Irmãos Ortegas lançam CD em prol do Haiti

Irmãos Ortegas lançam CD em prol do Haiti

Atualizado: Segunda-feira, 24 Maio de 2010 as 5:18

Rafael, Matheus e Pedro Ortega, filhos do Pastor da Igreja Cristã da Família e ex-integrante da banda Vencedores por Cristo, Gerson Ortega, estão começando um novo projeto. Eles formam uma nova banda que leva o nome "Ortegas" e está na fase final de produção do seu primeiro CD que tem lançamento previsto para julho deste ano.

O CD é direcionado para o público jovem e tem como objetivo despertar a conscientização do seu papel como cidadão na sociedade. "Os cristãos têm que ser conscientes de que precisa ajudar não só dentro da igreja, mas fora dela também. Queremos atrair as pessoas que não estão na igreja pelo o que eles estão fazendo na sociedade", esclarece Rafael.

Já no primeiro CD eles colocam em prática essa conscientização ajudando as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti. "Eu fui para o Haiti duas vezes. O país está completamente destruído. Caótico. Nós como jovens podemos fazer a diferença nesse mundo. Eu creio nisso", disse Matheus que gravou uma música em 10 Mp3 e levou para os líderes de louvor haitianos cantarem em Kreyòl - a língua deles.

"Nós vamos fazer um clipe. É o pouco que eu posso dar para eles. A gente dá comida, água, mas a gente dá esse ânimo, incentivo. Eu creio que isso pode mudar a vida das pessoas lá".

Rafael revela que grande parte do que for arrecado com as vendas do CD será revertida em doações para os haitianos. E Matheus completa: "Mais do que dinheiro, têm muitas formas de ajudar. Podemos ser criativos ajudando, fazendo clipe e colocando eles na internet. Imagina que coisa doida o haitiano se vendo na internet adorando a Deus, profetizando que vai haver uma mudança no país dele".

O projeto foi vinculado com a organização MAIS (Missão de Apoio a Igreja Sofredora) de BH. E os irmãos afirmam que o primordial do trabalho não é a evangelização, e sim ajudar as igrejas que estão necessitadas.

Ao contrário do que foi falado por missionários evangélicos, eles afirmaram que muitas igrejas evangélicas caíram e a maior parte está trincada. "Muitos cristãos morreram", enfatizou Matheus. "Não tem isso de que Deus protegeu os cristãos. Não é assim que funciona", observou o jovem que não entende a tragédia do Haiti como um castigo de Deus pelas práticas religiosas do país. "Tem muita gente falando que isso é julgamento de Deus por causa do Vodu, por causa das práticas de bruxaria. Eu não creio nisso, eu creio em Mateus 24 que fala dos fins dos tempos. Isso faz parte. Têm doenças, cânceres, terremoto, tudo", afirma.

Estilo Musical

Os irmãos abandonam um pouco do que estavam acostumados a tocar com o pai. O estilo agora é pop rock e visa um público um pouco diferente: jovens e adolescentes. "Mudamos um pouco o nosso estilo porque sempre tocamos com o meu pai, que é um pouco mais tranquilo, na dele. Como fomos tocar para jovens, resolvemos fazer algo mais animado", conta Rafael.

Mas eles não ignoram a influência de Gerson Ortega. "É total. Por andar com ele desde criança, não tem jeito. Nesse CD ele fez os arranjos de corda" disse Rafael que atendeu aos pedidos do pai de inserir instrumentos de tecla. Matheus afirma que a maior influência é a espiritual. "Ele é o nosso pai físico e espiritual. Ele está junto com a gente em todas, ora com a gente, ajuda a ver as coisas boas e ruins. Isso é o maior incentivo que podemos ter", conta.

Por Débora Padoin

veja também