Coral Evangélico de Piracicaba prepara CD

Coral Evangélico de Piracicaba prepara CD

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 1:41

Formado por 35 coralistas, grupo entra em estúdio no final de outubro para produzir registro de música sacra e natalina

 - Apesar do nome, o coral reúne católicos e evangélicos e ensaia às sextas na Capela do Colégio Piracicabano Tenores, barítonos e contraltos, num total de 35 pessoas, formam o Coral Evangélico de Piracicaba, grupo que está prestes a entrar em estúdio para a gravação do seu primeiro registro fonográfico. As atividades começarão em 30 de outubro e, segundo a relações-públicas do Coral, Junia Helena Lopes Sucasas, a estimativa é concluir tudo até meados de dezembro. Ao longo destes meses, já estão agendadas várias apresentações pela cidade e até mesmo uma em Campinas.

“Esta será a primeira vez que o Coral grava sozinho. Anteriormente, houve cinco ou seis participações em conjunto com outros grupos de São Paulo”, conta Junia. Estão programadas 15 faixas de músicas sacras e natalinas sob a regência da maestrina e cantora lírica Suzana Cabral, que sucede Umberto Cantone. “Mas o não deixamos aposentar totalmente e, quando a Suzana não pode, é ele quem comanda os ensaios”, fala em tom de brincadeira e carinho por Cantone.

As músicas que serão gravadas pelo Coral são todas de compositores famosos e clássicos, como por exemplo, “Mille Cherubini”, do italiano contemporâneo Andrea Bocelli, “cujo solo de tenor será cantado pelo Pastor Levi”. Também será gravado um trecho da ópera “Nabuco”, do compositor italiano Giuseppe Fortunino Francesco Verdi, com letra adaptada ao português. “Fala do lamento dos israelitas no Egito sob o domínio do imperador Nabucodonosor”, explica a relações-públicas.

“A oportunidade de entrar em estúdio e gravar o primeiro CD é uma conquista da Suzana, afinal, ninguém subsidia o Coral”, ressalta Junia quanto aos fundos que a regente consegue em Campinas para a gravação no fim do mês em Piracicaba. “E é importante salientar que, apesar do nome do grupo, existem tanto evangélicos como católicos no Coral. Qualquer interessado pode participar dos encontros às sextas-feiras à noite na Capela do Colégio Piracicabano”.

Além da regente Suzana e dos 35 integrantes, o Coral Evangélico ainda conta com a participação do pianista acompanhante Fernando Ortiz Villate, da Orquestra Filarmônica Tchaikovsky. “O Fernando estará conosco em estúdio e, posteriormente, nas apresentações agendadas entre novembro e dezembro”, revela Junia. A ideia é fazer uma apresentação de lançamento do CD antes do Natal.  

veja também