6 dicas para revolucionar o dia a dia da sua empresa

6 dicas para revolucionar o dia a dia da sua empresa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Funcionários desestimulados e falhas em tarefas simples do dia a dia podem ser sintomas de que o seu negócio precisa de correções de rumo. Nesta hora, é papel do líder identificar as ações que devem ser tomadas e interferir na rotina da operação o mais rápido possível, para que a empresa reencontre o seu caminho “A principal dificuldade, na grande maioria das empresas, é definir e entender corretamente os problemas a serem atacados”, diz o consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Fernando Luz Lara.

Confira a seguir algumas dicas do especialista para identificar os gargalos do seu negócio e implantar as mudanças necessárias para remediá-los com sucesso:

1. Olhe para os indicadores

Para entender quais são os problemas que precisam ser atacados, explore os indicadores de desempenho da empresa. Verifique o grau de satisfação do mercado em relação ao seu produto ou serviço através dos clientes, acionistas e funcionários. Índices de devolução de produtos ou percentual de refugo, por exemplo, podem apontar para falhas na operação que, se detectadas tardiamente, vão impactar na receita da empresa. 

2.  Fique atento aos processos

“Os gestores precisam entender que os resultados saem da operação e esse dia a dia operacional ou administrativo é a base para a melhoria contínua”, explica o consultor. Dedique-se a observar como são conduzidas as atividades diárias e trabalhe para aprimorar os processos. Em um hotel, por exemplo, o gestor deve acompanhar de perto quanto tempo uma camareira leva para arrumar um quarto e observar a qualidade do serviço. Assim, ele poderá avaliar como esta rotina pode ser melhorada, evitando acúmulo de serviço, atrasos na liberação de quartos e, no fim, a insatisfação do cliente.

3. Inspire a mudança

Segundo Lara, o processo de mudança deve começar pela alta direção, com um esforço do gestor para aprimor suas habilidades. O consultor destaca a importância de que a direção participe e acredite no processo de mudança. Conte, então, com a cooperação de funcionários chave para iniciar processos de melhorias em áreas pilotos e, posteriormente, repassar o conteúdo aos demais colaboradores, concluindo a implantação. 4. Ouça os funcionários

  De acordo com Lara, muitas das melhores soluções adotadas pelas empresas para resolver problemas na operação vêm dos próprios funcionários. “São melhorias simples, baratas, criativas e, às vezes, surpreendem pelo grau de inovação envolvido.” Depois de ouvir seus funcionários, elabore um plano de ações, tanto para a gerência como para a operação. Qualquer que seja a sua escolha para inserir no sistema de gestão, o acompanhamento é indispensável para não perder credibilidade. “É por isso que a liderança é tão fundamental.”

5. Desperte o interesse contínuo

A garantia de resultados positivos para a empresa também vem do estímulo dos funcionários. “O principal valor é o do constante aprendizado e participação”, diz o consultor. Segundo o especialista, as pessoas gostam ser ouvidas e envolvidas no processo de mudança. Elas devem ser desafiadas com metas de melhoria, desde que tenham recursos para alcançar tais resultados. 

6. Mantenha os resultados

Manter o novo patamar de resultados alcançados é o maior desafio, segundo Lara. É como alguém que faz uma dieta radical e depois precisa se esforçar para manter-se magro. Em geral, as empresas elaboram o plano plurianual, mas dão pouca atenção aos resultados a cada ano, quando poderiam realmente verificar se as mudanças de fato fizeram efeito ou se ainda são necessários ajustes. Para não deixar que os esforços de transformação se percam na rotina, deve haver um alinhamento entre a visão de curto, médio e longo prazo. “Não adianta só melhorar, é preciso manter”, recomenda o especialista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições