Versatilidade musical das gaitas se encaixa bem à música Gospel

Versatilidade musical das gaitas se encaixa bem à música Gospel

Atualizado: Sexta-feira, 5 Junho de 2009 as 12

Desde sua criação, a Bends Harmônicas procurou expandir as fronteiras da gaita, não vinculando unicamente ao blues. Como faz questão de enfatizar, as harmônicas são instrumentos versáteis e que se encaixam bem em qualquer estilo musical. Porém, as gaitas ganharam mais notoriedade ao blues devido à história do ritmo criado pelos negros nos Estados Unidos.

O blues nasceu do louvor e da lamentação de comunidade de escravos que trabalhavam por horas e horas nas plantações de algodão nos EUA. Cantos de fé religiosa, os spirituals, cânticos e canções de trabalho foram as primeiras manifestações do ritmo, que passou a ser a maneira pelo qual os trabalhadores esqueciam as pressões e as humilhações que sofriam nessas lavouras.

A simplicidade das poesias e das músicas, com canções que tratavam de assuntos do cotidiano, dá ao blues a exata noção dos responsáveis pela sua criação. E quando a gaita chegou às mãos dessas pessoas, o louvor e a devoção foram embalados pelo som inconfundível das harmônicas. Diz a história que, em pouco tempo, o pequeno grande instrumento se adaptou ao estilo musical, se encaixando como uma luva à louvação dos escravos.

Assim como o blues, a música Gospel tem características idênticas que se cruzam ao ritmo oriundo da chamada região do Delta. Também com forte cunho de louvação, a música Gospel hoje é bastante ampla, com grupos e bandas de variados ritmos. Rock, pop rock, samba têm grandes ícones no Brasil. Pensando nessa amplitude, a Bends Harmônicas apresenta a diatônica Bends Adágio, instrumento ideal para os que já dominam os principais preceitos musicais.

Perfeito para executar exercícios e canções com precisão, a harmônica tem design diferenciado, sendo totalmente ergonômica. O kit acompanha case em EVA para proteção contra quedas acidentais e deslocamento das palhetas durante o transporte, tecido especial para higienização após o uso e adesivos fosforescentes para melhor identificação em ambientes escuros.

Por apresentar timbre suave e aveludado, a diatônica Bends Adágio é precisa também para a execução de gravações em estúdio.

Bends Harmônicas

Ao se falar atualmente de gaita no Brasil, não podemos deixar de mencionar a Bends Harmônicas. Mais nova fábrica de harmônicas do mundo, a empresa conta hoje com uma linha de produtos para as mais variadas necessidades e desejos. Do estudante que se inicia nas aulas até os músicos profissionais, cada um tem um instrumento que se ajusta ao seu perfil.

Empenhada em resgatar a cultura da gaita no Brasil, a Bends Harmônicas não mede esforços em busca de alcançar o seu objetivo. Hoje a empresa organiza, patrocina e/ou apoia eventos de gaita em grande parte das cidades brasileiras, sempre contando com a dedicação e o profissionalismo dos 21 endorsees que abraçaram o ideal de popularizar as harmônicas dentro do País.

Especificações técnicas da diatônica Bends Adágio:

·    Placa de vozes 0,90mm com palhetas em liga especial de bronze fixada com rebites de Aço Inox.

·    Fechamento da placa de vozes com sete parafusos.

·    Corpo em ABS Bordeaux e tampa de Aço Inox com gravação a laser.

·    Fechamento com dois parafusos especiais.

·    Disponível nos tons: C, Db, D, Eb, E, F, F#, G, Ab, A, Bb, B

·    Peso: 64g

veja também