Música gospel agita comunidades do Rio de Janeiro

Música gospel agita comunidades do Rio de Janeiro

Atualizado: Quinta-feira, 10 Março de 2011 as 3:32

O Rio de Janeiro vive uma atmosfera de fé e esperança. Além da expectativa do legado da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, a cidade vive um momento em que esta focada na diminuição da violência, em virtude a instalação de Unidades Pacificadoras nas comunidades carentes que eram usadas como base para atuação de traficantes.

Após a onda de violência que aterrorizou o Estado no final de 2010, quando a cidade viveu o ápice de todos esses anos como refém de criminosos, a situação se agravou, fazendo com que não só o Complexo do Alemão, mas toda a cidade vivenciasse momentos de terror por causa de uma série de ataques.

Após uma megaoperação da polícia, os traficantes foram expulsos dos morros e a violência controlada. Agora, cariocas desfrutam de uma nova realidade e os moradores das comunidades começam a reconstruir sua vida.

No início de 2011 diversos eventos evangélicos foram realizados mostrando para os seus moradores como é maravilhoso servir a Cristo e projetar sua nova vida com base nos propósitos do Senhor.

O Supergospel acompanhou as noticias relacionadas a esses eventos e publica agora um resumo dessas atividades:

Dia 6 de fevereiro – Show Gospel no Complexo do Alemão com diversos cantores

Um show com os cantores evangélicos Janaína Brandão, Giselle Nascimento, Marquinhos Gomes, Francine Rocha e o também senador Marcelo Crivella, aconteceu na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão.

A organização do evento divulgou um público de aproximadamente 10 mil pessoas no local.

Dia 14 e 15 de fevereiro – Pregador Luo visita sede do AfroReaggae em Vigário Geral e realiza evento em Rio das Pedras

O rapper Pregador Luo esteve visitando o Centro Waly Salomão que faz parte do núcleo cultural AfroReaggae. O líder do Apocalipse 16 conheceu a comunidade e as instalações, onde também conferiu as apresentações dos grupos locais, “Afro Lata”, “Akon”, “Afro Samba” e “Makala Música e Dança”. Aproveitando a oportunidade Luo fez uma jam session com o grupo “Afro Samba”. No dia seguinte participou do evento "Livre para Adorar" no Castelo das Pedras em Jacarepaguá.

Dia 19 de fevereiro - Show Gospel em Vigário Geral com Kleber Lucas

O cantor e pastor Kleber Lucas sacudiu a Praça Tropicalismo, no coração da comunidade de Vigário Geral, no Rio de Janeiro. Em show organizado pelo Grupo Cultural Afroreggae, o cantor apresentou seus grandes sucessos e ainda contou com a participação especial da cantora Fernanda Brum. Foi o primeiro show gospel realizado na comunidade, que ainda não é pacificada.

Foi uma noite marcante e revigorante para Vigário Geral, que recebeu o intérprete com muito carinho, cantando todas as suas músicas. Kleber também compartilhou um pouco sobre sua história de vida e superação, emocionando o grande público. "Eu estou impactado com isso tudo. Com esse lindo trabalho do Afroreggae. E a comunidade pode se acostumar comigo...", compartilhou Kleber Lucas.

A organização do evento também ficou impactada com a ministração do artista que mostrou a qualidade da música gospel, através de lindas mensagens de fé, esperança e amor. No repertório, grandes sucessos como "Seguir Com Fé", "Aos Pés da Cruz", "Te Agradeço", em quase três horas de show. Que teve a participação também dos irmãos e cantores Lucas e Débora.

Além do diretor do Afroreggae, José Junior, e toda a sua produção, também prestigiaram o evento o Senador Eduardo Suplicy e o apresentador do Multishow, Beto Chaves. Certamente, este é o primeiro de muitos... "Queria agradecer a parceria e vamos fazer ainda mais juntos. Tô com algumas idéias", publicou José Junior em seu twitter (@JJAfroReggae).

Dia 19 de fevereiro – Pastor Silas Malafaia realiza Cruzada Evangelística na Vila Cruzeiro

Após a onda de violência que aterrorizou a Vila Cruzeiro no final de 2010, essa comunidade no bairro da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco da “Cruzada Vida Vitoriosa para Você”, realizada pela Associação Vitória em Cristo, no Campo do Ordem.

O objetivo desse evento foi somar forças com a sociedade e ser um instrumento de bênção para a Vila Cruzeiro. É essa mensagem de ânimo que o pastor Silas Malafaia ministrou no dia do evento, após um período de louvor e adoração com Nani Azevedo, Rachel Malafaia, Eyshila, Marco Aurélio, Pr. Jairinho e Jozyanne.

Dia 26 de fevereiro - Diante do Trono no Complexo do Alemão

Por questão de segurança, o Ministério de Louvor Diante do Trono (DT) havia cancelado um evento programado para o dia 18 de dezembro, no Complexo do Alemão. No comunicado, o DT apoiava a ocupação feita pelas polícias na região e ressaltava que uma apresentação naquele momento delicado poderia ser prejudicial.

"A polícia ainda procura bandidos, armas e drogas. E um evento como este seria uma grande oportunidade para que pessoas ligadas ao crime organizado se misturem ao público, fugindo com drogas e armas com muita facilidade, o que comprometeria a ação de ocupação, que até agora tem demonstrado grande sucesso", dizia um trecho da nota.

Dois meses e meio depois o evento foi realizado e o Ministério de Louvor Diante do Trono ministrou a palavra de Deus no Complexo do Alemão.

O evento RIO CONTRA DENGUE foi realizado no Campo do Sargento a partir da parceria entre o Governo do Estado, o AfroReggae e a Globo Rio. Foram mais de três horas de ministração. A mensagem foi deixada nos corações dos que estiveram ali.

A programação teve início à tarde com várias ações relacionadas à prevenção e formas de combate à dengue. Além disso, foram montadas tendas com brincadeiras que trouxeram um divertido entretenimento.

À noite o DT e convidados conduziram a festa. Aqueles momentos foram diferenciados para Ana Paula Valadão. “Cantar no Complexo do Alemão foi uma das experiências mais marcantes da minha vida! As pessoas ali reunidas participavam intensamente, e mesmo nas janelas das casas, morro acima, muitos recebiam as palavras de vida que proclamamos. Foi um culto alegre, livre, marcado pela gloriosa presença e direção do Espírito Santo”, comemora Ana Paula.

A líder do DT ainda expôs a admiração dos responsáveis pelo evento em vê-la ministrando no palco com suas amigas Pra. Ludmila Ferber e Pra. Fernanda Brum. “Na nossa unidade testemunhamos o amor cristão e isso impactou os organizadores, que não estão acostumados a ver artistas compartilhando os holofotes. Mas nossa motivação é outra, nossa estrela é Cristo, e é o Reino dEle que estamos construindo, não o nosso!”, afirma Ana Paula.

E os frutos desses eventos parece que irão prolongar durante o decorrer do ano...

Dia 7 de maio

Com o propósito de quebrar barreiras e preconceitos a cantora Fernanda Brum anunciou que seu novo DVD será gravado na favela do Vigário Geral no Rio de Janeiro. A data da gravação está marcada para 07 de Maio e será intitulado “Glória in Rio“.

No DVD estarão participando Jairo Bonfim, Kléber Lucas e o rapper Pregador Luo, além disso grupos da região como o “Afro Lata” e “Afro Mangue” também participarão do evento.

veja também