Jó42: Cinco mineiros "Loucos por Jesus"

Jó42: Cinco mineiros "Loucos por Jesus"

Atualizado: Quarta-feira, 3 Junho de 2009 as 12

Por Adriana Amorim

Cinco mineiros de coração e de alma. É assim que a banda Jó42 se define. Harlley Cowboy (guitarra e back-vocal), Thiago di Souza (teclados), Vinicius Melo (vocal e violões), Sanchez (baixo) e Fabio Brittes (bateria), reúnem diferentes preferências musicais, que vão do hard rock ao instrumental, e trazem um som que evidencia a Jó42 no rock gospel nacional. Já em seu primeiro CD, "Agora meus olhos te vêem", lançado em 2003, dividiram o palco com bandas como Apocalipse 16 e Oficina G3. Participaram também de eventos com David Quinlan, Fernandinho, Rodolfo Abrantes, Delirius, Kirk Franqulin e Christafari.

Desde 2006, eles estão "Loucos por Jesus", nome do segundo trabalho, produzido pela própria banda em parceria com Cristiano Caldas. A banda já estreou também clipes das canções " Loucos por Jesus"e "O melhor de Deus está por vir" e se prepara para lançar o vídeo da música "Vou Gritar".

Em entrevista ao Guia-me, o grupo falou sobre o jeito do "mineirim", como se conheceram e a escolha do nome da banda. Atualmente produzindo o terceiro CD, "Em direção ao Céu", conversaram sobre os propósitos e sonhos de Deus para o ministério.

Guia-me: Vocês definem-se como "mineiros de coração e de alma". O que isso significa?                 

Jó42: Mineiros de coração porque amamos a nossa cidade e a forma como é a vida aqui. Por mais que a tecnologia desenvolvimento cheguem, o mineiro tem sempre aquela coisa de interior, de simplicidade, e isso faz com que nosso coração seja mineiro, e de alma porque o mineiro tem essa coisa de se relacionar bem com todo mundo, conversar com todo mundo, de ser do povo, e gostamos disso, mas amamos todos os lugares do Brasil e temos um carinho especial por todos eles e pelas pessoas que sempre nos receberam tão bem.

Guia-me: Como vocês se conheceram? Freqüentavam a mesma igreja?

Jó42: Na verdade, eu (Vinicius), Harlley e Fabinho já nos conhecemos desde a infância. O Thiago e o Sanchez frequentavam a mesma igreja. Em um determinado momento, a banda precisava de um tecladista e conheci o Thiago, que depois trouxe o Sanchez. Hoje todos nós somos membros da Igreja Batista Getsêmani, do nosso Pastorzão Jorge Linhares.

Guia-me: Por que o capítulo 42 de Jó para o nome da banda?

Jó42: O nome foi algo interessante por que todos nós precisamos de algo novo em nossos ministérios, que praticamente estavam mortos, e um dia fizemos uma reunião para escolher um nome para um novo projeto. Tínhamos vários nomes em uma lista e um deles era Jó, mas não dava sentido nenhum, então um pastor amigo nosso nos deu a sugestão de colocar Jó42, que é capitulo da transformação da historia de Jó, e todo mundo votou no mesmo nome e ficou até hoje Jó42.

Guia-me: Quais são as referências musicais do grupo? Há gostos muito particulares na banda?

Jó42: Isso é algo bem legal porque nós temos as inflêencias de toda a banda e as influências particulares de cada um. Por exemplo, o Sanchez gosta muito de música instrumental e o Fabinho já gosta de algumas linhas de rock bem pesado, mas basicamente somos influenciados por sons como "Jars of clay", "Dc talk", "Third day", "Delirious?" e por aí vai.

Guia-me: Logo no início da trajetória, vocês estavam no palco ao lado de bandas reconhecidas como Apocalipse 16 e Oficina G3. Como não permitir que esse destaque e reconhecimento atrapalhem o verdadeiro propósito de Deus para o grupo?

Jó42: Primeiro, como cristãos devemos entender que tudo que fizermos tem que ser para honra e glória de Cristo, a alegria é nossa, mas a glória pertence a Deus, e é isso que nos motiva a continuar sempre. Mas é um desafio tocar com esses grupos que são grandes referencias até mesmo para nós e sabemos que eles estão aí pra fazer a mesma coisa, mostrar Jesus através das canções.

Guia-me: Quem compõe as canções da Jó 42?

Jó42: As canções são compostas por mim e pelo Harlley, e depois apresentamos para a galera, se aprovadas, partimos para parte de arranjos, que é feita por toda a banda.

Guia-me: O segundo CD traz o título "Loucos por Jesus" e uma canção com o mesmo nome. Como foi a escolha do tema? Com quem ele quer falar?

Jó42: Na verdade, "Loucos por Jesus" é uma visão dos jovens da nossa igreja. Tudo começou com o livro do nosso pastor de jovens Lucio Barreto Jr. que conta as histórias dos mártires e das pessoas que morreram por amor ao Evangelho e que acabaram sendo chamadas nos Estados Unidos de "Jesus freaks", a tradução que mais se adapta é "Loucos por Jesus". Então, começamos uma chamada para os jovens serem loucos por Cristo e pela mensagem de salvação. Daí, nasceu a canção "Loucos por Jesus", que deu nome ao nosso segundo CD e virou a canção tema da mocidade e do congresso que temos anualmente e reúne milhares de jovens do Brasil inteiro. Essa é a mensagem que queremos passar, existem loucos por tudo nesse mundo: religião, futebol, ideologias e até loucos por nada, mas nós somos loucos por Jesus.

Guia-me: Em que fase está a produção do novo trabalho de vocês? Qual a previsão de lançamento?

Jó42: O terceiro CD já está quase aí, a parte de produção musical e artistica já está pronta, estamos em fase de finalização da parte burocratica e já entra em produção nos próximos dias. Creio que no final do mês de julho já estaremos com mais esse projeto pronto.

Guia-me: Qual será o título? Qual o perfil deste novo álbum?

Jó42: O titulo do proximo album é "Em direção ao Céu", achamos que precisamos nos preparar em todos os momentos para nos encontrarmos com Cristo. Então, é uma chamada para uma vida de santidade e de levar a palavra de Cristo a todas as pessoas possíveis. É um disco mais maduro, com letras desafiadoras e continua alegre como tudo que nós fizemos até hoje.

Guia-me: Quais são os próximos sonhos de Deus para a banda?

Jó42: Creio que os nossos principais sonhos agora são começar um tour do próximo disco, já estamos preparando um clip de uma das canções e, para um futuro, quem sabe, um DVD, mas o principal é sempre falar de Jesus e que mais pessoas acheguem-se a Cristo através do nosso som.

Assista ao clipe de "Loucos por Jesus"

veja também