Coluna - Vivian Lazzerini: Visão Bíblica da dança

Coluna - Vivian Lazzerini: Visão Bíblica da dança

Fonte: Atualizado: segunda-feira, 31 de março de 2014 às 11:52

Visão Bíblica da dança

Como ministros de louvor através da arte de dançar, não podemos ser desinformados do que a Bíblia nos revela sobre a dança.

Na Bíblia a dança foi uma das formas de expressar alegria a Deus.(2Sm 6-14) diz:

"Davi dançava com todas as suas forças diante de Deus e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho" . Davi expressou do que estava cheio o seu coração de alegria, a arca significava a presença de Deus. Nós podemos nos alegrar também, pois a presença do Senhor conosco através do Espírito Santo que habita em nós; mesmo tristes, podemos nos alegrar com essa verdade.

Salmo 150.4 diz: "Louvai-o com adufes e dança, louve-o com instrumento de corda e com flautas" . Louvar ao Senhor com nosso corpo, nossa voz com todo nosso ser.

QUANDO NOS RENDEMOS AQUELE QUE NOS CRIOU PARA O LOUVOR DE SUA GLÓRIA, ATINGIMOS O ÁPICE DA ADORAÇÃO.

Jr 31.13 DIZ: "Então, a virgem se alegrará na dança e também os jovens os velhos, os velhos , tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei , transformarei em regozijo a sua tristeza" . A dança fazia parte das celebrações do povo de Deus, tanto que o próprio Deus disse: "transformarei em regozijo sua tristeza" . Ser livre é motivo de dançar, por isso, como libertos por Cristo podemos dançar em gratidão pela vida dele em nós.

Ex. 15.20 diz: "a profetiza Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças" . As mulheres dançavam sozinhas ou em grupos, com coreografias espontâneas, como expressão de alegria, pelos feitos do Senhor a elas e todo seu povo.

A DANÇA É EXPRESSAR NOSSA ALEGRIA DIANTE DE DEUS E PARA DEUS. POR ISSO QUE DANÇO PARA HONRA E GLORIA DE SEU NOME. 

Como danço?

A forma e a técnica podem estar corretas, mas como está nosso coração quando ministramos?

A bíblia diz em Is 28.13: "O Senhor disse, visto que este povo se aproxima de mim com seus lábios me honra , mas o seu coração está longe de Mim e seu temor para Comigo consiste só em mandamentos de homens, quem maquinamente aprendeu" .

Não podemos ter a melhor técnica, o melhor estilo e preparo físico para ministrarmos, mas o que mais interessa é o nosso coração.

Devemos buscar excelência para não sermos negligentes, pois o Senhor merece o melhor.

A Bíblia diz em Lc 12:34 , "onde está o teu tesouro aí estará o teu coração" .

Se nosso tesouro é o mundo e o que ele oferece, estamos vivendo escravos do mesmo, querendo agradar a homens e a nós mesmos, temendo o homem. Se o nosso tesouro é o Senhor, viver para agradá-lo e servi-lo, buscamos sua vontade na palavra e somos acrescentados com talentos e dons. Assim, rendemo-nos cada dia a Ele e somos totalmente libertos da mentira e do engano do pecado. 

Deus procura verdadeiros adoradores 

Jô 4.23;24: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, importa que os adoradores o adorem em Espírito e em verdade"

PORQUE DANÇO?

QUEM DEVE BRILHAR?

QUEM DEVE TER A GLÓRIA?

A QUEM QUEREM AGRADAR, A DEUS OU AOS HOMENS? 

A dança se torna uma adoração genuína quando o adoramos com o nosso espírito, pois somos criados com espírito, alma e corpo, sendo que o espírito é o fundamento essencial da nossa natureza.

 Adorar em espírito, adorar com o nosso interior, adorar em verdade e atitude, obedecendo aos mandamentos e estatutos que Ele nos ordenou. Jesus diz "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, é este que me ama " João 14-21

Devemos, portanto, adorar em verdade com o nosso EXTERIOR, tendo uma vida que testemunha que somos transformados pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

O apóstolo Paulo nos diz em 1º. Cor 6:19-20, "acaso não sabeis o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós , o qual tendes da parte de Deus e que não sois vós mesmos? Porque fostes comprados por preço agora, pois glorificai a Deus no vosso corpo "

A essência da adoração  

Mc 12.30 diz- "Amarás o Senhor de todo o teu coração , de toda tua alma , de todo entendimento e de toda tua força" . I Sm 16.7 diz-"O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" Jô 4. 23-24 diz -"Honrando a Deus com lábios e coração" Características de um adorador 

(Jô 1.12)-conhecer Jesus como senhor e salvador (Hb.12.1-2)-buscar ser semelhante a Cristo (Sl 37.5)- confiar os seus caminhos a Ele. (Rm 8.26)-depender o espírito para criar. (Mc 16.15)- obedecer o  líder (Mt 22.39)- amar ao próximo (Fp 3.13-14)- não desviar o alvo. (Tt 2.6-8)-ser íntegro em seu procedimento.      (I Co 10.31)- fazer tudo para a glória do Senhor. Características de um líder  

-Líder servo-Mc 10-45

-Ser humilhado e esperar que o Senhor o exalte

  Honrar o outro-Lc. 14.7-11

-Padrões de DEUS e não do mundo Pv 15-23

-O líder servo não manda, mas obedece ao Senhor.- Mc 10.35-45

Função do líder

- Amar os liderados -Pastorear com zelo -Encorajar a comunhão -Treinar novos líderes -Trabalhar em equipe -Ser submisso à liderança - Descobrir dons no grupo -Ser exemplo   Obedecer a liderança  

Sem a obediência, não existe disciplina, respeito, sem ela o grupo não funciona, pois o líder é acima dos liderados.

Com muito cuidado, calma e cautela os liderados tem que entender essa situação dentro do ministério, para que o grupo esteja sempre em harmonia e comunhão.

Os liderados devem obedecer aos lideres, sempre!

Caso venha a ter uma situação de desacordo, desentendimento, rivalidades, estrelismo, desrespeito, falta de união, o líder deverá chamar atenção do liderado em particular e saber quais os motivos que o levam a ter esse tipo de comportamento, de forma particular, não esqueça.

A oração antes e ao final de cada encontro é extremamente importante, onde o grupo pede sabedoria, unção, comunhão, talentos e agradecimentos ao soberano, JESUS.

O líder de um ministério deve sempre ter uma postura de autoridade, mas de forma sutil e amigável.

Vivian Lazzerini é dançarina profissional, começou a fazer aulas desde os sete anos de idade. Cursou Jazz no The American Ballet Center, The Office School Of The Joffrey Ballet, através da Academia de Ballet Iris Ast, em Nova York. Atuou em diversas peças musicais. Em 2005, lançou o primeiro DVD de dança cristã no Brasil.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições