Quero é ser um referencial pelo meu testemunho - Soraya Moraes

Quero é ser um referencial pelo meu testemunho - Soraya Moraes

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 2:28

Em entrevista, Soraya Moraes fala sobre sua carreira, ministério e ainda expressa a alegria de ser indicada ao Troféu Promessas 2011 como “Melhor Cantora”

  Ao todo, Soraya Moraes tem 15 anos de carreira e 12 CDS gravados, sendo um deles em espanhol. Também já produziu três DVDS e o último trabalho em CD e DVD “Quão grande é o meu Deus”  (2009) foi indicado ao Grammy Latino 2010. Agora, ela acaba de lançar pela Graça Music o CD “Minha Esperança”. Além disso, relançou pela Graça Editorial o livro “Não Chores Mais”, que leva uma palavra para as mulheres de cura da tristeza e depressão. Fora a indicação ao Grammy em 2010, ela já foi vencedora quatro vezes nesta premiação. Em entrevista, Soraya Moraes, indicada como “Melhor Cantora” no Troféu Promessas, atesta e revela que a motivação correta e a convicção de fazer a vontade de Deus é um dom e um chamado. Confira!

Como foi que a música surgiu na sua história?

Soraya Moraes: Comecei a cantar desde pequena na igreja. Meus pais sempre me incentivaram as artes. Fiz aulas de teatro, piano, flauta e aplicava tudo na igreja. Dirigia o louvor, tocava teclado e sempre tínhamos peça de teatro também nas datas comemorativas. Nunca estudei canto, isso era muito natural para mim. Aos 18 anos, já achava que o sonho de gravar um disco estava muito longe e impossível. Entrei na faculdade para cursar Psicologia e estava fazendo os últimos exames para trabalhar em uma companhia aérea, foi quando conheci o meu marido Marco Moraes. Ele era o juiz de um concurso de música que a minha igreja estava promovendo e eu estava concorrendo com uma composição minha. Ganhei em primeiro lugar e mais tarde nos conhecemos melhor e começamos a namorar. Ele tinha uma banda de rock gospel. Participei da banda e concorremos a um festival em que ficamos conhecidos. Gravei profissionalmente pela primeira vez com a banda Metanoya, em 1993. Depois participei do grupo Renascer Praise até o volume 6. Em 1998, gravei meu primeiro CD solo “Pensando em Deus” e aí não paramos mais. Hoje, vivo para pregar o evangelho por meio da música. Em 2000, no segundo disco, “Milagre”, recebemos nosso primeiro Disco de Ouro. E assim, Deus nos abençoa até hoje.

E como foi a parceria com a Graça Music?

Soraya Moraes: Surgiu depois de muita oração. Durante a negociação do meu contrato, sentimos muita confiança e que a gravadora realmente tinha muito carinho pelo nosso trabalho. Em 2010, assinamos o contrato e sei que essa parceria será de muito sucesso.

O que significa para você participar do Troféu Promessas?

Soraya Moraes: É uma grande honra e acho a iniciativa muito louvável porque a música gospel é uma realidade. Não apenas nas igrejas, mas sua qualidade já é reconhecida pelo público em geral. É uma grande conquista para a música gospel, sobretudo, o fato de ter a maior rede de TV (Globo) do país apoiando o projeto! Sei que será uma revolução ver o nome do Senhor Jesus ser glorificado e exaltado nessa premiação. Será também uma grande bênção para a televisão brasileira.

Foram indicados ao Troféu Promessas nomes que são referenciais para as gerações. Como é ser um referencial na música cristã?               

Soraya Moraes: É uma grande responsabilidade. O que mais quero é ser um referencial pelo meu testemunho de vida e não pelo meu talento.

E os benefícios para a música cristã do Brasil?

Soraya Moraes: A música gospel brasileira ganha uma notoriedade sem tamanho. Sei que muitos vão começar a respeitá-la como parte da nossa cultura porque quando pensamos em milhares de pessoas cantando as mesmas músicas em diferentes lugares do país e até do mundo isso realmente é um comportamento cultural.

E como é a vida do ministro de louvor?

Soraya Moraes: Realmente o cantor ou músico cristão, além de estudar o instrumento que toca, aquecer a voz e treinar, tem o compromisso de cuidar da sua vida espiritual buscando sempre a Deus, estudando a Palavra para poder compor canções inspiradas e refletir no seu comportamento diariamente o evangelho de Jesus. A nossa vida espiritual deve ser sempre cuidada com a mesma seriedade que a técnica. O lado técnico é importante porque o nosso Deus é excelente e devemos fazer o melhor para Ele. Quando Deus criou o homem e o mundo Ele mesmo disse que tudo era bom, então temos que ser excelentes, mas a unção de Deus faz toda a diferença! A vida espiritual vem sempre em primeiro lugar.

E os desafios do ministério?

Soraya Moraes: Meu objetivo sempre foi servir a Deus com o meu talento e não ser servida. Minha motivação principal é divulgar o evangelho de Jesus por meio do meu talento. Quando passei a viver exclusivamente da música foi devido a um chamado específico do Senhor. É importante ter bem definido seus objetivos porque dificuldades virão, mas se estamos fazendo a vontade de Deus tudo será superado. Além disso, naturalmente falando, preciso ter cuidados especiais com a voz, inclusive, amo sorvete, mas só tomo nas férias. Gritar ou falar alto é proibido. A agenda pessoal também é reduzida e aniversários ou outros eventos de família são raros. Tento preservar um tempo de qualidade com minha filha (Raissa) e esposo que, por sinal, tenho o privilégio de tê-los comigo no ministério.

Como você vê mais esse espaço que Deus tem proporcionado para a difusão de Sua Palavra?       

Soraya Moraes: Acredito que isso faz parte do propósito de Deus porque a música é uma linguagem universal. Quando ela é de qualidade e tem acesso a muitas pessoas por meio da mídia, ao ouvirem a Palavra cantada, elas abrem o coração para Deus. Ressaltando mais uma vez, a qualidade da música gospel faz com que ela possa ser inserida facilmente em qualquer programação.

Qual a maior alegria do chamado?

Soraya Moraes: Ver as pessoas curadas na alma e no corpo, que voltam a sorrir por causa de uma música sua que tocou no coração delas. Mesmo as renúncias são feitas com alegria porque tudo é para a glória de Deus. Tenho muitas alegrias no meu ministério, mesmo nos momentos difíceis vemos o cuidado de Deus e tudo acaba virando uma festa.

Palavra final.                                                                                       

Soraya Moraes: Gostaria de agradecer a você que está votando. Que Deus possa lhe abençoar e que você possa viver cada promessa de Deus para sua vida. Ore por esse projeto do Troféu Promessas e divulgue porque o Reino de Deus está sendo divulgado para a glória Dele. Amo Vocês!

Quartel Design – Assessoria Por Thalita Daher | Capitã de Comunicação

veja também