1º semestre tem maior percentual de cheques devolvidos em 2 anos

1º semestre tem maior percentual de cheques devolvidos em 2 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

No primeiro semestre deste ano, 1,93% dos cheques em todo o país foram devolvidos por estarem sem fundos, o maior percentual registrado no acumulado dos seis primeiros desde 2009, quando houve 2,30% de devoluções, aponta nesta quarta-feira (20) a Serasa Experian. Em igual período de 2010, o índice foi de 1,87%.

De janeiro a junho deste ano, foram 9,8 milhões de cheques devolvidos e 508,8 milhões de cheques compensados.

Considerado somente o mês de junho, contudo, o percentual de cheques devolvidos foi de 1,93%, menor que os 2% de devoluções de maio, mas maior do que o índice de 1,75% de junho do ano anterior.

Para os economistas da Serasa, o aumento na devolução de cheques sem fundos no primeiro semestre segue os mesmos problemas encontrados em outras formas de pagamento e financiamento, que são a expansão do endividamento do consumidor, a inflação (que reduz os rendimentos familiares), as altas taxas de juros, a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as restrições ao crédito.

Estados e regiões

De janeiro a junho, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,87%). São Paulo foi o estado com menor percentual (1,46%).

Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques nos seis primeiros meses de 2011, com 4,07%. Na outra ponta do ranking está a região Sudeste, com 1,58%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições