Se você é artista, leia antes de casar! Quem avisa amigo é!

Se você é artista, leia antes de casar! Quem avisa amigo é!

Atualizado: Sexta-feira, 1 Abril de 2011 as 10:58

Se você é solteiro (a), pretende seguir uma carreira artística e já pensou em ser um artista reconhecido nacionalmente, vivendo em filas nos aeroportos, dormindo dias e dias fora de sua casa, tendo que aturar todo tipo de intempéries e furadas, muita atenção a este texto!

Não! Não! Não irei falar das adversidades, de que o potencial artista deve se esforçar ao máximo, deve ter talento, deve ser perseverante, não pode ser ansioso e tudo mais! Vou voltar ao início deste post e falar especificamente do fato do artista ser solteiro (a) e de como ele (a) deve encontrar um parceiro ideal. Então vamos às dicas do “MARIDO ou ESPOSA perfeito para um artista”:

Para não ficar sempre escrevendo a opção feminina, o chato recurso (a), você adapta o gênero ao que melhor lhe aprouver, lembrando que só reconhecemos dois únicos gêneros!

1)     O potencial MARIDO deve trabalhar – isso pode parecer óbvio, mas o que tem de marido que vive às custas de sua esposa/artista não está no gibi, nem nos mangás ou mesmo nas tiras de jornais! São tantos e tantos que daria para montar um sindicato com filiais em muitos lugares no Brasil! Não confie se seu noivo ou namorado se interessar por ajudar em sua agenda abandonando os estudos ou mesmo a profissão dele! Isso é um indício claríssimo de que você irá sustentá-lo pelo resto da vida ou de sua carreira! Incentive seu namorado ou noivo a trabalhar numa área totalmente diferente de seu dia a dia. Que tal engenharia, medicina, direito? Tenha medo se ele disser que vai trabalhar com música, marketing ou relações públicas. Esse é mais um indício que você pode se tornar uma família-empresa!

2)     O potencial MARIDO não pode ser um “sabe-tudo” – desconfie se seu digníssimo tiver opinião formada sobre todos os assuntos! Se ele quiser numa roda de amigos dissertar sobre física quântica, o reator de Fukushima, a seleção do Mano Menezes, a inspiração de Beethoven ao compor a 5ª Sinfonia e a vitória da Maria no BBB11, comece a pensar seriamente em mandá-lo para a Universidade da Sibéria a fim de aprimorar seus estudos. Geralmente um “sabe-tudo” irá se intrometer em sua carreira dando dicas de canto, marketing, arranjos musicais, negociação de agenda, figurinos e tudo mais!

3)     O potencial MARIDO deve respeitar a sua individualidade – sabe qual é o sintoma mais característico de quando um ‘marido de artista’ assume a dupla identidade? Quando ele diz para as pessoas com o peito cheio de orgulho: “Foi uma bênção! Cantamos para 10 mil pessoas!”, assim mesmo, na primeira pessoa do plural, ou seja, fundindo-se integralmente ao corpo e principalmente à imagem da artista. Isso é super comum! Tem artista (ops!) marido de cantora que até entrevista pela esposa o dito cujo costuma dar! “Ah! É tudo a mesma coisa, afinal somos casados né? Uma bênção!”

4)     O potencial MARIDO não pode ser fã! – afinal todo mundo sabe que para ele você é a melhor cantora, a mais bonita e tudo mais que possa existir, mas para uma pessoa crescer, seja profissionalmente como psicologicamente, precisa conviver com opiniões contrárias. E como você, artista, vai se desenvolver e ter senso crítico se tudo que você faz o seu “tchub tchub” acha lindinho, perfeito, maravilhoso? Não dá! Para você não se tornar uma pessoa frustrada, incentive seu parceiro a ouvir as opiniões de terceiros sem que ele ache que é a Terceira Guerra Mundial!

Acho que poderia ainda listar mais alguns itens para que você, artista AINDA solteiro (a) pudesse analisar caso queira ter um (a) companheiro (a) de qualidade para o desenvolvimento de sua carreira artística, mas creio que estes sejam os principais fatores a se analisar. E falando de uma forma super séria, posso atestar com bastante conhecimento de causa que ao longo de tantos anos pude constatar carreiras esplendorosas e potencialmente fortes, ser destruídas porque o marido da starlet simplesmente fechou todas as portas das gravadoras, grandes lideranças e mídias!

Não há nada tão ou mais importante do que um casamento perfeito e ajustável! Infelizmente conheço muitas cantoras casadas com pessoas que somente atrapalham suas carreiras, assim bem como também conheço outras artistas que têm em seus esposos verdadeiros alicerces para uma carreira sólida e profícua! Tão importante como definir os passos de uma carreira musical é também decidir que tipo de parceiro você na carreira artística deverá ter! Vale lembrar que a carreira artística tem demandas totalmente diferenciadas do senso comum como fins de semana fora de casa, viagens, relacionamento com muitas pessoas, exposição demasiada e muitas outras questões.

Então só para frisar e você entender qual é o príncipe ideal para uma cantora: o perfil ideal é formado por um homem que tenha renda própria, que trabalhe, que tenha sua profissão definida. É importante que ele saiba respeitar sua opção profissional e te dê suporte para as demandas normais como viagens, entrevistas, shows. Ele não pode ter ciúme de sua exposição! Lembre-se de que a artista é você e não ele! E ele precisa compreender isso perfeita e serenamente! O seu companheiro precisa incentivá-la a buscar a melhoria sempre! Ele deve usar de palavras de incentivo e estar atento aos verdadeiros profissionais que a cercam. Ele pode ser mais uma opinião, mas nunca “A OPINIÃO”. Basicamente esse é o “marido de artista” ideal… talvez ele possa existir, não custa procurar né?

Por Mauricio Soares - publicitário, jornalista, consultor de marketing e diretor executivo da Sony Music Gospel no Brasil

veja também