Conheça o mundo do piano - Aula III

Conheça o mundo do piano - Aula III

Atualizado: Segunda-feira, 6 Março de 2006 as 12

Música para solos de piano Aula III

Confira tudo sobre grupos instrumentais e o piano Abraão Lincoln

[email protected] Grupos Instrumentais

Música para solos de piano

Foram escritas mais músicas para piano do que para qualquer outro instrumento solista. Provavelmente há mais recitais (concertos apresentando um instrumento Principal) para piano do que para outro instrumento qualquer. Temas musicais para a televisão, trilhas sonoras e grandes parte da musica orquestral tem recebido arranjos para piano em diferentes graus de dificuldade, aumentando a vasta seleção de musica para piano já existente.

Duetos para piano

Dueto ou duo é uma peça para dois executantes.Como o piano tem uma grande extensão de notas, os duetos compostos para ele normalmente podem ser executados num instrumento só, a quatro mãos, embora alguns compositores tenham feito obras mais elaboradas para dois pianos.

Trios para piano

Trio é uma peça para três executantes, mas, fiquem atentos! ?Trio para piano? não significa um trio para três pianos! O titulo normalmente indica uma obra para piano, violino e violoncelo. O famoso Trio Arquiduque de Beethoven é para essa combinação de instrumentos.

Quartetos para piano

Um quarteto para piano normalmente é para piano, violino, viola e violoncelo, embora a composição de Olivier Messiaen, Quator pour la Fin du Temps (Quarteto para o fim dos tempos), escrita em 1941, quando o autor era prisioneiro de guerra, seja para piano,violino,clarineta e violoncelo. Essa escolha fora do comum foi ditada pelas habilidades musicais dos companheiros de prisão do compositor.

O piano como instrumento de acompanhamento

Diferentemente da maioria dos outros instrumentos, os teclados têm a capacidade de tocar mais de uma nota de uma só vez (acordes), o que os torna ideais para acompanhar outros instrumentos. Os compositores usam acompanhamento de piano em quase todas as combinações instrumentais ? com instrumentos solistas ou cantores, assim como em obras para grandes corais.

Concertos de piano

A principio a palavra "concerto" era empregada de modo vago para indicar uma ?execução em conjunto. Passou a significar, usualmente, uma composição para instrumentos solo e orquestra. Mozart foi um dos grandes compositores a escrever concertos para instrumentos, incluindo obras para dois e ate três pianos!

O piano no jazz

O piano é um instrumento extremamente popular no jazz. Aparece com mais freqüência como integrante de um trio de jazz, com a bateria e o baixo. O poderoso som do piano é particularmente apropriado para a forte cadência rítmica do jazz. Destacam-se na execução desse gênero musical muitos solistas, como Oscar Peterson, cuja habilidade abrange não só uma impressionante técnica pianística mas também um talento fora  do comum para a improvisação (música criada durante a execução).

Abraão Lincoln  é pianista atuante. Atua como pianista correpetidor em diversos coros. Leciona e em diversas escolas e categorias musicais. É Bacharel em Música Sacra com especialização em piano pela FAC. Teológica Batista e FAC FITO.

Leia também: Conheça o mundo do piano (Abertura) - Aula I Conheça o mundo do piano - Aula II Conheça o mundo do piano - Aula III  

veja também