Segundo Ana Paula Valadão, o grupo já tem diversas ideias para comemorar essa data.

Diante do Trono comemora 15 anos de ministério

Atualizado: Sexta-feira, 3 Fevereiro de 2012 as 1:26

Em 1995, o Pastor Márcio Valadão, pai de Ana Paula, e Sérgio Gomes, maestro da Igreja, resolveram fazer um CD, cujo lucro serviria para combater a prostituição infantil que eles viram em uma viagem à Índia. O material para o álbum foi gravado em 31 de janeiro de 1998, num culto da Igreja Batista da Lagoinha. Junto à Ana Paula, os vocais eram composto por cantores como André Valadão, seu irmão, e Nívea Soares. Alguns meses depois da gravação o álbum foi lançado, com destaque para a canção "Diante do Trono". Com o sucesso dessa canção, o grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Ministério de louvor e adoração Diante do trono. Além dessa canção, outras do grupo também foram muito tocadas nas rádios, especialmente "Aclame ao Senhor", "Deus de Amor" e "Manancial". Com o sucesso do trabalho realizado, o grupo decidiu continuar. Assim, em fevereiro de 1999, foi realizada a gravação do segundo álbum, intituladoExaltado, após adotarem o nome Diante do Trono. O álbum foi produzido por Ana Paula, Sérgio Gomes e André Espíndola, e teve participação de vocalistas do primeiro trabalho, como Nívea Soares, e também de novos integrantes como Helena Tannure e João Lúcio Tannure. Os dois primeiros álbuns da banda tiveram grande vendagem.

# O crescimento 

A partir do álbum Exaltado, o Diante do Trono começou a fazer apresentações por todo o Brasil e a popularidade do grupo começou a crescer entre os evangélicos, foi se consolidando com suas viagens a estados brasileiros e com sua expressiva venda de CDs. Em 2000, foi lançado o terceiro álbum, intituladoÁguas Purificadoras, gravado no Parque da Gameleira em Belo Horizonte e produzido por Sérgio Gomes. Também em 2000, foi realizado o 1º Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono, que passaria a acontecer anualmente, trazendo personagens conhecidas na música cristã de todas as partes do Brasil e do mundo. Nesse mesmo ano, o Diante do Trono, em parceria com a gravadora americana Hosanna! Music, gravou dois álbuns: Aclame ao Senhor, versão em português do álbum Shout to The Lord, gravado na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, no ano de 2000, e Shalom Jerusalém, constituído de músicas com ritmo judaico com participação do cantor e líder de adoração americano Paul Wilbur.
Em 2001 o grupo lançou o álbum Preciso de Ti, gravado em 14 de julho de 2001 no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, reunindo cerca de 210.000 pessoas - ocupando o Estádio no gramado e arquibancada. O álbum vendeu 400 mil cópias na semana, e atualmente alcançou a marca de dois milhões de cópias, se tornando junto com o álbum Com Muito Louvor, de Cassiane como os álbuns gospel mais vendidos da história. Além do sucesso com o público, o grupo ganhou o prêmio Troféu Talento em 2002 na categoria melhor música e de melhor grupo. Em 1 de dezembro de 2001 foi gravado o álbum duplo Brasil Diante do trono, no Maracanã, Rio de Janeiro, lotando o maior estádio do Brasil. Ainda no mesmo ano, fizeram um trabalho dirigido ao público infantil chamado Crianças Diante do trono, lançando o álbum de nome homônimo, que se tornaria o primeiro de uma série de CDs infantis. Em julho de 2002, em continuação ao projeto Brasil Diante do trono, foi gravado o quinto álbum do grupo, intitulado Nos Braços do Pai, gravado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal, com mais de 1.200.000 de pessoas, somadas caravanas de todo o Brasil.
A partir daquele ano, o Diante do trono mostrou o seu trabalho em outros países, fazendo shows na Guatemala e no Japão, e lançando as versões em inglês e espanhol do álbum Nos Braços do Pai. Em 2003, a cantora do grupo Nívea Soares decidiu iniciar carreira solo e gravou o seu primeiro álbum, Reina Sobre Mim, sem, contudo, deixar de fazer parte do grupo. Em 12 de julho de 2003 o grupo gravou seu sexto álbum e o terceiro do projeto Brasil Diante do trono: Quero me Apaixonar. A gravação ocorreu no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, que contou com um público de dois milhões de pessoas numa noite fria de inverno, e nela houve 35 toneladas de alimentos arrecadados, que foram distribuídos no Norte de Minas Gerais. No Troféu Talento daquele ano, o DT levou duas das três indicações que teve.

