Entrevista Sula Miranda

Entrevista Sula Miranda

Atualizado: Terça-feira, 26 Fevereiro de 2008 as 12

"Quero estar sempre no centro da vontade de Deus"

 

Por Myrian Rosário

Ela nasceu no dia 12 de novembro de 1963 e recebeu o nome de Suely Brito de Miranda. Anos mais tarde seria conhecida no Brasil inteiro como Sula Miranda. Cantora, apresentadora, decoradora, escritora, "Rainha dos Caminhoneiros"... Sula agora se mostra cheia de alegria ao assumir o mais importante papel da sua vida: o de serva de Deus.

Sua primeira experiência marcante como o Senhor aconteceu logo depois do nascimento. Sula tinha um sério problema na laringe. Por ser estreita demais, dificultava a passagem dos alimentos. Para complicar, tinha o timo aumentado, uma glândula situada na parte inferior do pescoço, dificultando qualquer tipo de alimentação. Qualquer secreção na saliva era suficiente para que a recém-nascida engasgasse, colocando em risco sua vida. Era uma situação muito difícil, que obrigava uma constante vigilância, principalmente à noite, quando os pais se revezavam na cabeceira de Sula.

Examinada por uma junta de vinte médicos quando tinha um mês de vida, a conclusão foi que Sula deveria se submeter a uma traqueostomia (cirurgia com que se estabelece comunicação entre a traquéia e o exterior), que a condenaria a passar o resto de sua vida com uma abertura externa na garganta, por onde falaria. Sua mãe, porém, não permitiu a operação. Entregou o caso a Deus, mesmo sabendo dos riscos de vida que a filha corria.

O pediatra Dr. Jayme Murahovschi, que acompanhava a doença de Sula, resolveu tentar um tratamento à base de fortes antibióticos. Corria riscos com esse tratamento, mas havia chances de cura. Deu certo. Hoje o Dr. Jayme Murahovschi, costuma citar esse caso aos seus alunos, além de ter o carinho, a gratidão e a confiança de Sula, ele é também o pediatra de seu filho Natan. O pediatra até hoje não entende como Sula virou cantora. A chance de que ela tivesse uma vida normal não era grande, mas ela conseguiu mais do que isso.

Prestativa e gentil, Sula revelou ao Guia-me que não faz mais planos e coloca seu futuro totalmente nas mãos do Senhor.

Guia-me: Sua vida é um milagre. Desde os problemas de saúde na infância, você acha que Deus já tinha planos na sua vida com relação à propagação do Evangelho?

Sula Miranda: Com certeza, Deus tinha um plano quando fui concebida.A história do meu problema de saúde, no meu entendimento de hoje, mostra que o inimigo sabia deste propósito e tentou impedir que eu falasse e até vivesse para tentar frustrar os planos do Pai.

Guia-me: Como se deu a sua conversão?

Sula Miranda: Há quatro anos. Fui convidada pelo bispo João Batista para conhecer a Igreja Universal, pois tinha ido até ele para pedir orientação para minha vida profissional. Ele orou por mim e orientou que fosse para igreja. Aceitei. Conheci uma nova maneira de viver e nunca mais quero outra vida. Aceitei Jesus porque estava vazia.

Guia-me: Alguém já tinha pregado para você antes disso?

Sula Miranda: Com certeza. Sempre ouvi a Palavra, mas não tinha sido tocada. Ele sabe a hora certa de chamar para fazer a obra.

Guia-me: Você sempre teve fama, beleza e dinheiro. O que te faltava antes de Jesus?

Sula Miranda: Antes faltava tudo, porque Jesus é tudo!!!

Guia-me: Você superou algumas tragédias pessoais. Acha que foi Deus quem te deu forças para passar por tudo e, mais, acredita que as suas experiências de sofrimento possam ser usadas para consolar outras pessoas no ministério?

Sula Miranda: Hoje reconheço que toda a trajetória foi para que agora eu pudesse ver melhor o quanto Ele sempre me amou e cuidou.Com certeza minha história é para ser usada para tocar pessoas e ganhar almas.

Guia-me: Você encontrou alguma dificuldade para freqüentar a igreja por ser famosa?

Sula Miranda: A igreja onde congrego não faz nenhuma diferença entre as pessoas e isso me deixou à vontade. Sou como qualquer outro membro da igreja que vai até lá por que é a casa de Deus e posso buscar e louvar tranqüilamente.

Guia-me: Alguns famosos se convertem e voltam às antigas práticas. É difícil se manter firme para quem se acostumou com a badalação e "as ofertas do mundo"?

Sula Miranda: Acredito que se você estiver buscando realmente o abençoador e não as bênçãos, nada pode tirar você do caminho.

Guia-me: Você acredita que o seu testemunho será usado pelo Senhor para alcançar os seus fãs, principalmente, os caminhoneiros e as esposas deles?

Sula Miranda: Sem dúvida, Ele não me tirou do outro lado por acaso, me fiz serva e Ele poderá usar como e onde quiser.

Guia-me: Fale um pouco sobre o seu novo CD "Coração de Louvor".

Sula Miranda: Foi totalmente orquestrado por Deus. Não tive tempo nem de pensar, tudo foi muito rápido e Ele fez acontecer tudo. As músicas chegaram até mim, as portas da gravadora se abriram e este é o resultado.

Guia-me: Você tem planos de lançar novos CDs seculares?

Sula Miranda: Os planos não são mais meus.Se isto estiver nos planos de Deus acontecerá. Pessoalmente, não planejei nada, mas aceito as bênçãos que vierem.

Guia-me: Como escritora, você tem planos de lançar livros para edificação das mulheres?

Sula Miranda: Sim. Já escrevi, mas a hora e o tempo não são meus.

Guia-me: Qual foi a sua experiência mais marcante com Deus até agora?

Sula Miranda: Aprender a obedecer e a segui-lo.

Guia-me: Quais têm sido os seus motivos de oração?

Sula Miranda: No geral, pela minha família, pela Igreja e para que sempre eu esteja no centro da vontade de Deus.

Guia-me: Quem é o seu herói na Bíblia?

Sula Miranda: Jesus.

 

Guia-me: Quem são os cristãos que você considera como referências?

Sula Miranda: Não tenho homens como referência. A única direção é de Jesus.

Guia-me: Você tem cultivado amizades com outros evangélicos famosos? Com quem?

Sula Miranda: Sempre que possível. Sou mais próxima atualmente da Mara. Já cultivávamos esta amizade antes da minha conversão.

Guia-me: Como foram os seus primeiros passos com Cristo?

Sula Miranda: Os primeiros passos foram na Igreja Universal do Reino de Deus. Os obreiros e pastores sempre me orientam.

Guia-me: Você pretende exercer algum ministério na igreja?

Sula Miranda: Como já disse: "Eis-me aqui!". Não faço planos, vivo os planos de Deus.

Guia-me: O que foi mais difícil mudar em você depois da sua conversão?

Sula Miranda: Acredito que com qualquer pessoa seja igual. Não tem o mais difícil. O Espírito Santo vai fazendo aos poucos conforme a entrega. Se você se entregar por inteiro tudo será mais rápido e fácil. Minha conversão está acontecendo por amor e não por dor.

Guia-me: Como você definiria a Sula Miranda antes de Cristo? E depois de Cristo?

Sula Miranda: Antes tinha tudo e não era nada. Hoje "tudo posso naquele que me fortalece".

veja também