Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos

Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos, em Fortaleza (CE)

Atualizado: Terça-feira, 21 Janeiro de 2014 as 2:59

Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicosNa última segunda-feira, 20/01, a Igreja Batista Comunidade do Amor, recebeu os guitarristas Juninho Afram (Oficina G3) e Johnatha Bastos - conhecido por sua história de superação de uma má-formação nos braços para conseguir tornar-se um instrumentista reconhecido nacionalmente - para um workshow (workshop + show).
 
Organizado pela Nobre Music, o evento contou, logo de início com a abertura de Johnatha Bastos, que impressionou a plateia com o seu talento, ao tocar teclado, acompanhado pelo playback de uma música composta por Alexandre Aposan (baterista do Oficina G3).
 
Logo em seguida, o jovem instrumentista tocou guitarra, mostrando a técnica por ele desenvolvida e adaptada, para conseguir tocar o instrumento com os pés.
 
Ao comentar sobre sua história de superação, Johnatha explicou que o que o motivou a persistir na realização de seus sonhos em relação à música foi a necessidade de "sair dos padrões".
 
"É muito legal eu poder tocar aqui para vocês e não só mostrar a superação que eu alcancei, mas também a importância de sair dos padrões. Eu precisei sair dos padrões. Tocar guitarra com as mãos - por exemplo - é um padrão e eu precisei fazer diferente disso", explicou o músico.
 
Porém Johnatha explicou que não necessariamente um obstáculo físico apresenta tal necessidade ao músico.
 
"Muitas vezes, quem toca com as mãos também precisa sair dos padrões. Você precisa fazer algo diferente, que ninguém ainda tenha feito, porque cada pessoa é única. Você vai fazer de um jeito que ninguém mais faria, porque Deus nos fez, cada um de maneira única", disse.
 
Juninho Afram
Ao subir ao palco para se apresentar, Juninho Afram expressou sua alegria em ver o exemplo de Johnatha e aproveitou para alertar os jovens músicos que alí estavam.
 
"Vocês acham que ele conseguiu chegar a este nível de quê maneira? Jogando videogame? Passando o dia no celular? Não! Ele se dedicou, estudou bastante! Vejo muitas pessoas que querem tocar bem, mas não querem estudar", lembrou.
 
Juninho ainda falou sobre a importância de se pensar sobre os dons e talentos. O músico destacou que Deus cria cada ser humano com suas aptidões individuais.
 
"Todo mundo tem um talento. Com certeza você tem o seu, mas precisa descobri-lo e trabalhar nele", afirmou.
 
Patrocínio
Respondendo a algumas perguntas da plateia, Juninho foi questionado sobre "como é possível um músico conseguir o patrocínio de uma marca de instrumentos?". O guitarrissta destacou que muitos instrumentistas no Brasil têm um conceito errado a respeito do surgimento destas oportunidades.
 
"Muitos querem conseguir o patrocínio antes de se destacar na música. Na verdade o caminho é o contrário. Você precisa mostrar primeiro o seu trabalho e depois que as marcas de instrumentos te conhecerem, vão te fazer propostas", alertou.
 
Porém o músico também chamou a atenção dos músicos para o perigo de se associar com uma marca que não seja exatamente o seu estilo.
 
"Não precisa ir aceitando qualquer proposta. Pode experimentar o instrumento por um tempo e se não gostar, seja sincero e diga: 'não me identifiquei com o produtor'. Esta atitude é muito mais honesta que ficar preso a uma marca que você não goste e se manter nesta mentira", destacou.
 
Ao finalizar a sua participação, Juninho convidou Johnatha Bastos ao palco e tocou algumas músicas com ele. Além disso, o músico lembrou que não queria que estes pontos por ele abordados em sua apresentação soassem como uma "bronca", mas sim como uma orientação.
 
Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos
 
Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos
 
Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos
 
Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos
 
Juninho Afram fala sobre perseverança e incentiva jovens músicos
 
Por João Neto - www.guiame.com.br

 

veja também