Ministério Em Sua Presença busca o despertar da adoração na Igreja

Ministério Em Sua Presença busca o despertar da adoração na Igreja

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 10:58

“Priorizamos o ensino de princípios bíblicos em detrimento da técnica”. Com esse foco, o Ministério Em Sua Presença tem buscado preparar ministérios de louvor e outros tipos de arte que se manifestam na Igreja.

Em entrevista exclusiva ao Guia-me, Melissa Guimarães – fundadora do projeto junto a seu marido, Dino Guimarães - , residentes em Fortaleza (CE) e conta com o apoio de pastores como Carlos Queiroz e Adhemar de Campos, falou sobre os seus objetivos como grupo de ensino, a forma como são pastoreados e as diculdades e fatores gratificantes que têm encontrado em sua caminhada.

Confira a entrevista na íntegra:

Quando surgiu a ideia de fundar um projeto de ensino como o Em Sua Presença?

Quando começamos a sair das quatro paredes para ministrar em outras igrejas e cidades, percebemos a dificuldade encontrada por cada uma delas e isso começou a incomodar nossos corações. Enquanto tinhamos tanto em nossa igreja local, outros irmãos passavam por tantos desafios e a falta de treinamento era a principal delas. Fizemos treinamento em algumas delas e nasceu um sonho de oferecer esse treinamento em forma de escola, de maneira formal. Nosso foco é o sertão nordestino. Levando água a quem tem sede.

Vocês contam com o apoio do Pr. Adhemar de Campos como um “pai de oração” de vocês. Como se formou esse vínculo?

Sim. Na verdade, desde que demos início ao ministério, alianças com pessoas de todo o Brasil tem surgido. Nosso relacionamento com o Pr. Adhemar e Aurora já existia mas nada tão próximo. Após o primeiro evento promovido pelo ministério, onde troxemos o casal como convidados, esse vínculo se estreitou. Pr. Adhemar assumiu a posição de paternidade espiritual sobre nossas vidas e tem sido muito presente desde então. Nos falamos periodicamente, tentamos estar em SP sempre que possível e ele em Fortaleza, compartilhamos os projetos e nos aconselhamos com eles sempre. Para nós, além de uma segurança, é a certeza do cuidado de Deus com nossas vidas. Orávamos por uma cobertura ministerial, mas confesso que nunca pensávamos que seria alguém tão relevante e tão influente em nossa "história" ministeial. Afinal de contas, quem não foi influenciado direta ou indiretamente pela vida do "Papai Dhema" ?

Além de receber o apoio do Pr. Adhemar de Campos, vocês também têm sido ministrados pelo Pr. Carlos Queiroz. Como se dá esse acompanhamento? Ela se diferencia em algum fator do apoio dado pelo Pr. Adhemar? Se sim, em quê?

Sim, se diferencia. Especificamente para mim e Dino por ser nosso pastor e amigo. Congregamos na Igreja de Cristo que ele pastoreia e temos sido pessoalmente impactados por seu exemplo de vida, temos compartilhado da visão ministerial com ele e temos aprendido muitíssimo com sua sabedoria e experiência. Brinco que quando crescer quero ser igual a ele. Em relação ao restante do ministério por sua experiência no trabalho com comunidades carentes no sertão nordestino e maneira de desenvolver a caminhada ministerial. Ele tem ministrado em nossos encontros e será um dos professores da Escola de férias que estaremos realizando em julho deste ano.

No método de ensino de vocês, qual relevância é dada para a técnica e a espiritualidade?

Priorizamos o ensino de princípios bíblicos em detrimento da técnica. 70% do tempo de treinamento é dedicado em tratar o caráter do adorador e apenas 30% para a parte técnica. Gostaria de salientar que nos detemos ao estudo de princípios e nunca doutrinas, tornando a escola de fácil aceitação em todas as denominaçõves.

Nas experiências de ministrações das aulas de vocês, quais são as principais dificuldades que vocês têm encontrado junto aos ministérios de louvor? Em que vocês têm sentido mais necessidade de trabalhar?

Sem dúvida alguma é a vida pessoal com Deus. A grande maioria dos ministérios, quer sejam de louvor, dança ou teatro, tem seus membros vinculados a instituição e não a Deus. Isso é um problema sério que se agrava a medida que problemas internos vão surgindo. Daí vem o desânimo, falta de compromisso, problemas de relacionamento, etc. Nossa tentativa tem sido trazer um despertamento para o retorno ao secreto, a importancia da presença, daí o nome do ministério, Em Sua Presença.

Como uma igreja / ministério de louvor pode receber a ajuda de vocês? O que é preciso fazer?

O convite deve partir do pastor da igreja. Oferecemos treinamento nas áreas de louvor, musicalização infantil, teatro, dança, comunicação, foto, vídeo e produção de eventos. O contato pode ser feito via email: [email protected]  ou pelo telefone 85 30217007. EM JULHO DESTE ANO, DOS DIAS 4 AO 15 ESTAREMOS PROMOVENDO A ESCOLA EM SUA PRESENÇA EM PARACURU/CE. CONTAREMOS COM A PRESENÇA DE ADHEMAR DE CAMPOS, CHRISTIE TRISTÃO - ESCOLA ADORANDO, EMERSON TOSCHI - MINISTÉRIO ARCA, DINO E MELISSA GUIMARÃES - MINISTÉRIO EM SUA PRESENÇA, ORLANDO NERI E DANIEL ALMEIDA- IBC FORTALEZA, RAFAEL CONRADO, JÚLIA RIBAS - PROJETO ADORADORES E OUTROS. A ESCOLA RECEBERÁ ALUNOS DE TODO O NORDESTE E OFERECERÁ BOLSA INTEGRAL PARA LUNOS DO SERTÃO NORDESTINO.

Para fazer contato com o Ministério Em Sua Presença, acesse:

http://www.emsuapresenca.com.br

http://twitter.com/EmSuaPresenca

http://twitter.com/Mel_Guima

http://twitter.com/Dino_Guima

Email: [email protected]

Por João Neto – www.guiame.com.br

veja também