Improvisação ao Piano - Aula introdutória

Improvisação ao Piano - Aula introdutória

Atualizado: Quarta-feira, 3 Maio de 2006 as 12

IMPROVISAÇÃO AO PIANO     Aula introdutória

O improviso ao piano é mais comumente conhecido no estilo jazzistico pois este permite momentos de liberdade do instrumentista, quando ele faz incursões harmônicas e melódicas inesperadas, dando ao ouvinte uma idéia musical nova e inusitada. O jazz privilegia esses momentos e da oportunidade e tempo para que cada integrante do momento musical participe apenas ao estilo jazzistico. A todo instante o musico poderá contribuir com uma nova idéia harmônica ou melódica em outros contextos, que não o jazzistico.

Em nossas liturgias já encontramos espaço para o improviso, quando necessitamos de bons arranjos para os nossos cânticos e gente preparada para idealizar boas introduções, terminações e tornar nossa musica harmonicamente mais complexa e interessante. Aqui, improviso é sinônimo de coisa feita de ultima hora e de qualquer jeito, pelo contrario. Exige conhecimento, bom gosto e muito estudo.

Nessas aulas falaremos de improviso em "latu senso", de uma forma abrangente, como sendo a capacidade do musico recriar harmônica e melodicamente  uma estrutura já conhecida. Tanto para recriação harmônica como para fluência melódica, é pré-requisito para o músico e bom entendimento da harmonia, principalmente a harmonia funcional, que é o campo de estudo que privilegia a liberdade como regra. A máxima da Harmonia Funcional é resumir todas as regras em uma frase: " O seu ouvido será sempre o melhor juiz". Claro que existem preceitos e regras, mas estas nunca devem ser obstáculo ao bom gosto, à idéia, à criatividade.

Além do conhecimento teórico e imprescindível que o músico seja um ouvinte intenso, isento e ávido...Nossa mente precisa tornar um banco de dados com idéias musicais que se insinuarão no momento da criação, como recurso para improvisação, È necessário que escutemos sem preconceito e desenvolvamos uma audição em forma de pesquisa, fazendo cada CD uma aula e um novo aprendizado. Cada Novo CD pesquisado exaustivamente na sua orquestração, sua concepção de arranjo, seus contornos das cordas, a linha do contrabaixo, a questão percussiva, o tratamento do tema, os momentos de improviso melódico,(caso existam), introduções, codas, pontes modulantes, enfim, observar e absorver toda informação possível e armazenar esses dados para que, no futuro, eles sejam de auxilio nas nossas criações. Tudo começa sempre com uma boa idéia que devera ser desenvolvida. As vezes é apenas um acorde, um arpejo, uma frase e isto será suficiente para disparar em nós  à luz do nosso conhecimento teórico, idéias novas e originais.

Evidentemente, não se pretende esgotar um assunto tão vasto apenas em aulas on-line, mas que esse momento seja suficiente para disparar em nós o desejo e a urgência em aprofundar nossos conhecimentos!!

Abraão Lincoln  é pianista atuante. Atua como pianista correpetidor em diversos coros. Leciona e em diversas escolas e categorias musicais. É Bacharel em Música Sacra com especialização em piano pela FAC. Teológica Batista e FAC FITO.

[email protected]  

Leia também

Campo Harmônico maior

Improvisação ao Piano - Aula introdutória

Arranjos em Piano - Aula I Técnicas de Acompanhamento para Pianistas - Aula II

 

veja também