Coluna - Nill: Adoração e o seu significado

Coluna - Nill: Adoração e o seu significado

Atualizado: Quinta-feira, 24 Janeiro de 2008 as 12

Adoração e o seu significado

"Adorai o SENHOR na beleza da sua santidade; tremei diante dele, todas as terras". Salmo 96:9.

 O que é adorar a Deus?

 Antes de tudo, devemos nos lembrar que o "Cristianismo não é uma religião, é um relacionamento" 1  . Somos chamados para termos um relacionamento íntimo e verdadeiro com o Deus Eterno através do seu Filho Unigênito, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Com isto em mente, passemos a meditar sobre o significado da adoração a Deus.

De acordo com a lição trazida por Ronald Allen e Gordon Borror no livro Teologia da Adoração, a "adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos sua dignidade. A adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é uma reação. Adoração não é apenas uma sensação; é uma declaração" 2  . Logo, o ministério de adoração se ocupa com o "ato de expressar a Deus sua dignidade e glória infinitas" 3  .

 A palavra inglesa worship é muito útil para que possamos entender o significado do verbo adorar. O termo vem do anglo-saxão weorthscipe, modificado para worthship, finalmente transformando-se em worship. Adorar então significa atribuir valor, mérito (worth) a alguém ou a alguma coisa 4  .

 Adorar alguém ou algo é o mesmo que atribuir mérito supremo a ele ou declarar valor supremo à pessoa ou à coisa adorada. Ralph P. Martin ensina: "Se elevarmos esse pensamento ao domínio dos relacionamentos divino-humanos, temos uma boa definição do termo adoração sob medida para nós. Adorar a Deus é atribuir a ele mérito supremo, pois somente ele é digno de louvor" 5  .

Portanto, adoremos a Deus! Atribuamos a Ele todo o mérito, glória e honra, pois somente o SENHOR é digno de todo o louvor!

 Deus te abençoe.

1 NOLAND, Rory. O coração do artista : construindo o caráter do artista cristão. Fortaleza: Ekklesia, 2000, p. 201.

2 ALLEN, Ronald; BORROR, Gordon. Teologia da adoração : o verdadeiro sentido da adoração. São Paulo: Edições Vida Nova, 2002,  p.16.

3 Ibid., p. 55.

 4Ibid., p. 16.

5 Ibid., p. 17.

Nill é ministro de louvor; evangelista; de 1997 a 2002, apresentou o programa Gospel Line, exibido pela Rede Record e pela extinta Rede Mulher de Televisão; escritor do livro "Nova Vida ao Lado do Salvador"; radialista, teólogo e advogado; na década de 80 foi integrante do grupo Dominó.

Contato: [email protected]

veja também