Grupo Reluz faz turnê pelos Estados Unidos

Grupo Reluz faz turnê pelos Estados Unidos

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 3:27

O Grupo Reluz, de Rondonópolis, realiza mais uma turnê pela costa leste americana. A viagem acontece a partir deste dia 16 e prossegue até 10 de julho. O grupo se apresenta em cidades como Nova York, Boston, Washington e Fort Lauderdale, região sul da Flórida, em um total de quinze apresentações.

A coordenação do Reluz defende a teses de que as necessidades emocionais são tão inerentes ao ser humano quanto às físicas, e que a arte permite que a alma se renove e se alimente de novos sonhos.

Para levar esse lado mais sublime da arte a diversas partes do mundo, surgiu mais esta turnê do grupo. Paulo Roberto da Silva, diretor geral do Grupo, comenta que um dos principais objetivos é, através da música erudita, sacra, clássica, cívica e folclórica, aproximar as pessoas dessa forma de arte. “Realizamos verdadeiros intercâmbios culturais com repertórios ecléticos e focados para o público que estamos nos apresentando”, comenta. Ele lembra, ainda, que, além da troca de conhecimentos entre o Grupo Reluz e os vários lugares pelos quais passou, a melhor experiência é poder representar Mato Grosso no Brasil e em outras partes do mundo, onde outros brasileiros podem matar a saudade de casa.

O Grupo Reluz nasceu em 1993 com o propósito de desenvolver atividades musicais para crianças e adolescentes, na cidade de Rondonópolis. Logo, passou a participar de vários eventos na região, tornando-se conhecido e exigindo de seus integrantes cada vez mais qualidade técnica. Paulo Roberto lembra que um dos trabalhos de mais destaque foi o terceiro CD, com o título “Jesus, alegria dos homens”, que traz uma seleção de músicas clássicas de artistas como Haendel, Bach e Beethoven. “As pessoas ficaram impressionadas ao verem crianças de 10 e 11 anos interpretando músicas clássicas que muitas vezes só adultos cantam”, lembra o diretor.

A última produção é o ‘DVD ao Vivo’, gravado em Cuiabá, em comemoração aos 15 anos do Reluz. Paulo Roberto destaca que é um material de ponta nesse segmento, muito elogiado e considerado pelos críticos dessa área um dos melhores trabalhos em DVD já lançado no Brasil. “O mais importante é que em momento algum deixamos de lado nossos valores, princípios e aquilo que acreditamos. Ao longo desses anos procuramos manter a mesma coerência e a mesma ideia de quando começamos”, comenta Paulo Roberto.

ESCOLA DE MÚSICA

Já passaram pelo Grupo Reluz mais de 60 crianças e adolescentes que, além da música, aprenderam um pouco mais sobre companheirismo, convivência, respeito, pontualidade e postura. “Quando temos contato com pessoas que já fizeram parte do Grupo e que hoje estão vivendo uma vida de bem, nos sentimos felizes, porque vemos que eles aprenderam questões que serão levadas para toda a vida e que contribuímos para a formação do caráter deles”, destaca o diretor.

Outro diferencial do Reluz é que, além de incentivar o amadurecimento vocal de adolescentes e crianças, motiva também a formação de grupos e corais nas escolas e na comunidade, procurando participar de atividades sociais.

Com essa característica, recebeu os títulos de Serviço de Utilidade Pública de Rondonópolis, Serviço de Utilidade Pública do Estado de Mato Grosso e Amigo do Exército Brasileiro.(com assessoria)

veja também