# Consolidação 

Logo após a gravação do CD Quero me Apaixonar em São Paulo, o Diante do Trono passou por um período de mudanças abrangendo toda a estrutura interna do grupo. Após esse período, o sétimo álbum do Diante do trono, Esperança foi gravado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, no dia 10 de Julho de 2004, reunindo cerca de 1.200.000 pessoas, segundo dados da Polícia Civil da Bahia. No Troféu Talento, o grupo foi o grande destaque, vencendo sete das oito indicações que teve. Ainda em 2004, André Valadão seguiu os passos de Nívea Soares e iniciou sua carreira solo com o álbum Mais Que Abundante. Em 2005, o gravaram o álbum Ainda Existe Uma Cruz, em Porto Alegre, às margens do Lago Guaíba, com 300.000 pessoas. Este foi o primeiro álbum do grupo que não contou com a participação de Nívea Soares, uma vez que essa deixara de ser integrante efetiva no ano anterior. No mesmo ano também ocorreu a saída definitiva de Maximiliano Moraes.
Durante o Troféu Talento, o grupo ganhou em três categorias. No ano seguinte, 2006, foram gravados os álbuns Alegria, de André Valadão, durante o mesmo Congresso realizado anualmente pelo grupo, e Por Amor de Ti, Oh Brasil, o nono da série Diante do Trono, gravado ao vivo na Arena Yamada, em Belém[36]. O álbum contou com a volta de Nívea Soares. Também foi lançado o álbum Sem Palavras, o primeiro instrumental do grupo. No Troféu Talento, o venceram em sua maioria nos álbuns infantis, e perdendo nos álbuns da série em maioria para o Toque no Altar.


# Comemorações e ciclos

Em março de 2007, o gravaram Tempo de festa, um CD duplo e DVD especial em comemoração aos 10 anos de carreira na Via Funchal, que apresenta as canções-tema de cada um dos 9 CDs do grupo e ainda sucessos como "Manancial", "Tempo de Festa" e ainda a música inédita "Amado Salvador", composta pela líder do grupo especialmente para este CD. Segundo a crítica, o ponto fraco do evento foi a falta de inovação. No Congresso Internacional desse ano, o grupo gravou o segundo CD e DVD em comemoração aos 10 anos:Com Intensidade, que traz somente as músicas animadas do grupo.


Em Julho, pouco antes do lançamento de Tempo de Festa, o grupo gravou seu décimo álbum da série Diante do Trono: Príncipe da paz, gravado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, com público de mais de 100 mil pessoas A data da gravação, o dia 7 de julho de 2007, foi considerada por Ana Paula Valadão como um dia profético, devido ao significado no número 7 no meio cristão. Nívea Soares participou da gravação como convidada. O álbum foi considerado como o encerramento de um ciclo, ao se encerrar o projeto "Brasil Diante do Trono", com gravações em todas as regiões do Brasil. No Troféu Talento aconteceu o mesmo que no ano anterior, o grupo venceu em sua maioria nas categorias infantis e as outras perderam para o Toque no Altar. Em janeiro de 2008 o Diante do Trono firma uma parceria de distribuição com o Trazendo a Arca, em que a gravadora do DT distribuiria os álbuns do outro grupo. O objetivo da parceria era de fortalecer os grupos gospel contra a pirataria. Em maio, o grupo foi homenageado no Raul Gil. E em Recife, nas noites dos dias 4 e 5 de julho no Chevrolet Hall gravaram o álbum A canção do amor. O álbum ficou marcado como o início de um novo ciclo para o grupo. No Troféu Talento, ocorreu o mesmo que nos anos anteriores, mas perdendo para o Trazendo a Arca.


