Coluna Vivian Lazzerini - O sentido da dança

Coluna Vivian Lazzerini - O sentido da dança

Atualizado: Segunda-feira, 18 Fevereiro de 2008 as 12

O sentido da dança

"Louvem o Seu nome com danças..." Salmo 149:3

A dança, desde o início de todas as coisas, está presente na vida do homem. É usada nas mais diversas situações e pelos mais variados motivos:ritos, celebrações, diversão, profissão. Enfim, é algo que não só atrai, mas também envolve, levando as pessoas a se tornarem parte daquilo que dançam. A dança é a linguagem do corpo. É a maneira de se dizer, sem palavras, o que se pensa, sente ou aspira.

Porém a dança, como todas as coisas, é algo criado por Deus com um propósito específico: o louvor e adoração a Ele. E somente se  usada nesta direção, é que pode trazer a satisfação que o homem nela procura. Fora disso, o que se encontra é um prazer efêmero e fugaz.

"Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor..." 2 Samuel 6:14

O sentido da dança é outro. A dança, para os que estão em Deus, não é uma busca, mas um reflexo do que Deus faz no homem. Da alegria e satisfação que só Ele proporciona. A alegria não é a finalidade, mas a razão da dança e somente quem está em Cristo pode experimentar o verdadeiro prazer que a dança proporciona e reflete. Ela manifesta a alegria, ou ainda, o clamor de alguém que tem a fé que Ele dá, ou seja, a absoluta convicção daquilo que ainda não é, mas que em Deus, logo será. Sabendo que tudo o que se vê, do que não se vê é que foi formado por meio do poder de Deus. É também, portanto, um reflexo de confiança e gratidão a Deus. E Deus se alegra nisso. Ele se alegra naqueles que se alegram n?Ele, e assim, satisfaz os desejos de seus corações.

Em resumo, o verdadeiro sentido da dança está em dançar por Ele e para Ele, o Redentor das nossas almas, Jesus Cristo, o Senhor.

Versículos Bíblicos sobre a dança

E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegaram perto de casa, ouviu a música e as danças. (Lucas 15 : 25) Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. (Êxodo 15 : 20)  E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; (Êxodo 32 : 19) E os filhos de Benjamim o fizeram assim, e levaram mulheres conforme ao número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas. (Juízes 21 : 23) Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. (I Samuel 18 : 6)  E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. (I Samuel 18 : 7) Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares? (I Samuel 21 : 11) E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (I Samuel 30 : 16) E sucedeu que, chegando a arca da aliança do SENHOR à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração. (I Crônicas 15 : 29) Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. (Salmos 149 : 3) Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. (Salmos 150 : 4) Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; (Eclesiastes 3 : 4) Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram. (Jeremias 31 : 4) Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. (Jeremias 31 : 13) Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança. (Lamentações 5 : 15)  

Vivian Lazzerini é dançarina profissional, começou a fazer aulas desde os sete anos de idade. Cursou Jazz no The American Ballet Center, The Office School Of The Joffrey Ballet, através da Academia de Ballet Iris Ast, em Nova York. Atuou em diversas peças musicais. Em 2005, lançou o primeiro DVD de dança cristã no Brasil.

Contato: www.vivianlazzerini.com.br

veja também