Leonardo Gonçalves se alegra em ser o tradutor do Gaither no Brasil

Leonardo Gonçalves se alegra em ser o tradutor do Gaither no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 11:35

Além de cantor e compositor, Leonardo Gonçalves também se mostra feliz em atuar com outras funções. Uma delas é a de tradutor. Pastores, cantores e grupos internacionais que vêm ao Brasil (em sua maioria no estado de SP) para participar de eventos contam com a ajuda do músico para terem suas ministrações traduzidas. Grande e recente exemplo que pode ser lembrado é o do último show de Michael W. Smith no Brasil. Leonardo deu sua contribuição ao evento, traduzindo as pregações / ministrações do norte-americano.

Com a vinda do Gaither Vocal Band ao Brasil, Leonardo Gonçalves tem mais uma oportunidade de exercer essa atividade que julga ser tão prazerosa para ele. O cantor será tradutor de uma apresentação do grupo no IAENE (Faculdade Adventista da Bahia) e postou um texto sobre tal chance em seu blog oficial. Segundo demonstra no texto, a satisfação desse trabalho é ainda maior porque se assume fã de todos os integrantes do Gaither.

Confira o texto na íntegra:

Gaither…

pra quem me acompanha por aqui já deixou de ser novidade o quanto eu amo traduzir cantores/artistas que vêm de fora para o brasil... além de ter a oportunidade única de ser "a voz em português" destas pessoas, tenho de quebra a oportunidade de lhes apresentar o brasil, país este que amo tanto... e, claro, o que mais gosto é a oportunidade de usar tudo isto como pretexto para conhecer mais de perto pessoas às quais eu admiro.

desta vez terei a oportunidade de traduzir o gaither vocal band!!! (que alegria, rs.!) pena que só vou poder traduzi-los no iaene, rs...! (mas é por culpa minha! bem que o sinval me convidou...)

pra quem me conhece de perto, sabe que, por uma simples questão de gosto, eu não sou lá tão chegado em nada que contém o rótulo de música "country", mas a seguir pelo menos 3 razões pelas quais este evento do gaither vocal band no brasil é simplesmente imperdível:

razão número 1:

bill gaither... a maior lenda viva da música cristã! completou 75 anos de idade nesta segunda-feira… e ainda cheio de vigor e na ativa... sabe aquelas músicas cristãs que o elvis cantava e que hoje estão no hinário de quase todas as denominações? "tocou-me", "porque Ele vive", "o Rei vem vindo", "não desistir"... todas elas composições dele! vale a pena ir só pra ver este homem ao vivo e em cores! é a primeira vez que eles vêm ao brasil... sabe a sandi patty, amy grant e tantos outros?! todos frutos do ministério deste homem de D-s...

razão número 2:

michael english... o ano era 1994 e eu tinha acabado de me mudar de volta ao brasil e recém entrado no coral jovem do iasp... estava literalmente engatinhando, vocalmente falando. assisti uma fita de video (muito antes da chegada do dvd) do "new young messiah" que era uma versão adaptada e modernizada do"messias" de händel... na música do michael english "lift up your heads, oh ye gates"eu fiquei simplesmente embasbacado (como diria meu pai)! jamais havia escutado um branco fazendo melismas, dentro da escala pentatônica... me lembro que literalmente pensei: "caramba... eu não sabia que era permitido a um branquelo fazer isso! EU QUERO SER UM DESSES! branco que faz melismas!!!" e foi a partir deste dia que comecei a treinar melismas. e foi "com" michael english (escutando incansavelmente a música "surely He hath borne our griefs" do mesmo cd) que aprendi a fazer vibrato que eu, antes disso, não sabia fazer. talvez michael english seja a pessoa mais importante na minha formação vocal, especialmente nestes primeiros anos... (detalhe: sabe aquele dueto "creio em Ti" que gravei em 2001 com o sergio saas? foi originalmente gravado por ele como "i'll believe in You")

razão número 3:

david phelps... simplesmente o melhor 1o tenor (branco) do planeta. sem comentários. só assistam este link da música "let freedom ring" a partir de 3:37 minutos... tem uma história engraçada em que eu, tentando alcançar este agudo treinando na minha casa, ainda no ano 2000, quando morava no interior de são paulo, desmaiei duas vezes, rsrsrsrs…!!! (não desisti nem depois da primeira desmaiada, rs.!) mas esta história fica pra outro dia…

ainda tem ingressos para a primeira sessão de sábado, agora, na AD do bráz, em são paulo... pegue as informações no banner acima e garanta o seu ingresso… será imperdível. simples assim!

além de traduzi-los no iaene hoje à noite, já garanti meus ingressos pra sábado, também... estarei lá, sem sombra de dúvidas, na primeira sessão às 15hs (também vacilei e não consegui ingressos pra sessão das 19h, rsrsrs...)

Por Leonardo Gonçalves

veja também