Usina 21 Une Espiritualidade a Engajamento Social

Usina 21 Une Espiritualidade a Engajamento Social

Atualizado: Terça-feira, 20 Setembro de 2011 as 3:51

O evento Usina 21 terá este ano entre seus palestrantes o ativista cristão Shane Claiborne, que fundou o The Simple Way (O Caminho Simples), uma comunidade cristã na cidade de Filadélfia, Pensilvânia.

O evento, que acontecerá no dia 24 de setembro, das 9h00 às 18h00 no Mackenzie, em São Paulo, trará muitas oficinas sobre política, sustentabilidade, espiritualidade e engajamento social sob um enfoque cristão. Estarão por lá as bandas cristãs Oficina G3, Palavrantiga, e o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto.

O encontro foi criado pelo vereador Carlos Bezerra Jr., que quis diminuir o distanciamento dos jovens evangélicos de temas importantes para a sociedade atual.

Segundo Bezerra, em entrevista ao site Guia-me, "o diferencial do Usina é que se discute temas que normalmente não são discutidos na igreja, mas ainda sim sobre um ponto de vista cristão, pela ótica da Missão Integral e engajamento social".

Questionado sobre o que esperar da participação de Shane Claiborne no evento, Carlos Bezerra comenta: "Ele é uma voz ativa nos movimentos sociais, na luta pelos direitos humanos , pela dignidade e pelo valor da vida, e na luta também pelos orçamentos governamentais em favor das causas sociais, um líder ativista cristão que tem chamado atenção da mídia e de governos". E complementa, "mas claro, como uma voz eloquente e radical, lógico que gera muito controvérsia, mas a idéia é dar o microfone a esse que entendemos ser uma voz bastante relevante hoje". E finaliza: "eu diria que é uma voz relevante e profética".

Claiborne

Shane Claiborne graduou-se em Sociologia e Ministério de Juventude  pela Eastern University, filiada às igrejas batistas dos EUA e tornou-se um grande cristão ativista político na luta por justiça social e, consequentemente, uma voz em favor dos pobres.

Trabalhou com Madre Teresa de Calcutá por dez semanas, e hoje seu ministério é comparado ao da religiosa nos EUA. Viajou também com o Time da Paz  no Iraque, onde visitou zonas de bombardeio, além de hospitais e famílias, participando de cultos durante o conflito.

Claiborne estagiou ainda na conhecida igreja norte-americana Willow Creek Community Church. Hoje, ele viaja por todo o mundo falando de paz, justiça social e Jesus.

Autor de vários livros, que incluem "The Irresistible Revolution" (A Revolução Irresistível),"Jesus for President" (Jesus Para Presidente), e "Becoming the Answer to Our Prayers" (Tornando-se A Resposta às Nossas Orações), ele também foi destaque na série e DVD “Another World Is Possible” (Um Outro Mundo é Possível.

O polêmico líder, cujas idéias são consideradas radicais, está pela primeira vez no Brasil para participar o Usina 21.

veja também