Elvis Presley o fenômeno que na horas vagas só cantava músicas gospel!

Elvis Presley o fenômeno que na horas vagas só cantava músicas gospel!

Atualizado: Segunda-feira, 6 Março de 2006 as 12

Elvis Presley o fenômeno que na horas vagas só cantava músicas gospel!

Conheça a fantátisca história de Elvis, o rei do rock nasceu em lar cristão

Em 08 de janeiro de 1935 em East Tupelo (Mississipi) às 12:00hs nascia Elvis Aron Presley, filho de Gladys Love Smith Presley e Vernon Elvis Presley. Elvis foi mais que um compositor ou um cantor, mas um marco que revolucionou o estilo, os costumes e a música mundial. Em 1944 cantou pela primeira vez ?Old Shep? parasua professora, que percebeu seu talento e decidiu escreve-lo em um concurso. Aos 11 anos de idade seu tio Vester deu as primeiras lições e como manusear o instrumento e ele se aplicava a estudar e ensaiar as músicas que ouvia no rádio. Muitas dificuldades sobrevieram e Elvis permaneceu dedicando-se a música. Regularmente freqüentava a 1º Igreja Evangélica Assembléia de Deus de sua cidade, e louvava a Deus juntamente com seus pais em festas e conferências da igreja.

A família Presley era conhecida como crentes fervorosos, seguidores dos ensinamentos bíblicos e ouvintes atentos das pregações dos pastores. A musica sacra fluía com grande poder e esplendor nos ouvidos dos Presley e era como se entrassem num transe maravilhoso ao ouvir um hino cantado pelo coral.

O Estilo Elvis

Notado por seu topete moldado com brilhantina, suas costeletas feitas e suas roupas com cores diversificadas, Elvis passou a ser admirado e prestigiado em diversos lugares. Mas nem sempre a vida foi fácil, o cantor antes disto exerceu diversas profissões e submete-se a muitos trabalhos braçais.

Um ano após, Elvis foi a um show do cantor gospel J.D. Summer e fica enlouquecido por sua música. Depois de uma longa busca por uma gravadora, o cantor se depara com um cartaz que lhe chama a atenção, ?Gravamos qualquer um a qualquer hora. A gravação aconteceu nos estúdios da Sun Records, pelo produtor  Sam Cornélios  Phillips, que gravou o primeiro disco vinil.  

Após seus 19 anos, com 1,82m de altura e 78 quilos, muito charme e uma bela voz, recebeu a surpresa de ser contratado pela gravadora RCA Victor, junto com a presença de músicos de grande porte, como os Jordanaires, Chet Atkins e Floyd Crammer.

Fenômeno

Elvis passou a ser o nome mais cotado no mundo da música.  O topo de sua carreira veio em 1956, quando foram vendidas só em Memphis, 7 mil cópias. A primeira apresentação Televisiva em nível nacional de Elvis Presley foi no Stage Show, produzido por Jackie Gleason, e apresentado por Jimmy e Tommy Dorsey (Big Band Leaders), programa exibido aos sábados em horário nobre.

O primeiro álbum lançado pela gravadora veio no momento de maior ascensão da carreira. Março de 1956, Elvis consegue seu primeiro disco de ouro por vender um milhão de cópias. O albúm chegou a primeira posição na Pop da Billboard, dentre as melhores músicas e ficou ali por 10 semanas. Com mímicas e os requebros diferentes, Elvis promoveu grande agitação especialmente no seio da juventude.  

No mesmo ano o cantor foi chamado a fazer um teste para os estúdios da Paramount Pictures em Hollywood. Elvis demonstrou mais um dom, e ao som de um Playback ele dubla Blue Suede Shoes. No mês de Abril de 1956, Elvis assina um contrato como ator juntamente com Hall Wallis e a Paramout Pictures por um período de sete anos. A grande verdade é que precisaria de muitas páginas para relatar toda a trajetória de Elvis. Anos de história que conseguiram consolidar de vez sua popularidade. Quebrar recordes de audiência com uma média de 82,6% e pelo menos 54 milhões de telespectadores. Em 1965 Elvis declarou mais uma vez seu amor a Deus. Apesar de ser um astro mundial, Elvis nunca deixou de apresentar uma ou duas canções gospel em seus shows. Alguns fatos não chegaram ao conhecimento dos admiradores. O cantor Elvis Presley foi diagnosticado com câncer nos ossos, graves problemas de cólon, do aparelho digestivo e um glaucoma na vista esquerda, decorrente de hipertensão e stress. O estado de saúde vinha piorando e o cantor estava muito debilitado com várias dosagens de medicamentos para amenizar as dores. No dia 16 de agosto de 77 recebemos a notícia que nunca desejávamos, a morte de um dos maiores nomes da música. Elvis Presley faleceu de arritmia cardíaca. Segundo uma autópsia realizada, foi confirmado  que nenhum tipo de droga ilegal foi encontrada em seu corpo, como foi divulgado pela mídia. Após 17 anos de pesquisas esta hipótese foi desmentida. O Dr. Joseph Davis, chefe do Centro Médico de Dade County, Flórida, chegou a conclusão que Elvis foi vítima de um ataque cardíaco, ao invés de overdose como anunciado, devido a posição do corpo e os exames feitos.

Guardaremos a imagem de um cantor revolucionário, um artista, um servo de Deus que levava a mensagem da fé e marcou a história para sempre.

Fontes:

www.territorio.terra.com.br/canais/ rockonline/az/artista.asp?artistaID=Elvis+Presley www.pt.wikipedia.org/wiki/Elvis_Presley  

veja também