Dany Grace: "Nas coisas de Deus não existe coincidência. O Senhor faz tudo na hora certa"

Dany Grace: "Nas coisas de Deus não existe coincidência. O Senhor faz tudo na hora certa"

Atualizado: Terça-feira, 21 Julho de 2009 as 12

Por Adriana Amorim - www.guiame.com.br O primeiro trabalho solo de Dany Grace tem um título sugestivo: "Na hora certa", que é também o nome da faixa-tema do CD, lançado pela Graça Music na Expo Cristã 2008. A cantora esteve neste projeto mais de dois anos e meio, o que representou para ela um momento de espera e diálogo com Deus.

"Na hora certa" traz músicas de adoração, baladas e canções em estilo pop e black music. Há uma regravação de "Maior é Jesus", de Ludmila Feber, e duas regravações inéditas da banda Hilsong. Algumas composições são de Anderson Freire, que fez músicas para Aline Barros e Fernanda Brum. O CD tem participação do Coral Resgate, além de músicos renomados como o contra-baixista Ted Furtado e as cordas da Orquestra Municipal de Campinas. A produção foi feita em São Paulo, por Ed Oliver, e por Rafael Castilhol, no Rio de Janeiro.

Com voz grave e marcante, Dany expressa entusiasmo por seu ministério, que iniciou aos 14 anos, ao lado do pastor e ministro de louvor Adhemar de Campos. Uma trajetória que trouxe a ela bagagem musical e ministerial, além de testemunhos e muitas experiências com o Senhor. Assim como na letra da canção "Na hora certa", a cantora reconhece que "valeu a pena esperar". Pouco tempo após o lançamento do CD, Dany já estava na Europa. "Deus tem me levado a lugares que nunca imaginava", afirma a cantora, que reconhece também que a Igreja européia necessita de um avivamento genuíno.

Em entrevista ao Guia-me, Dany falou sobre esse percurso, o novo trabalho, propósitos, sonhos que se cumpriram e aqueles que ainda estão no coração de Deus.

Portal Guia-me: Você já participou de trabalhos de cantores reconhecidos como Ron Kenoly, Paulo César Baruk, Soraya Moraes. Participou do Criança Esperança em 2007, foi vocalista do Soul Dreams, esteve à frente do Comunhão e Adoração 5.  Dany, com a chegada deste primeiro trabalho solo, você pode dizer: "Enfim" ou "Na Hora Certa"?

Dany Grace: (Risos) Boa pergunta. Eu creio que na hora certa. Muita gente fica naquela aflição e naquela ânsia de "eu preciso gravar, eu preciso gravar, tem que ser agora, não vai ser esse ano". Eu tive propostas para gravar um CD solo desde os 15 anos de idade. Eu lembro que a primeira vez que fizeram uma proposta de CD, isso ninguém sabe, foi pela Gospel Line. Com 15 anos eu fui representar a Cristina Mel no programa da Gospel Line com a apresentadora Isis Regina, na Record. E aí ela mandou uma proposta: "Dany vem, a gente vai gravar o seu CD". E naquele tempo o Senhor usou o pastor Adhemar [de Campos] e ele falou: "Não é agora. No tempo certo, na hora certa, o Senhor vai te dar esse projeto". E aí, então, eu fui sendo abençoada através de outros adoradores e plantando esse ministério primeiro. Eu ía nos vocais, nas participações, nos corais, mas estava lá, estava no meio, aprendendo como seria o dia que chegasse a minha vez. Como seria ser líder de uma equipe, ter um trabalho e seguir por esse Brasil. Será que eu estaria com a minha vida espiritual, ministerial e emocional preparada? Então, eu creio que não foi nada proposital, foi tudo no tempo de Deus. Nas coisas de Deus não existe nada por acaso, não existe coincidência, a gente costuma brincar, existe "cristocidência". O Senhor faz tudo na hora certa, no tempo certo. E esse projeto veio na hora certa.

Portal Guia-me: Então esse tempo de bastidores foi fundamental para suas ministrações e a unção de suas canções hoje?

Dany Grace: Importantíssimo. Os bastidores são tão importantes quanto estar à frente de um ministério. Às vezes, quem está lá no "backing" se sente desprezado: "Ah, eu sou só o vocalista" ou então "eu estou na banda e sou só o músico", mas sem o músico como eu vou cantar? Sem o vocal, como a Dany vai fazer a ministração? Eu já estive nessa parte do "backstage". Eu falo que essa foi a melhor fase da minha vida ministerial, porque agora eu só estou colhendo aquilo que Deus plantou na minha vida há muitos anos. Todo mundo tem a hora certa de colher seu projeto.

Portal Guia-me: Você também considera que teve uma boa "escola" ministerial com o pastor Adhemar de Campos?

