Henrique Cerqueira: "Sempre fui romântico e o cristianismo me ajuda a ser mais ainda"

"Sempre fui romântico", afirma Henrique Cerqueira

Atualizado: Segunda-feira, 2 Abril de 2012 as 2:39

Romântico assumido, Henrique Cerqueira está em fase de produção de mais um CD, com o título “Deus é Romântico”.

Cerqueira defende o romantismo, mas acredita que ele esteja em extinção.

Autor de “Pensando em Você”, a canção que tornou-se sucesso nacional na voz de Claudia Leitte, Henrique Cerqueira tem diversas canções regravadas por outros artistas.

Só Claudia Leitte gravou três de suas músicas, e o convidou para participar de seu último trabalho.

Em entrevista exclusiva ao GUIAME, Henrique Cerqueira conta mais do novo CD e fala sobre esse estilo romântico que carrega.

GUIAME: Quando e aonde será a gravação do CD “Deus é Romântico”?

HC: Agora estou finalizando em estúdio o novo CD! Talvez grave algumas músicas ao vivo na minha própria igreja aqui em Maringá.

GUIAME: Quais são as participações confirmadas na gravação do CD?

HC: Dá ultima vez que eu anunciei quem seria, deu tudo errado, por isso vou fazer segredo e só vou anunciar depois que estiver tudo gravado e liberado pelas gravadoras. Mas posso adiantar que pessoas amadas pelo público estão fazendo participações.

GUIAME: Quando você percebeu que tinha talento para compor e escrever poesia?

HC: Na minha visão, a igreja é a maior formadora de talentos artísticos. Os ministérios geralmente pegam pessoas cruas e ali eles desenvolvem seus dons. Comigo foi assim e meus pais também sempre foram muitos ligados a música. A primeira música que escrevi foi “Pensando em você”, a melodia dela eu já tinha desde criança, mas com 17 anos eu me converti de verdade e uma vez trancado no meu banheiro falando com Deus sobre a minha timidez (que era em excesso) e que eu gostava de uma menina da igreja e não tinha coragem de dizer, nasceu essa canção e depois foram surgindo as outras.

GUIAME: Tem alguma técnica para compor?

HC: No inicio eu não tinha técnica nenhuma, as músicas vinham naturalmente, hoje, como existe uma pressão de novas músicas para e mim e para outras pessoas gravarem, eu utilizo algumas técnicas. Mas ainda tem canção que vem naturalmente.

GUIAME: Acredita que o fato de Claudia Leitte cantar suas canções ajudou no crescimento da sua carreira?

HC: Antes da Claudia as músicas eram conhecidas na internet só pelos jovens das igrejas, e a Claudia fez as músicas ultrapassem essas barreiras e alcançar um público que não conhece Deus de verdade. Eu nem sabia que as minhas músicas estavam tocando no Brasil todo pela internet, só soube quando a Claudia me convidou para o DVD dela.

GUIAME: Imaginava que suas músicas se tornariam sucessos nacionais dessa maneira?

HC: Nunca imaginei. As músicas foram feitas num momento entre eu e Deus. Depois eu queria mostrar para a menina que eu gostava, como não sabia como dizer, as músicas falavam por mim.

GUIAME: Por que “Deus é Romântico”?

HC: A palavra romântico significa alguém que tem no seu caráter ou temperamento gosto por demonstrar o seu amor à pessoa amada. E Deus não só demonstrou na Bíblia que Ele ama a sua criação, como provou o seu amor ao se entregar na cruz. Por todo essa demonstração de amor é que Deus é Romântico. Ele não esconde seu amor por nós!

GUIAME: O que o público pode esperar desse novo CD?

HC: Muito amor, romantismo, adoração a Deus e exortação contra o adultério, divórcio e prostituição. Além de músicas autênticas e de qualidades.

GUIAME: Você sempre foi romântico?

HC: Sempre fui e o cristianismo me ajuda a ser mais ainda.

GUIAME: Acredita que o romantismo está em extinção?

HC: Acredito que sim! Por fatores culturais, sociais e teológicos. Mas creio que o povo de Deus será a geração que vai proclamar a nação do amor num mundo onde ninguém se ama mais!

GUIAME: Acha que faltam músicas românticas de compositores gospel?

HC: Eu viajo o Brasil todo e vejo muita gente compondo músicas românticas gospel, mas muitos sem oportunidades!

GUIAME: Achei interessante uma frase que você postou no Twitter: “Não podemos colocar Deus numa caixa de sapato e dizer que Ele só pode agir de uma forma! Ele é Deus é a sua criatividade não tem fim!” Você pode explicar o motivo da postagem e falar mais sobre isso?

HC: Ouvi algumas lideranças dizerem que devo seguir carreira no secular e deixar a igreja! Eu não aceitei isso porque as minhas músicas vieram de Deus para ajudar no ministério dEle! Tenho relatos de várias pessoas que se converteram por gostar de ouvir minhas canções, iam em uma igreja onde eu estava cantando e lá Deus agia. Sem contar os testemunhos de jovens que estavam fora das igrejas! Jovens que quase se casaram de forma errada, casamentos que Deus restituiu ...Tenho muitos testemunhos de que Deus usou minha música, por isso acredito que Deus age como Ele quer e não da forma como sabemos ou esperamos. Não podemos colocar um Deus que é onipresente, onipotente e onisciente numa caixa de sapato e dizer como Ele deve se manifestar.

 

Por Juliana Simioni

veja também