Cuide bem do seu violão - Parte 1

Cuide bem do seu violão - Parte 1

Atualizado: Segunda-feira, 14 Março de 2011 as 12:10

Calor, umidade, condicionamentos e transporte são apenas alguns fatores que podem acarretar inúmeros problemas para o violão. Por isso, é preciso ficar atento ao manusear o instrumento e sempre tratar bem dele para que tenha vida longa.

Os músicos estão sempre muito atentos a qualquer tipo de detalhe que possa influenciar seus trabalhos. A temperatura, por exemplo, é um fator complicado para alguns. O calor pode provocar suor excessivo, dificultando a execução de algumas peças. O condicionador de ar também não ajuda, pois costuma desafinar alguns instrumentos e, por isso, não é muito bem quisto.

Além deles, o barulho atrapalha demais um músico, pois ele se desconcentra e, assim, perde todo o espírito da apresentação. Outro fator determinante é a acústica do local. O instrumentista pode não ouvir corretamente, estragando toda a sua performance.

Mas a maior cautela que um músico deve ter é em relação ao seu instrumento. Essa afirmação pode aparecer um excesso de zelo ou, até mesmo, frescura. Mas cuidar de sua ferramenta de trabalho é essencial para conseguir sucesso na carreira. Mesmo para os aprendizes que não almejam esse tipo de sonho, essa é uma maneira de valorizar o seu estudo e, por que não, o seu dinheiro?

O violão é um instrumento que merece muito cuidado, pois além de ser sensível, costuma custar caro – pelo menos os melhores modelos – e também pode ajudar se estiver bem condicionado. No dia-a-dia, é possível deparar com algumas atrocidades voluntárias e outras por pura desinformação, como, por exemplo, adesivos colocados no corpo e, ? s vezes, na escala. muita poeira na parte interna, além de objetos guardados dentro do violão; e a pior de todas: cordas de aço misturadas com cordas de náilon misturadas com as de aço. Por isso, não é preciso dizer que essa gama de equívocos prejudica, e muito, o som, a performance e a técnica.

Essa coleção de matérias dará algumas dicas de conservação e manutenção básica que pode ser feita no cotidiano. Assim, o seu violão terá vida longa e não será preciso gastar muito dinheiro com manutenção e, até mesmo, com a compra de outro.

veja também