Comecei tocando guitarra e depois fui pegando gosto por outros instrumentos, como: piano, baixo e violão.

Tenho o privilégio de produzir discos de cantores e bandas, como: Gilson (ex-Twister), Daisy Houston (ex caloura  do Raul Gil), Dany Grace, "Ministério Adoração e Intimidade", entre outros. Também já ti ve a oportunidade de tocar com eles e com outros nomes da música gospel, como: Paulo Rogério, David Fantazinni, Baruk, Deio Tambasco etc.

Por ser esta a primeira vez, gostaria de falar um pouco da importância desse universo fantástico que é a música. Aliás, se repararmos, vamos perceber que ela está em todos os lugares, em nossas igrejas, nas rádios, na TV, nos filmes, nos comercias etc.

Na verdade ela está presente 100% em nosso dia-a-dia. Como seria assistir um filme de romance sem aquelas musicas inesquecíveis que muitas vezes acabam marcando época? Como seria assistir um filme de suspense, por exemplo, sem aquela trilha de dar medo? [risos] Como seria a entrada dos telejornais só com a imagem e sem aquela música de chamada? Como seria ligar o rádio e só ouvir noticias? Já imaginou você em uma viagem de quatro horas ouvindo noticias? [risos]. Como seria ainda a entrada de uma linda noiva na igreja, em seu momento único, em silêncio total? Já pensou? Como seria entrar em nossas igrejas e não ouvir um coro lindo de vozes lou um grupo ministrando belos louvores?

Enfim, quase tudo aquilo que é som pode ser música. Como, por exemplo, se você ouvir seu telefone fazendo aquele barulho: "tu... tu...tu", vai perceber que aquele som é a nota "Lá" e isso é um padrão mundial. Se você bater numa madeira ou numa caneta, vai perceber que elas também vão emitir sons e conseqüentemente serão notas musicais e, neste caso, elas irão variar de acordo com a força ou ângulo que você bater.

Pois é! Talvez você nunca tivesse reparado em tudo isso e outras dezenas de exemplos que eu poderia dar, como: seu despertador, o canto dos pássaros, tratamento médico como a "musicoterapia", etc. E é exatamente por isso que a maioria de nós somos apaixonados por música e muitas vezes não sabemos, porque ela simplesmente faz parte do nosso dia-a-dia sem ao menos percebermos que está lá.

Bom gente, hoje comecei somente com uma introdução sobre a importância da música, mas o fundamental é dizer que a música foi criada por Deus e ela só será completa se voltar para ele! Também não disse que a música tem o poder de emocionar as pessoas em vários aspectos e marcar momentos de nossas vidas, mas só a música inspirada pelo Espírito de Deus tem o verdadeiro poder de curar e transformar vidas.

Em breve estarei de volta para falarmos de outros assuntos, se quiserem sugerir temas escrevam para o e-mail [email protected] e tentarei redigir na medida do possível.

Grande abraço e fiquem com Deus!

Ed Oliver é guitarrista, tecladista e produtor musical. Como músico, participou dos trabalhos de Paulo Rogério, David Fantazinni, Paulo César Baruk, Deio Tambasco, entre outros. Foi produtor musical de Gilson Campos (ex-Twister), Daisy Houston (ex-caloura do Raul Gil), Dany Grace e "Ministério Adoração e Intimidade".

veja também