Produtor Rick Bonadio relembra trabalho com a banda Resgate

Produtor Rick Bonadio relembra trabalho com a banda Resgate

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 2:22

O famoso produtor Rick Bonadio, conhecido por lançar no mercado bandas como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, CPM 22 e NX Zero,lembrando seu inicio de carreira citou o trabalho com Resgate. A parceria se deu nos dois primeiros trabalhos da banda que foram gravados no estúdio do produtor. Na época Bonadio estava começando sua prodigiosa carreira e o Resgate dava seus primeiros passos dentro do cenário do Rock Cristão. Apesar das dificuldades o resultado agradou a ambos e mesmo tomando caminhos diferentes, o Resgate reconhece o talento desse mestre dos estúdios.

Confira abaixo o texto postado pelo profissional em seu blog:

O COMEÇO

Muita gente me pergunta como eu comecei, ou mesmo, como se faz para se tornar um produtor musical/empresário da música. É uma ótima pergunta mas eu mesmo me faço essa pergunta muitas vezes: Como é que eu fui chegar até aqui?

Desde sempre fui um garoto apaixonado por música, ouvia de tudo, comecei com o rock clássico por influência de um tio que tinha uma banda e me deixava tocar bateria de vez em quando mas depois passei a ouvir de tudo. Muito cedo aprendi a tocar piano e depois bateria, logo vei a guitarra o violão o baixo... Coisa de garoto que quer aprender tudo.

O fato importante para vocês é que para se tornar um produtor é preciso ler muito sobre música além de ouvir é claro. Ler manuais de equipamentos é fundamental, dominar programas de computador não é sair fuçando e descobrindo. É ler e aprender a fundo. Vale também ouvir muito rádio e saber o que está acontecendo no mundo da música não só no Brasil.

Hoje eu diria que um curso pode ser um bom começo mas não é essencial pois infelizmente não existe nenhum bom realmente. O produtor tem instinto de descobridor, é o cara que não se contenta em ouvir mas quer fazer.

A foto que coloquei acima é do meu primeiro estúdio comercial, quando , depois de trabalhar nos estúdios dos outros, resolvi montar o meu próprio estúdio. Da pra ver que era muito simples, 8 canais em fita de 1/4 de polegada. Meu reverb era um pedal da Boss e mesmo assim fiz muitas coisas boas, entre ela o jingle tão famoso da Mack Color etiquetas adesivas. Gravei discos de bandas como Resgate, Katsbarnea, Carreiro e Carreirinho e muitos independentes que hoje são grandes.

Espero que sirva de incentivo a você que está no começo, afinal quem começa de baixo aprende mais e tem mais base para ser forte no futuro. Boa sorte a todos e se precisarem de ajuda contem comigo!

Imagem: Arquivo R7

veja também