Dany Grace: Verdade. O pastor Adhemar de Campos foi uma pessoa que veio da parte de Deus e eu fiquei muito feliz por poder crescer na Comunidade da Graça e ser ministrada pelo pastor Adhemar. Poder ser discipulada e corrigida. Por exemplo, ele dizia: "Nós vamos ter que orar às oito horas da manhã porque terá evento à noite". A gente dizia: "Poxa pastor, oito horas da manhã?". Ele respondia: "Oito horas da manhã e quem chegar atrasado não canta". E a gente ía aprendendo a ser disciplinado, a honrar as pessoas que estavam conosco. É por isso que eu faço questão de honrar a equipe, a banda que caminha comigo. São poucos, mas fiéis a Deus, às coisas de Deus, e se não for o Senhor tira também. Então, não somos nós que tiramos as pessoas dos ministérios, mas o próprio Deus e a própria pessoa que se deixa tirar. E isso foi uma das coisas que eu aprendi com ele. Ele falava: "Dany, você quer ser uma cantora ou uma adoradora?". Eu falava assim: "Eu quero ser uma adoradora". Ele dizia: "Não, você tem que ser as duas coisas, mas existe uma diferença entre cantar e adorar. Cantar todos cantam, mas adorar poucos adoram". Eu respondia: "Então, eu quero ser uma adoradora". E eu estou tentando, em nome de Jesus (risos).

Portal Guia-me: Esse período deve ter sido marcado por muitos testemunhos e vivências difíceis. não?

Dany Grace: Com certeza. Inclusive no CD "Na Hora Certa", nos últimos meses e no dia da gravação da música tema, a minha voz não saiu. E a gente falou: "Por que a voz não está saindo? Você estava com a voz boa". E nós sabíamos que era algo espiritual e satanás estava tentando barrar que isso acontecesse. Aí nós oramos dentro do estúdio. Nesse dia, o Paulo Rogério estava lá e falou: "Dany, deixa Deus te usar da forma que Ele quer". E tocou o play back no fone, cantei de olhos fechados a música inteira e aí na hora que acabou eu falei: "E aí gente?" Todo mundo estava chorando do outro lado do aquário e eu falei: " O que está acontecendo?" Ele disseram: "Dany, a unção de Deus está muito forte aqui". E isso é um testemunho, porque anos atrás eu tive um cisto na corda vocal e infelizmente eu tenho um do outro lado da corda e é genético. À luz dos médicos, eu não poderia cantar e a voz já teria se findado ao longo desses anos, mas ela permanece aqui firme e forte. Com cisto ou sem cisto, eu estou na presença do Senhor, e se Ele quiser me curar glória a Deus, se não quiser, glórias sejam dadas ao Senhor. Porque é como diz as escrituras: Tudo o que o Senhor dá, louvado seja o nome do Senhor. O Senhor tirou, seja louvado o nome do Senhor também.

Eu fico muito feliz em compartilhar isso com vocês esta noite. É uma noite em que eu estou super nervosa (risos), mas não é um nervoso por cantar bem. Não é essa minha preocupação, mas é um tremor e um temor diante de Deus. Porque vidas virão aqui para serem ministradas. Muitas vêm aqui realmente achando que será um show, achando que o Ton vai cantar bem, o Gilson. Todos nós vamos cantar bem, mas nós vamos além disso: adorar ao Senhor. O meu maior foco é poder adorar e engrandecer o nome do Senhor por meio dessas canções e compartilhar algo da minha vida com o povo de Deus que está reunido.

Portal Guia-me: E esse é o propósito do CD?

Dany Grace: Exatamente. Vidas sendo salvas, libertas, principalmente as dos jovens. Esse trabalho tem um foco para o jovem. O ritmo e o estilo falam muito ao coração da igreja, mas o meu foco hoje é alcançar o jovem. Um rapaz, uma moça, que nesse mesmo horário pode estar se arrumando para uma balada ou para qualquer outro tipo de evento e poderia estar aqui conosco, mas não está porque eu ainda não fui falar de Jesus para essa pessoa. Eu posso não conseguir, mas um CD pode chegar lá, um adorador que está aqui essa noite pode chegar lá e falar desse Jesus. Então, esse é o objetivo do projeto.

Portal Guia-me: Uma gravadora de renome pode colaborar para que isso aconteça?

Dany Grace: Com certeza. A Graça Music foi um presente de Deus. O pessoal até brinca: Dany Grace na Graça de Deus. E eu não imaginava que eu iria para a Graça. Nós oramos e pedimos direção de Deus. O Senhor confirmou a minha ída para lá no meu coração, no coração da minha igreja, no coração dos meus pastores, do Maurício Soares, do missionário R.R. Soares também. Logicamente eu tenho que fazer a minha parte, mas eles têm feito a parte deles de forma abençoada, com divulgação em todo o Brasil e fora também.

Contato

tels.: (11) 2826-0456 / 7888-9415

[email protected]

Assista ao clipe:

veja também