Piraí Fest começa na próxima semana com show de André Valadão

Piraí Fest começa na próxima semana com show de André Valadão

Atualizado: Sexta-feira, 7 Outubro de 2011 as 7:24

A tradicional festa de gastronomia de Piraí, o Piraí Fest, acontece na próxima semana, de 13 a 17 de outubro. O evento, que chega a sua 10ª edição, já é consagrado como um dos mais importantes festivais de cultura e gastronomia do estado. Este ano, as principais atrações serão os shows de Alexandre Pires, Serjão Loroza, Tuca Fernandes (ex-Jamil), Martinho da Vila, Quizomba, Sururu na Roda e Paula Fernandes.

A programação traz uma série de novidades, segundo a prefeitura, visando dar mais comodidade e tranquilidade ao público. Entre elas a antecipação para o início da tarde, diariamente, do movimento no principal palco, o Centro de Eventos, na Vila das Palmeiras, conhecido como Tutucão.

A abertura será na quinta-feira (13), com show do cantor gospel André Valadão; na sexta, Alexandre Pires; no sábado, Serjão Loroza, Tuca Fernandes (ex-Jamil) e Martinho da Vila; e no domingo, Quizomba, Sururu na Roda e Paula Fernandes. Haverá ainda, ao longo dos quatro dias de festa, apresentações de bandas regionais nos palcos das Praças de Sant'Ana, da Preguiça e Getúlio Vargas e do Centro de Eventos.

Outra novidade da 10ª edição do Piraí Fest é que as grandes choperias ficarão concentradas apenas no Centro de Eventos. Mas, este ano, haverá venda de chopp também nas barracas instaladas nos demais locais do evento.

De acordo com a Comissão Organizadora do Piraí Fest, a decisão de levar para o Centro de Eventos, na Vila das Palmeiras, parte da programação que ocorria no centro da cidade tem como objetivo facilitar o trânsito de pessoas nas ruas, dar-lhes mais comodidade, tranquilidade e segurança. Com o crescimento do público do festival - cerca de 100 mil no ano passado -, as pessoas tinham dificuldade de locomoção, principalmente nas proximidades das choperias.

- Queremos que as pessoas que venham ao Piraí Fest tenham o máximo de conforto, tranquilidade e segurança possíveis. Que todos se divirtam e curtam as atrações com o maior prazer, sem problemas. Essa é nossa meta e por nos preocuparmos sempre com isso o Piraí Fest ganhou a projeção que tem hoje, consagrando-se como um dos melhores do Estado - afirmou o Secretário de Esporte e Lazer e presidente da Comissão, Dimitrius Vidal Silva.

Embora a programação comece no dia 13, com show gospel, a partir das 19h, na Praça de Sant'Ana, a abertura oficial será no dia 14, às 18h, na Praça da Preguiça, considerado o polo gastronômico da festa, com a presença do vice-governador Luis Fernando Pezão e do prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca).

Na parte de gastronomia, já estão confirmados os chefs dos dois Festins, realizados anualmente na Casa de Visita da Light, em Ribeirão das Lajes, com reserva de convite. No dia 13, quinta-feira, será o jantar da Boa Esperança, com os chefs Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, de São Paulo, e Daniela Martins, do Lá em Casa, de Belém do Pará. Na sexta, no jantar internacional, a cozinha estará sob o comando do francês Roland Villard, do Lê Pré Catalan, do hotel Sofitel de Copacabana. O restaurante popular, na Praça da Preguiça, terá menu preparado por Teresa Paim, do Terreiro da Bahia, e Damien Montecer, do Térèse, de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Confirmada mais uma vez também a presença de Chico & Alaíde, com seu cardápio de bolinhos, entre eles o Maravilhosa Piraí, feito especialmente para o Piraí Fest.

veja também