Nengo Vieira traz a essência do gospel reggae

Nengo Vieira traz a essência do gospel reggae

Atualizado: Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2008 as 12

Por Claudia Moraes

Nengo Vieira é hoje referência do gospel reggae. Nasceu no interior da Bahia e desde os oito anos de idade já fazia saraus para vizinhos e familiares. Foi influenciado pelos elementos da música negra, desde o blues, soul, funk, ska e rock, passando pela MPB.

Trabalhou com diversos artistas como arranjador, instrumentista e compositor (algumas canções se tornaram hits como é o caso de Basta Man, Somos Libertos, Chegada), como Edson Gomes (Fala Só de Amor), Sine Calmon (Divino e Roda Pião), Tribo de Jah (participação no disco "Reggae na Estrada" , tocando guitarra, baixo e bateria em algumas faixas), Novos Bárbaros, Camisa de Vênus, Zezé Mota, Chico Evangelista, Zelito Miranda, Lazzo, entre outros.

Em meio a esta diversidade cultural, hoje, Nengo usa todo o seu conhecimento em canções gospel. Em 2007, gravou o seu quinto CD "Avivamente" , pela Bola Music. Suas músicas falam sobre a natureza; questões de cunho social; e amor incondicional, transmitindo uma serena alegria e um fiel compromisso com o Deus Eterno.

Guia-me- Como foi a sua conversão, diante da diversidade de religiões na Bahia?

Nengo Vieira- Tinha uma formação católica e apesar de conviver com a diversidade de religiões afro-descendentes, foi durante o convívio no meio musical, que um amigo começou a ler a Bíblia  para mim. E mesmo fumando muita maconha, passei a conhecer a Palavra e tive um encontro com Jesus na minha casa, quase dez anos depois.

G- Como era sua vida antes, costumava tocar com bandas seculares?

NV- Minha vida sempre foi ligada à música, aos sete anos aprendi tocar violão, aos 12 já tava tocando em bailes. Passei a ser músico profissional muito jovem e tocava com várias bandas e cantores seculares em bar, trios, bailes, restaurantes, shows, estúdio de gravação.

G- Nesta época você já tocava reggae?

NV- Conheci a música reggae em 1977 e a partir daí passei a pesquisar e entender o ritmo. Foi aí que me aprofundei intensamente, até começar a compor, arranjar e cantar o reggae music... Foi tudo muito intenso.

G- Qual a principal mudança em sua vida?

NV- O primeiro milagre de Jesus foi transformar a água em vinho, e quando somos alcançados por Ele, há uma mudança notória e radical. Foi daí que busquei ter um relacionamento com Jesus e assim minha transformação não parou mais de acontecer até os dias de hoje.

G- Como foi a opção de tocar só gospel?

NV- Na real foi uma escolha sábia. Quando me converti, entendi que precisava ter um apoio amplo das lideranças e irmãos. Não foi fácil, pois não larguei de tocar o reggae, que para muitos era música do mundo. Mas foi um período de crescimento e experiência, para que hoje, em baixo da cobertura do ministério Bola de Neve, possa ser enviado por Deus para levar as boas novas do Reino em qualquer lugar... Basta Deus enviar, pois agindo o Senhor quem impedirá?

G- Por que resolveu se mudar para São Paulo?

NV- Essa mudança não foi uma escolha minha. Foi o cumprimento das promessas e planos de Deus para minha vida espiritual, familiar, profissional e ministerial, como Ele havia prometido. Hoje, sou diácono da Igreja Bola de Neve Guarujá, juntamente com o Pr Felipão, onde trabalho na obra ministrando louvor, pregando a Palavra de Deus e tenho um ministério de evangelismo através do reggae...

G- Como se deu o processo de gravação do CD "Avivamente" ?

NV- O CD "Avivamente" foi um milagre de Deus! Eu havia acabado de lançar o CD "Chama" , e nem repertório tinha, quando fui convidado pelo Ap. Rina para gravar esse CD. Agindo Deus, realmente o milagre acontece!

G- Tem alguma música que te marcou mais neste último CD? Por qual motivo?

NV- Sim! Tem a musica "Deus de Abraão" que, apesar de ser uma profunda adoração ao Pai, é alegre, espontânea, contagiando as vidas por onde temos passado... um planta e o outro rega, mas Jesus dá o crescimento... Glória a Deus !!!!!

  Contato Nengo Vieira: (11) 8936-5464

veja também