O que a Igreja deve cantar?

O que a Igreja deve cantar?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” (2 Timóteo 3.16)

1. A igreja deve cantar a palavra de Deus

Algumas razões porque devemos cantar a palavra:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” (2 Timóteo 3.16)

Deus trabalha em nossas vidas através de sua palavra “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5.39)

O Senhor nos deu sua palavra para que pudéssemos conhecê-lo “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17)

O Senhor nos santifica através de sua palavra “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17) N.V.I.

A palavra de Deus é nossa fonte de fé “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31,32)

“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.” (1 João 2.14)

Deus nos deu sua palavra para que por ela cheguemos à maturidade espiritual “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à C idade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles  e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.” (Mateus 4.1-11)

Deus nos deu sua palavra para que por ela sejamos vitoriosos diante das dificuldades e das tentações “...as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida.” (João 6.63)

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)N.V.I

A palavra de Deus tem vida própria 2. A igreja deve cantar o reino de Deus

Mt.4.17  Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Mt.9. 35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

Mt.24. 14  E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

A mensagem do reino de Deus traz em seu conteúdo o governo de Deus; a cruz; obediência; santidade; renuncia; arrependimento; etc.

Esta era a mensagem de Jesus. Este é o evangelho.

Esta mensagem deve ser cantada pela igreja.

Viveremos a mensagem a que estamos freqüentemente expostos.

3. A igreja deve cantar louvores.

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. (Sl.136.1);

falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, (Ef.5.19).

Louvar significa elogiar. O Senhor é digno de louvor.

Louvor é uma expressão de gratidão.

A gratidão é extremamente importante em nossa relação com o Senhor.

A igreja que aprendeu a importância do louvor não tem tempo para pecados como queixa, fofoca, crítica, murmuração, etc.

4. A igreja deve cantar o que coopera para a centralidade em Cristo Jesus.

Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus. (Mt.17.8);

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Hb.1.1-4); olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hb.12.2).

Jesus é tudo. Ele não é apenas um detalhe importante da igreja. Ele é a vida da igreja; é o cabeça da igreja; é o Senhor da igreja; o Salvador da igreja; o sustentador; o modelo, etc.

Toda atenção deve ser voltada para Jesus. Ele é o centro de tudo.

5. A igreja deve cantar o propósito eterno de Deus. nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, (Ef.1.11);

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, (Ef.3.8-11);

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Rm.8.29).

Uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai.

Unidade, quantidade, qualidade e finalidade.

Jesus em cada uma destas etapas.

Como a igreja precisa ver o que Deus vê; ver como Deus vê!

Quando a igreja canta o propósito de Deus fica mais fácil de atingir o alvo.

6. A igreja deve cantar um cântico novo.

Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras. (Salmos 96:1);

Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. (Salmos 98:1);

Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra... (Isaías 42:10).

Onde está o cântico novo? No projetor? O cântico novo está no coração do verdadeiro adorador. A igreja deve manter a chama acesa e o espírito e os lábios prontos. Sempre. (Sl.34.1).

A igreja deve fluir em novos cânticos ao Senhor constantemente (Ef.5.18-20).

Composição musical.

Sem querer lançar fundamentos quero dar um testemunho de nossa experiência com o Senhor:

1. A inspiração e revelação do Espírito Santo através da palavra;

2. Submissão e cooperação com a autoridade espiritual;

3. Intensidade na vida como corpo de Cristo;

5. Sensibilidade nas lições que o Senhor nos dá através das “circunstâncias” da vida;

A musicalidade tem servido como um recurso para apoio dos itens citados acima .

No amor de Jesus, Daniel Souza.

Por Daniel Souza - ministro de louvor, cantor e pastor de uma comunidade de discípulos, em São Vicente (SP)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições