Dicas para aumentar o rendimento no aprendizado da bateria

Dicas para aumentar o rendimento no aprendizado da bateria

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 3:53

A coisa mais importante a fazer quando você sente dificuldade num exercício é diminuir o andamento. Se você ainda não consegue, diminua mais ainda o andamento, até que fique confortável e você possa executar o exercício sem erro algum e ter controle sobre ele. Uma vez que você encontrou a velocidade inicial ideal para fazer o exercício, pratique-o por alguns minutos e tente memorizá-lo. O próximo passo é aumentar gradativamente a velocidade. Depois de dominá-lo, pratique em vários andamentos e várias dinâmicas. Porém, priorize sempre o equilíbrio entre as notas, não trabalhe além dos seus limites!

Pratique todos os dias para obter melhores resultados. Não repita o que você já consegue tocar. Trabalhe nas áreas em que você tem maior dificuldade. Isole o problema e se concentre para eliminá-lo. Se você não consegue no 1º dia, tudo bem. Tente no 2º e no 3º. Há uma frase que resume bem isso: “ Se você não pode fazer um exercício hoje, esteja certo de que poderá fazê-lo na próxima semana”.

Ao praticar lembre-se:

reduza o andamento quando sentir dificuldade; depois de dominar o exercício, pratique em vários andamentos e dinâmicas; pratique sempre o que você tiver maior dificuldade; isole os instrumentos para “limpar”o som; depois de dominar o exercício, comece a contar os tempos em voz alta; preste sempre atenção aos movimentos e à postura. "Se você não se sente desconfortável quando pratica, é porque não está aprendendo nada de novo”.

Por Ricardo Abe

veja também