 Em 2009, o Congresso de louvor a adoração Diante do trono, que anualmente reunia pessoas de todos os estados do Brasil e pessoas de outras partes do mundo, retornou às origens e foi realizado na Igreja Batista da Lagoinha, com o tema Igreja não é ponte de chegada, é ponto de partida. Também no mesmo ano foi anunciada uma parceira entre o grupo e a gravadora secular Som Livre. Uma coleção do grupo foi vendida nas bancas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte em fevereiro de 2009, e em uma apresentação em Manaus, Ana Paula Valadão chegou a anunciar que a cidade sediaria a gravação do décimo segundo álbum do grupo. Porém, como não houve liberação do local em prazo hábil, a banda conseguiu em tempo recorde a liberação da Praça da Estação, na cidade de Belo Horizonte, para a gravação do CD e DVD Tua Visão. O álbum gravado no dia 1º de Agosto contou com as participações especiais de Fernanda Brum, Nívea Soares, Mariana Valadão e Felippe Valadão. Segundo a crítica, o álbum foi mais um que confirmou a necessidade de uma renovação musical no DT.


A Marcha para Jesus daquele ano foi realizada em Belo Horizonte no dia 14 de novembro, e nela o DT fez uma importante apresentação ao lado de outro grande grupo da música gospel: o Renascer Praise. Durante o décimo segundo Congresso de louvor e adoração do Diante do trono, com um público de seis mil pessoas foi realizada a gravação do álbum Glória a Deus, uma versão em português de um dos álbuns do grupo americano Gateway Worship. Ainda durante o congresso foram anunciadas diversas mudanças. Os instrumentistas e vocais mais antigos anunciaram oficialmente suas saídas do grupo. Além disso, a "orquestra" também deixaria de fazer parte da banda. Antes da gravação do décimo terceiro álbum, o Diante do Trono criou um site somente para a gravação do álbum na cidade de Barretos, intitulado Aleluia. No dia da gravação, a banda fez um trabalho social em uma parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, em uma campanha de doações de medula óssea. O álbum foi, na época o mais pop-rock da banda. Foi o álbum de música gospel mais vendido do ano.


 Em dezembro, o grupo esteve em um cruzeiro durante quatro dias, que saiu da cidade de Santos, passou pelas praias de Ilha Bela e Búzios, e retornou para Santos. Em 2011, gravaram o álbum Sol da Justiça na Praia do Meio, na cidade de Natal. Contudo, as más condições climáticas do local atrapalharam as gravações, fazendo assim que as músicas fossem regravadas num teatro, na mesma cidade. E em apenas um dia de lançamento o DT recebeu o disco de ouro do álbum. Logo após o lançamento do álbum, o grupo lançou um aplicativo exlusivo do álbum. Também houve investigações do Ministério Público sobre a gravação do álbum. A denúncia era que cerca de R$ 290 mil reais dos cofres públicos foram usados para a realização do evento. Em setembro, junto com Ludmila Ferber o DT fez uma caravana para Israel com passagem pelo Egito, e em outubro o grupo foi condenado a pagar indenização por veicular um DVD da série Crianças Diante do Trono sem mencionar o nome do diretor nos créditos. Durante a Cerimônia do Troféu Promessas em 2011, o grupo foi o grande destaque, vencendo nas categorias Melhor Ministério de Louvor e Melhor DVD.


No dia 10 de dezembro, o grupo esteve no Rio de Janeiro para participar do Festival Promessas, evento que reuniu além do grupo mais oito cantores: Davi Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Damares, Pregador Luo, Ludmila Ferber, Regis Danese e Eyshila. O evento reuniu entre 20 a 100 mil pessoas, foi realizado pela Rede Globo e foi transmitido na televisão uma semana depois. A transmissão rendeu liderança isolada de audiência para a emissora. Em dezembro foi realizado o 2º cruzeiro do grupo, e nesse ano planejam um evento especial, já que nesse ano o completarão quinze anos de existência. Segundo Ana Paula Valadão, o grupo já tem diversas ideias para comemorar essa data.

veja também