É impressionante a quantidade de gente que me pergunta ao vivo e em cores, pelo twitter ou de qualquer outra maneira o porquê de eu escrever D-s desta maneira.
Foi uma das pequenas coisas simples que o meu rosh edson nunes jr. me ensinou.
O respeito que se tem no judaísmo pelo nome de D-s é algo impressionante e simplesmente lindo. apenas para exemplificar: os rolos do mar morto que foram encontrados entre 1946-1956 são parte do legado que os essênios (entre 150AC e 70AD) nos deixaram. eles levavam o nome de D-s a sério a tal ponto que, enquanto copiavam os rolos das Sagradas Escrituras, quando chegavam ao tetragrama sagrado (o nome de D-s) eles paravam de copiar, tomavam um banho para se purificar, faziam uma oração específica, usavam uma pena e uma tinta diferente e, somente então, escreviam o nome de D-s.
Além disso... na Bíblia hebraica o rolo da Torá não possui vogais então esta é uma maneira usual em todo o mundo dos judeus escreverem o nome de D-s como forma de respeito.
Uma vez, lendo o encarte de um dos meus cantores prediletos (kurt elling) eu vi que ele também escrevia desta maneira e foi quando eu resolvi aderir
[em inglês ficaria "G-d", em alemão "G-tt", etc.]
Por Leonardo Gonçalves
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições